FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Metrô, CPTM e EMTU têm operação especial para o Carnaval

As empresas do sistema de transporte metropolitano de São Paulo (Metrô - Companhia do Metropolitano de São Paulo, CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) iniciam, na próxima sexta-feira, dia 20, a operação especial para o Carnaval. A oferta de trens, tanto no Metrô como na CPTM, será reforçada durante os horários de maior movimento. A EMTU terá um esquema diferenciado de transporte, por meio da Ponte Orca, nas estações Tietê e Palmeiras-Barra Funda, para o Anhembi e vice-versa.
Esquema especial de Micro-ônibus Metrô-Sambódromo
Para facilitar os deslocamentos dos foliões até Sambódromo neste Carnaval, a EMTU criou duas linhas gratuitas de micro-ônibus que ligarão as estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda, do Metrô, ao local do evento. Serão 20 veículos da Reserva Técnica Operacional que sairão da estação Palmeiras-Barra Funda e outros 20 da estação Portuguesa-Tietê.
Para utilizarem o serviço, os usuários devem retirar as senhas distribuídas por agentes da CPTM e do Metrô que estarão nas linhas de bloqueio (catracas) antes da saída das estações. O passe dará direito ao embarque no micro-ônibus, na ida e na volta. Assim, é imprescindível guardá-lo para apresentá-lo ao funcionário na volta para casa.

Nos dias 20, 21, 22, 23 e 27 de fevereiro, das 17h até a 1h, haverá micro-ônibus da Ponte Orca, gerenciada pela EMTU, das estações Portuguesa-Tietê (Linha 1-Azul) e Palmeiras-Barra Funda (Linha 3-Vermelha) para facilitar o acesso até o Sambódromo. O desembarque dos passageiros no Anhembi será no Portão 1 (entrada do Pavilhão de Exposição).
Nos dias, 21, 22, 23, 24 e 28/2, das 5h às 9h, a operação acontece no sentido inverso. Os veículos sairão do Sambódromo para as estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda.
Nos Trilhos
No Metrô, na sexta-feira (dia 20), o reforço será nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda), que atendem os terminais rodoviários do Jabaquara, Tietê e Barra Funda. A Linha 1-Azul terá 41 trens em circulação no período da manhã e 42 no período da tarde, proporcionando um acréscimo de 28 viagens em relação a uma sexta-feira normal. Na Linha 3-Vermelha, circularão 42 trens, nos picos da manhã e da tarde, e 34 no período da noite, com 26 viagens a mais em relação a uma sexta-feira normal.
Já as linhas 2-Verde (Alto Ipiranga-Vila Madalena) e 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) vão operar com ofertas de trem de um dia útil normal. A Linha 2-Verde terá 15 trens nos picos da manhã e da tarde, realizando 728 viagens programadas. A Linha 5-Lilás oferecerá cinco trens nos horário de rush da manhã e da tarde, promovendo um total de 380 viagens.
No sábado (21) e domingo (22), a programação de trens será igual a de um final de semana normal; ou seja, 60% e 40% da frota de um dia útil, respectivamente.
A segunda-feira de Carnaval, dia 23, contará com uma oferta especial de trens. Haverá aumento no número de viagens: serão 698, na Linha 1-Azul; 455, na Linha 2-Verde; 845 na Linha 3-Vermelha e 322 na Linha 5-Lilás.
Na terça-feira, dia 24, o número de trens em circulação será igual à oferta de um domingo normal; ou seja, 40% da frota de um dia útil.
Horário antecipado na Quarta-feira de Cinzas
Na quarta-feira de Cinzas, 25/2, o início da operação comercial nas linhas 1 e 3 será antecipado para as 4 horas e, na Linha 2, para as 4h30. A Linha 1 terá 34 trens circulando no pico da manhã e 42 no pico da tarde. A Linha 2 terá 12 composições no período da manhã e 15 no período da tarde. Na Linha 3, circularão 37 composições pela manhã e 42 à tarde. A Linha 5 terá oferta de um dia útil normal, com cinco trens em circulação.
Na CPTM, entre sábado e quarta-feira, haverá um esquema especial para a circulação de trens nas Linhas 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), 8-Diamante (Julio Prestes-Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz-Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana).

No sábado (21/2) e domingo (22/2), os intervalos não terão alterações, sendo os mesmos praticados normalmente nesses dias. A operação, na segunda-feira (23/2), será igual a de um sábado, com intervalos entre 12 minutos (linhas 7,8, 10, 11e 12) e 10 minutos (linhas 9 e Expresso Leste). Já na terça (24/2), a circulação será idêntica a dos domingos: os horários de partidas dos trens serão de 15 minutos (linhas 7,8, 10, 11e 12) e 12 (linhas 9 e Expresso Leste).
Já na quarta-feira (25/2), dia atípico, em que a maioria das pessoas começa a trabalhar após o meio-dia, os trens circularão com intervalos entre 12 e 10 minutos pela manhã. No horário de pico da tarde, a CPTM retoma a programação normal dos dias úteis, com os menores intervalos, entre 6 (linhas 9 e Expresso Leste) e 8 minutos (linhas 7,8, 10, 11e 12).
Ônibus metropolitanos e Pontes ORCA no Carnaval

A frota de quatro mil ônibus metropolitanos da Grande São Paulo será reduzida durante o Carnaval. No sábado (21/02) e domingo (22/02), a operação será normal; ou seja, 70% e 50%, respectivamente, do total que circula nos dias úteis. Na segunda-feira (23/02), a quantidade de ônibus será a mesma dos dias úteis e, na terça-feira (24/02), a mesma dos sábados.
No Corredor Metropolitano ABD, a frota de sábado (21) e domingo (22) seguirá a programação normal dos outros fins de semana. Na segunda-feira, as linhas 284, 285, 286, 287, 288, 289, 290 e 376 circularão com programação de dia útil. Na terça-feira (24), todas as linhas que circulam no corredor ABD seguem a programação de sábado.
Os serviços de Ponte ORCA que ligam a Estação Vila Madalena do Metrô às estações Palmeiras-Barra Funda e Cidade Universitária (CPTM) funcionarão com frota reduzida na segunda-feira, 23/02.
No caso dos veículos que atendem a Estação Cidade Universitária, a frota será reduzida de 21 para 15 veículos. A que atende a estação Palmeiras-Barra Funda será reduzida de sete para cinco micro-ônibus. Na terça-feira (24) de Carnaval, esse serviço, gerenciado pela EMTU, não funcionará.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Um comentário:

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.