FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 16 de março de 2009

FEBRACE COMEÇA 17 DE MARÇO!

Parece uma exposição de inventos, mas é uma feira de ciências




USP abrigará a maior mostra de ciências do Brasil. Projetos, criados por alunos
do ensino fundamental, médio e técnico, se descatam pelo seu caráter inovador.

Começa na semana que vem (17/3), no campus da USP, em São Paulo, a 7ª edição da FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia que é promovida pela Escola Politécnica da USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI). Durante os três dias do evento serão apresentados 282 projetos finalistas selecionados dentre mais de 1 mil submetidos por alunos da 8.ª série do ensino fundamental, do ensino médio e técnico, de todo o Brasil. Os projetos, que se destacam por seu caráter inovador, são uma amostra do quanto esses adolescentes são capazes de criar soluções para resolver problemas concretos da sociedade.


Confira abaixo algumas das inovações que estarão na mostra:

Alarme antienchente: a notícia de uma menina que morreu afogada em casa, porque não teve tempo de escapar de uma enchente, marcou tanto o adolescente Lucas Rezende Caetano, da cidade de São Miguel do Iguaçu (PR), que ele resolveu achar uma solução para que tragédias como esta não se repetissem. Lucas desenvolveu um sistema de alarme que alerta a população sempre o nível d’ água de um rio sobe acima do normal. “A proposta deste invento é dar à população tempo de abandonar o local quando há risco iminente de inundação”, explica ele. O sistema, que já foi testado com êxito, é composto por um adaptador sensorial eletromecânico acionado por água. Possui ainda uma placa de conexão telefônica com discagem automática para a defesa civil. Na FEBRACE, Lucas, que tem 17 anos, vai simular uma mini enchente para mostrar como funciona o seu invento.

“Isopor” ecologicamente correto: Se a fibra de buriti funciona como um bom isolante térmico para conservar os peixes trazidos pelos pescadores do Maranhão, por que não usar essa matéria prima como alternativa ao isopor? Com essa idéia na cabeça, Thiago Rodrigues de Anchieta Silva, de 17 anos, estudante da cidade de Imperatriz, passou a pesquisar o assunto com afinco. Nas brechas de horário entre o trabalho na padaria e os estudos na escola, ele conseguiu determinar o coeficiente de condutividade térmica e o calor específico sensível da fibra, mais especificamente do pepiolo – parte interna da folha do buriti. Resultado: ele descobriu que o buriti tem propriedades térmicas muito próximas da do isopor, com a vantagem de ser biodegradável. Sua descoberta poderá também ajudar a preservar os buritizais na região, já que para fazer recipientes de buriti não é preciso cortar a palmeira. Basta retirar suas folhas. Na FEBRACE, Thiago apresentará uma caixa confeccionada da fibra.

Filtro solar de urucum: estudando a epidemiologia de casos de câncer no Brasil, o estudante Bruno Fernando de Oliveira Buzo, de 17 anos, da cidade de Rio Claro (SP), constatou que o número de casos da doença em algumas etnias de índios era baixo em relação ao restante da população. Mais à frente Bruno associou essa suposta proteção à tintura do urucum e passou a estudar o assunto. Com a orientação de pesquisadores, ele descobriu e isolou o princípio ativo do urucum que confere a fotoproteção, a bixina. O próximo passo foi criar um creme à base de urucum e óxido de zinco (protetor físico), e testá-lo em roedores. “O resultado deste teste mostrou que esse protetor solar é tão eficiente quanto os que são comercializados no mercado”, conta Bruno, que irá em breve iniciar os testes do produto em humanos “A análise de custo de produção mostrou que esse produto pode ser vendido por um preço 42% menor que os demais protetores”, ressalta ele. “Minha expectativa é que isso beneficie a população de baixa renda, que não tem condições de pagar por um filtro solar convencional.” Na FEBRACE, Bruno levará amostras do produto.

Sensor anti-incêndio: aparelhos eletroeletrônicos, que possuem sistema de aquecimento por chapa, como ferro de passar roupa e chapinha de cabelo, podem provocar incêndios caso sejam esquecidos ligados pelo usuário. Para conferir mais proteção ao consumidor, duas estudantes de uma escola técnica Novo Hamburgo (RS) desenvolveram um sensor de toque e proximidade que desliga o aparelho automaticamente quando este não está sendo utilizado pelo usuário. “Além da proteção, esse sistema também proporciona economia de energia”, lembra uma das autoras do projeto, Solange Vanessa Sauter.

Braço mecânico: um braço mecânico, feito de PVC e seringas, e movimentado pela pressão da água, será uma das atrações da FEBRACE. A engenhoca, desenvolvidas por três estudantes de Santa Rosa de Goiás (GO), é capaz de pegar pequenos objetos quando se movimenta as mangueiras que ficam conectadas ao braço. “O mecanismo foi concebido segundo o Princípio de Pascal”, diz a orientadora do projeto, a professora Kátia Faria Bessa. Segundo esta lei da Física, qualquer alteração de pressão produzida num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido e às paredes do recipiente. Cadeiras de dentista, elevadores de automóveis e freios hidráulicos são algunas exemplos de aplicação desta lei da Física “Neste caso, o braço mecânico será usado como uma ferramenta de ensino, ajudando alunos do ensino fundamental a compreender a Lei de Pascal.”

Software para deficientes visuais: dar condições para que deficientes visuais tenham autonomia na hora de fazer um prova na escola ou em um concurso público. Essa é a proposta do ÁudioTeste, um software criado por dois alunos de 17 anos da Fundação Nokia de Ensino, de Manaus (AM), que conta com recursos de áudio e teclas de atalho para orientar passo a passo a execução de um teste. “Com este software, o deficiente visual não precisa que outras pessoas ditem as questões para ele”, conta Marcelo Henrique Souza da Silva, um dos autores do projeto. Além disso, o programa possui ferramentas para o avaliador criar e alterar a prova; aplicá-la em rede e ainda enviar o resultado por e-mail. O software estará no evento para demonstração.

Descarga d’água econômica: enquanto engenheiros e designers quebram a cabeça para criar vasos sanitários que economizem mais água, dois estudantes do Pará desenvolveram um sistema de descarga com esta finalidade baseado em um conceito muito simples e de baixo custo. Batizado de Deas – Dispositivo de Economia do Aparelho Sanitário, esse sistema prevê que haja duas cordas para acionar a descarga em vez de apenas uma. “Uma corda, que solta menor vazão de água, é para o descarte da urina; a outra, com maior vazão, é para as fezes”, explica Rennan Leite, de 17 anos, um dos autores do projeto que estuda na Fundação Bradesco em Paragominas (PA). Ele conta que no Estado do Pará a descarga acionada por corda é a mais usada pela população de baixa renda. “Mas esse conceito também pode ser aplicado em descargas acionadas por botão; basta ter duas opções de vazão de descarga.” Um modelo da descarga será apresentado na FEBRACE.

E mais:

- Lixeira seletiva automatizada
- Desidratador solar para conservação de frutas e legumes
- Sistema inteligente de identificação de veículos
- Coleta de água pluvial
- Kit de leitura para evitar Lesão por Esforço Repetitivo .....


Sobre o evento: A 7ª edição da FEBRACE será realizada de 17 a 19 de março, das 14h00 às 19h00, no estacionamento da Escola Politécnica da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, n° 380, travessa 3, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é franca e são esperados mais de 12 mil visitantes. Mais informações no site da FEBRACE. Paralelamente, também ocorrerá a III Mostra MERCOSUL de Ciência e Tecnologia, com exposição de projetos científicos e tecnológicos de estudantes do ensino médio selecionados em feiras de ciências de quatro países membros e um país associado.

*Acadêmica Agência de Comunicação*
Érika Coradin / Angela Trabbold


Como chegar:


Exibir mapa ampliado

*
*
*
Mural:

Educação a Distância

Empregos Manager Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.