FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

São Paulo registrou o menor índice de abandono escolar!

São Paulo chegou em 2008 ao menor índice de abandono escolar já registrado. De acordo com levantamento da Secretaria de Estado da Educação, 1,4% dos estudantes do Ensino Fundamental deixou os estudos. É o menor já registrado desde que estes números são levantados. Ano a ano o abandono vêm caindo (veja tabela abaixo). Há 10 anos, em 1998, por exemplo, o abandono foi de 4,6%.
A queda ano a ano acontece também no Ensino Médio. Nas 1º, 2º e 3º séries a taxa caiu pela metade, de 10,8% para 5,4%, entre 1998 e 2008. O levantamento da Secretaria aponta para outro dado importante: no Ensino Médio, fase que tem cerca de 1,4 milhão de estudantes, o Estado conseguiu inverter o horário de estudos dos alunos.
Em 1998 São Paulo tinha praticamente duas vezes mais alunos de Ensino Médio à noite, em comparação aos que estudavam de manhã: 1 milhão estudavam à noite e 500 mil de manhã. Já em 2008 este resultado foi invertido: 660 mil estudaram à noite e 790 mil estudaram pela manhã.
“Os dados mostram que a rede está no caminho certo. São Paulo chegou a uma taxa de abandono extremamente baixa. E a inversão do turno de estudos é essencial, já que pela manhã os estudantes têm maior carga horária de aulas e chegam à escola com mais disposição, menos cansados”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
A alteração no turno no Ensino Médio foi possível devido a reestruturação da rede. Com ampliação de salas e escolas e mais oferta para Educação de Jovens e Adultos, São Paulo reduziu consideravelmente o número de alunos à noite.
“A defasagem idade-série também é a menor já obtida no Estado. No Ensino fundamental ficou em 10,7 em 2008. Há 10 anos era de 30,9%. No Ensino Médio passamos de 48,5% para 23,8%. Esta taxa ainda precisar cair mais, mas já mostra uma redução importante”, diz a secretária Maria Helena.

*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.