Nossos Vídeos

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Seminário discute a atual situação do negro no Brasil

Como parte das comemorações do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o Memorial da América Latina sedia o seminário "Dos 120 anos da Abolição aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos - Um retrato das políticas afirmativas no Estado de São Paulo", no dia 18, das 9h às 13h, no Auditório Simón Bolívar.
Autoridades, gestores públicos e palestrantes realizam esse encontro que integra o calendário oficial das comemorações do mês da Consciência Negra. O Seminário foi desenvolvido pelo Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e pela Secretaria de Relações Institucionais.
Na ocasião, serão apresentadas as iniciativas desenvolvidas por órgãos e secretarias estaduais voltadas às necessidades da população negra. O evento conta ainda com a participação do ex-Secretário da Justiça do Estado de São Paulo, Dr Hélio da Silva Junior, que irá ministrar palestra sobre políticas afirmativas e direitos humanos.
O dia 20 de novembro é reconhecido com o dia mais importante do calendário afro-brasileiro. Está inserido no calendário oficial nacional, e é considerado feriado em algumas cidades. A data simboliza a inclusão do líder quilombola, Zumbi dos Palmares, no rol dos heróis brasileiros, ao lado de personalidades como Tiradentes. A histórica data da morte do Zumbi dos Palmares foi eleita pela militância negra pelo significativo exemplo da luta contra a exploração escravagista e em contraposição ao superado 13 de maio.
Em São Paulo, a data é oficialmente reconhecida pelo Governo do Estado e recebe atenção especial do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, vindo a somar-se a muitas ações desenvolvidas pelo Conselho ao longo do ano.
O Conselho, como um órgão articulador, propositor e executor de políticas para a população afrodescendente promove, individualmente e em parcerias com as secretarias estaduais, municípios, sociedade civil e outras organizações, ações em todo o estado para lembrar a data, além de ações permanentes em combate ao racismo.
Programação:
9h às 9h20 - Credenciamento e recepção de autoridades e convidados9h20 - Hino à Negritude9h20 às 9h30 - Abertura/Boas vindas - Profa. Elisa Lucas9h30 às 10h20 - Mesa Solene - Apresentação das Secretarias/Órgãos Estaduais10h20 às 11h40 - Palestra - "Direitos Humanos e Igualdade Racial" - Dr. Hédio da Silva Jr.11h40 - Assinatura do Protocolo de Trabalho "Programa Microbacias para Comunidades Quilombolas"12h00 - Lançamento do "Fórum Estadual de Educação e Diversidade Étnico-Racial"12h20 - Encerramento e coquetel
Serviço
Seminário ‘Dos 120 anos da Abolição aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos - Um retrato das políticas afirmativas no Estado de São Paulo'Dia 18, terça-feira, das 9h às 13hMemorial da América Latina - Auditório Simón Bolívar

Da Secretaria de Relações Institucionais
*
*
*
*@* Publicidade: