FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 16 de março de 2009

GUIRLANDAS PARA O ANO TODO


Para mostrar que guirlandas não servem para decorar a casa apenas no Natal, a artista Fátima Heitor criou uma linha que pode ser usada o ano todo, tanto em ambientes externos como dentro de casa.
Desde pequena, Fátima Heitor foi apaixonada por guirlandas. Em suas viagens com a família para outros países, ficava encantada com a diversidade de materiais e cores usadas para criar os enfeites, além da criatividade na hora de usá-los na decoração da casa. E foi inspirada na sua paixão de infância que hoje, designer de formação, Fátima lança uma linha de guirlandas para serem usadas como peças de decoração não só no período de Natal, mas o ano todo. “Eu me perguntava – por que não podemos também no Brasil aproveitar a beleza das guirlandas para enfeitar a casa permanentemente, assim como fazem os europeus e americanos?”, lembra.
Mas o objetivo de Fátima não era apenas “importar” o costume e o modo de fazer as guirlandas de outros países. Por isso, a artista fez uma releitura do símbolo milenar usando materiais genuinamente brasileiros – como sementes, flores e frutos do cerrado e da Amazônia. “Nós temos uma riqueza de sementes, flores e folhas inimagináveis, que são descartadas pela Natureza. Achei que era o momento de fazer deste desperdício uma obra de arte”, conta.
O resultado é um trabalho universal na forma, mas regional no seu conteúdo. São guirlandas que transitam entre o rústico e o sofisticado, e que podem ser uma peça de decoração para a casa de campo ou para o apartamento na cidade. São feitas não só para serem colocadas nas portas, mas também em outros ambientes, como próximas à lareira e em salas de estar. “Tenho uma gama de materiais que compõem a melhor guirlanda para cada situação. Se quero uma guirlanda mais primaveril, utilizo mais flores, como o bouganville e as sempre-vivas, sempre desidratadas. Se o objetivo é uma guirlanda mais rústica e encorpada, dou preferência às sementes, como as estrelinhas, as mini-pinhas, as sementes em forma de coração e as mamon inhas”, explica Fátima.

Praticidade

As guirlandas da artista são feitas para durar por muito tempo. Primeiro, porque todas as sementes, folhas e flores passam por um processo de desidratação que confere ao trabalho resistência. Além disso, caso os objetos acumulem poeira, podem ser lavados em água. “Depois de uma boa lavagem, eles recuperam toda a vivacidade dos primeiros dias”, diz Fátima.
O peso das guirlandas também varia de acordo com o material escolhido. Para guirlandas de portas, que precisam ser mais leves, Fátima utiliza mais flores e folhas. Já para as guirlandas de varandas, lareiras e paredes, ela abusa das sementes. “A natureza do Brasil é tão rica que aqui se pode encontrar sementes nas mais variadas formas, como as que imitam fielmente o formato de um coração. Nada mais perfeito para produzir guirlandas”, conta Fátima, que ainda finaliza suas peças com capim-cheiroso, uma forma de decorar e perfumar ao mesmo tempo.
As guirlandas também são únicas no processo de criação da artista. No mínimo, cada uma leva de dois a três dias para nascer – em um ritmo de trabalho de muita meticulosidade e paciência. Fátima une as sementes, folhas e flores, uma a uma. Seguindo a concepção de trabalho da artista, a estrutura da guirlanda também é montada a partir de material encontrado na natureza. Os arcos são feitos de palha e alguns são forrados com folhas de palmeira, para dar mais sustentação às delicadas peças.
Encomendas pelo e-mail mfatima.heitor@gmail.com ou pelo telefone (21) 2288-0704.

* Ana Domingues - Asses. de Comunicação*
*
*
*
Aprenda a fazer uma guirlanda de Natal:



http://www.youtube.com/watch?v=SWeUfeBE1Ew

*
*
*
Mural:



Empregos Manager Online

Miniatura Corda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.