FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 2 de março de 2009

Pessoas com deficiência terão vídeos de campanhas no Youtube



A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) decidiu inovar. É que, a partir de agora, todos os filmes desenvolvidos para as campanhas e ações da SEDH estarão disponíveis no maior site de compartilhamento de vídeos, o YouTube. A campanha “Iguais na Diferença – Campanha nacional pela inclusão da pessoa com deficiência”, que tem por objetivo promover os direitos das pessoas com deficiência, é a primeira “cair na rede”. Pessoas de todo mundo podem assistir ao filmete sem a necessidade de gravá-lo em seu computador.

“A Internet é uma ferramenta poderosa de divulgação. Colocamos o filme na rede para levar o conhecimento dos direitos humanos a mais pessoas, principalmente os jovens”, afirma Valeria Rabelo, responsável pela publicidade da SEDH.

A prática é pioneira dentro do governo brasileiro. No ano passado, o então candidato à presidência dos EUA, Barack Obama, criou uma conta no site onde divulgava seus discursos, debates e propagandas de TV. A iniciativa fez sucesso e a Casa Branca criou um perfil oficial do governo americano.

O YouTube é um site de compartilhamento de vídeos criado em 2005. Qualquer pessoa do mundo pode se cadastrar gratuitamente e hospedar arquivos audiovisuais. Não é necessário cadastro para assistir ou navegar. Ele é a terceira página mais visitada no mundo, com uma audiência de quase 200 milhões de usuários.

Os filmes da SEDH estarão disponíveis no endereço: http://www.youtube.com/user/SEDHPR

Iguais na Diferença - A SEDH lançou na última quinta-feira (12), o filme “Iguais na Diferença – Campanha nacional pela inclusão da pessoa com deficiência”, que pela primeira vez junta numa única peça três recursos de acessibilidade: audiodescrição, legenda e LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). O fio condutor da narrativa é o funk “Condição”, do cantor e compositor Lulu Santos, que dá o tom alegre à campanha. A inclusão das pessoas com deficiência é a mensagem do filme e também a realidade dos atores que participam dele. Todos trabalham ou estudam.“Toda a sociedade pode ver nesta campanha situações cotidianas em que pessoas com deficiência estão incluídas. É isso que buscamos”, afirma Izabel Maior, da Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde). “O clima alto astral da música do Lulu é o ritmo da inclusão”, completa a coordenadora. Cerca de 24,5 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, segundo o IBGE. Em 2008, o País aderiu à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, ratificando seus princípios de inclusão e não discriminação.

A peça é pioneira na propaganda brasileira por oferecer simultaneamente os três recursos de acessibilidade. A audiodescrição possibilita à pessoa com deficiência visual ouvir uma descrição das cenas exibidas acionando a tecla SAP. A narração em LIBRAS é feita pela tradicional “janelinha” com o intérprete da língua dos sinais. Já a legenda para pessoas com deficiência auditiva aparece de forma diferenciada, inserida nas situações ilustradas do filme: em uma camiseta, na capa de um caderno, no letreiro de um ônibus. O filme aproveita os versos de “Condição” em diversos planos, como num clipe que mostra cenas de convivência entre pessoas com e sem deficiência. O comercial possui uma sequência de pessoas cantarolando a canção em diversas situações: “Eu não sou diferente de ninguém / Quase todo mundo faz assim. / Eu me viro bem melhor / Quando tá mais pra bom que pra ruim. / Não quero causar impacto. / Nem tampouco sensação. / O que eu digo é muito exato / É o que cabe na canção. / Eu não sei viver triste, sozinho: É a minha condição”. A locução em off encerra com a afirmação: “Iguais na diferença. Campanha pela inclusão das pessoas com deficiência.” E traz a assinatura: Secretaria Especial dos Direitos Humanos - “Brasil. Um País de todos.” Além do filme, a campanha é composta de spot e anúncios, nos quais cadeirantes, pessoas com deficiências visual, auditiva, intelectual e os demais seguram cartazes com palavras dos versos da canção de Lulu Santos.

Em busca da mensagem real - Fazendo valer a mensagem da própria campanha, os “personagens” do filme e do anúncio são de fato pessoas com deficiências. Valdinei Nunes Machado, por exemplo, cadeirante há 11 anos, aparece descendo de um ônibus no filme: “Levo minha vida normalmente, trabalho, estudo. É importante mostrar esta realidade para as pessoas”, conta. Como ele, José Antônio Veras dos Santos, cadeirante há 19 anos, que participa do anúncio, também vê extrema importância campanha: “Obstáculos existem, mas a gente supera. Eu moro sozinho e faço tudo como qualquer outra pessoa. Lavo, passo, cozinho, limpo a casa. E ainda trabalho!”, comemora.

*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.