FIQUE POR DENTRO

sábado, 21 de março de 2009

ABLV condena uso de narguilés em Campanha da Voz

O cachimbo d’água equivale a 100 cigarros por sessão

Partindo da cultura da região do Médio Oriente, surge uma nova moda perigosa entre os jovens brasileiros. Conhecido popularmente como narguilé e presente em quase todos os barzinhos e baladas, parece inofensivo quando na maioria das vezes é consumido com alguma essência.
O aparato, em sua origem, é composto por água, fumo e carvão. Porém, tão logo chegou ao Brasil, já readaptaram seu uso. Nas rodinhas dos novos consumidores há quem use o narguilé para consumir outras drogas, como a popular maconha. Outros, em vez de colocar água no recipiente, a substituem por bebidas alcoólicas, e ficam bêbados enquanto fumam.
A verdade é que com água ou com outra substância, usando essências ou não, o uso do narguilé faz tão mal quanto qualquer outra droga. Um estudo realizado pela Universidade de Brasília (UnB) indica que uma sessão de narguilé equivale a nada menos do que fumar 100 cigarros. A quantidade de fumaça e substâncias tóxicas inaladas nos dois casos é a mesma. Segundo levantamento dos cientistas brasilienses, o cachimbo d’água tem concentrações de nicotina equivalentes ao dobro das do cigarro. Sessões de narguilé, de até 80 minutos, expõem o fumante por mais tempo aos malefícios do tabaco. Um cigarro comum costuma ser consumido em oito minutos. São 12 tragadas c ontra 200.
De acordo com a Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), que neste ano realiza a 10ª Campanha Nacional da Voz, o ideal seria vetar o uso do objeto. “Não há níveis seguros para o consumo de tais substâncias, uma vez que envolve-se fumo, álcool e outras drogas mais potentes. O que agora é difundido como moda mais tarde pode causar doenças típicas do consumo excessivo e/ou contínuo de tais agentes. Problemas nas cordas vocais, como a rouquidão, tumores, e até mesmo o câncer de laringe, podem futuramente acometer os usuários”, explica o Dr. Jeferson Sampaio D’Ávila, presidente da instituição.
Sobre a Campanha da Voz
A Campanha Nacional da Voz, um programa de orientação e informação para os cuidados com a voz, completa este ano seu 10º aniversário. Até o ano de lançamento do programa, o câncer de laringe vitimava diversos brasileiros e os alertas do nosso corpo para o agravamento de doenças vocais eram ignorados pela grande maioria das pessoas. Em cada edição da Campanha, são atendidas e orientadas cerca de 40 mil pessoas, número que se repete anualmente desde então. Em 2003, por meio de diversas parcerias com entidades internacionais, e atualmente com países como Portugal, Espanha, Bélgica, Suíça, Itália, Argentina, Chile, Venezuela, Panamá e Estados Unidos, a ABLV conseguiu a promulga ção do “Dia Mundial da Voz” comemorado oficialmente em todo o mundo no dia 16 de abril, passo que fez do Brasil o pioneiro na iniciativa.
*
*
*
Assista uma reportagem da Globo sobre o Narguilé:




*
*
*
Mural:

Adicionar imagem





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.