FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

"Se toque" - Combate ao Câncer de Mama

Outubro é o mês mundial de conscientização sobre câncer de mama. Em todo o mundo ocorrem ações informativas e preventivas sobre o tipo de câncer que mais acomete as mulheres.
A partir deste sábado, 11, a Secretaria de Estado da Educação lança um programa de ações educativas exatamente contra a doença, para professoras da rede e alunas de Ensino Médio (15 a 17 anos, geralmente).
O Projeto Se Toque intensificará as ações educativas voltadas à prevenção de câncer de mama, levando às escolas orientações sobre prevenção e tratamento de tumores. Todas as regiões da capital serão beneficiadas neste ano. A expectativa é atingir cerca de 4.000 pessoas.
Via projeto Escola da Família, que abre as escolas estaduais à comunidade no fim de semana, o projeto, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social, levará palestras para professores, alunos e para a comunidade. Não há restrição de participantes.
As palestras serão com médicos ginecologistas e mastologistas. Após o treinamento, as Diretorias de Ensino definem calendários de eventos e estratégias pedagógicas de divulgação para o Se Toque nas escolas correspondentes a sua região. As escolas de cada região divulgarão à comunidade seus calendários.
Além das palestras, os médicos responderão perguntas e indicarão os serviços de saúde que realizam exames como mamografia, ultra-sonografia e papa-nicolau. Ainda estão programadas peças teatrais sobre auto-exame.
Os participantes ganharão, ao final das palestras, o Colar da Vida feito de contas brancas que simbolizam os diferentes tamanhos que os nódulos de câncer podem ter. Quanto mais cedo o tumor for diagnosticado, maiores são as chances de cura da doença. O colar tem como objetivo incentivar mulheres e homens a realizarem o auto-exame.
"O câncer de mama é o que mais atinge mulheres em todo o mundo. Porém, quanto mais cedo for diagnosticado e tratado, maiores são as chances de cura. Por isso, é fundamental que a Educação divulgue informações e orientações sobre a doença às suas alunas e professoras", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Fique por dentro:
Chamado de "Carcinoma Ductal" e "Carcinoma Lobular", o câncer de mama, se desenvolve de maneiras diferentes em cada indivíduo. Ele pode se apresentar nos tecidos em volta da mama ou no lóbulo.
Existe também o Carcinoma inflamatório (foto), é um tipo mais raro de câncer, que acomete toda a mama, deixando-a inchada, vermelha e febril.
A melhor maneira de diagnosticar o câncer de mama, é fazendo o auto-exame.


Grupo de risco:
  • Mulheres acima de 50 anos;
  • Usuárias de reposição hormonal (tratamento para combater os sintomas da menopausa); Usuárias de pílulas anteconcepcionais durante muitos anos; estão sujeitas ao Câncer de Mama;
  • Bebida alcóolica em excesso;
  • Mulheres obesas;
  • Consumidoras de açúcares e gorduras em excesso;
  • Não ter filhos ou engravidar pela primeira vez tarde (após os 35 anos);
  • Menstruar muito cedo (com 11 anos, ou antes) ou parar de menstruar muito tarde expõe a mulher mais tempo aos hormônios femininos causadores de risco;
  • Pessoas com parentesco em primeiro grau (mães, irmãs ou filhas) que já tiveram a doença;
  • Homens também estão sujeitos ao câncer de mama, embora esteja ainda em estudo as predisposições;
Sintomas:
Normalmente o câncer de mama no início, não dói, mas pode ser sentido através do auto exame, através de um nódulo ou caroço que pode surgir na região da mama, axilas, pescoço e clavículas; também pode ser notado através da diferença do tamanho ou formato das mamas. Em casos extremos, pode surgir uma ferida parecida com uma úlcera ou inchaço febril como na foto acima.
Qualquer alteração dessas, deverão ser levadas ao conhecimento médico com urgência, para que seja combatida a tempo.
Métodos preventivos:
  • Auto-Exame (vídeo abaixo). Através do toque com as pontas dos dedos nos seios, a mulher conseguirá detectar a presença de algum carocinho, que diagnosticado à tempo, poderá prevenir o avanço da doença;
  • Praticar exercícios regularmente, auxilia na perda de peso que é um dos fatores que favorecem o aparecimento da doença;
  • Ingerir em maior quantidade, frutas, verduras e fibras (veja a tabela da dieta do mediterrâneo)As mamães que amamentam por um longo período, estarão menos sujeitas à adquirir a doença;
Tratamentos:
Os tratamentos variam de acordo com cada caso. Ao detectar um caroço, o médico irá solicitar um exame de mamografia. Após detectado um tumor, normalmente uma biópsia é indicada para que faça o tratamento necessário. Entre os tratamentos estão extração do caroço, através de cirurgia, quimioterapia, radioterapia e em último caso, a retirada da mama.
Por isso, quanto mais mulheres e homens se prevenirem com o auto-exame e visitas regulares ao médico, menor chance terão de desenvolverem a doença. Mulheres com mais de 40 anos, devem realizar exames periódicamente, para prevenirem o aparecimento do câncer de mama, após os 50 anos.
CÃNCER DE MAMA EM HOMENS


O câncer de mama nos homens aparece na proporção de 1 homem à cada 100 mulheres. Os médicos ainda estão estudando a sua origem, mas os tratamentos são parecidos com os realizados nas mulheres. Em maioria, é diagnosticado tardiamente, porque os homens não possuem informação e ainda têm preconceito com relação à doença, por ser de um "aspecto feminino". Pode ser diagnosticado também através de auto-exame e o médico deve ser procurado com urgência, assim que for detectado qualquer caroço.


Aprenda a fazer o auto-exame de toque no vídeo abaixo:

**
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.