FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Poupatempo ensina a população a cuidar do RG

O Programa Poupatempo promove campanha para despertar os cidadãos sobre a importância da carteira de identidade. Para a iniciativa, foram criados os slogans “Cuidar bem do RG é só alegria pra você” e “Não cuidar do RG é levar problema com você”, com objetivo de conscientizar a população para a necessidade de se conservar o documento.

A perda e o mau estado de conservação do RG – que é o documento fundamental de identificação do cidadão brasileiro – impedem, por exemplo, a abertura de uma conta bancária, de viajar e até mesmo a solicitação de outros documentos, como a carteira de trabalho e de habilitação (veja quadro abaixo).

Em 2008, os Postos Poupatempo Fixos e Móveis emitiram 2,3 milhões de RGs, dos quais 1,7 milhão são de 2ª vias. Mais de 50% dos documentos - o equivalente a 850 mil – foram tirados novamente por má conservação e perda. Em onze anos de operação, o Programa Poupatempo já emitiu 11 milhões de 2ª vias da carteira de identidade – número que equivale a toda população da cidade de São Paulo, a maior metrópole da América do Sul.

Achados e perdidos

Somente dentro dos Postos Poupatempo, entre os meses de setembro e dezembro de 2008, foram perdidos pelos cidadãos 1026 documentos pessoais, dos quais 38% (389) são carteiras de identidade. Os dados são do novo sistema informatizado “Achados e Perdidos”. Implantado no ano passado em todos os postos Poupatempo do Estado, o sistema já registrou a perda de 2.325 objetos.

Para reverter esse cenário de poucos cuidados com o documento de identidade, todas as unidades fixas e móveis do Poupatempo, no Estado, participam de ações que vão desde a orientação no ato da entrega do RG, até divulgação através de cartazes espalhados em locais de grande circulação, como terminais urbanos e cartórios. Estão sendo realizadas ainda palestras em escolas, universidades e entidades assistenciais. Em 2008, foram realizadas 83 ações em todo o Estado.

“O objetivo é que a campanha tenha resultados concretos e crescentes, diminuindo no futuro a demanda pela 2ª via do RG por falta de cuidado com o documento, e principalmente evitando transtornos no dia-a-dia dos cidadãos, já que a carteira de identidade é o documento fundamental para todos os atos da vida civil. Vamos intensificar este trabalho de gestão pública desenvolvido dentro e fora dos Postos Poupatempo, inclusive estendendo-o a outros documentos”, diz Sidney Beraldo, secretário de Estado de Gestão Pública.

Dor de cabeça

O funcionário de láva-rápido Sidnaldo Gonçalves Herrera foi impedido de abrir conta no banco por causa das más condições de sua carteira de identidade. Herrera fazia a lavagem de um veículo, quando o RG caiu no chão. O documento molhou e ficou danificado. O rapaz ainda chegou a pensar que poderia utilizá-lo. Mas, ao tentar abrir a conta bancária, foi informado de que teria de tirar uma 2ª via. Ele admite ter perdido o RG por falta de cuidados. “Eu fui trabalhar com o documento solto dentro da minha carteira, sem nenhum plástico protegendo”, afirma.

Com um salário de R$ 425,00 por mês, Herrera teve de gastar R$ 23,78 para retirar a 2ª via do documento estragado. O rapaz conta que a perda da carteira de identidade serviu de lição. “Agora, não trabalho mais com o RG no bolso. Ele fica na minha mochila.” Herrera considera importante a campanha com objetivo de alertar as pessoas sobre a necessidade de conservação do documento. “Isso vai conscientizar as pessoas,” diz.

Documentos mal cuidados podem perder validade e deixar de ser aceitos em várias situações:

Em viagens nacionais e internacionais
Abertura de conta e outros serviços bancários
Solicitação de documentos como a carteira de habilitação e de trabalho
Em procurações e reconhecimentos de firma em cartório
Pagamentos com cheque e cartão de crédito
Acesso a hospitais e outros órgãos públicos e privados
Requisição de benefícios sociais, como o INSS
Utilização dos serviços da rede pública de saúde
Inscrições em provas de vestibulares e de concursos públicos
Cuidar bem do seu RG é simples

Leve seu RG sempre numa carteira protetora
Não leve documentos soltos nos bolsos de calças e camisas
Em caso de perda do RG, faça uma declaração de extravio
Se for roubado, faça um boletim de ocorrência
Do Poupatempo

*
*
*
Publicidade:
WWW.KIDBRINDE.WEBNODE.COM.PT
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.