FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 25 de março de 2009

Secretário Lair Krähenbühl ministra palestra sobre sustentabilidade na FEICON - BATIMAT 2009


Em discurso na abertura da feira, Lair Krähenbühl disse ser otimista, mas vê dificuldades na meta de 1 milhão de casas do Governo Federal; à convite da missão francesa em São Paulo, secretário falou sobre sustentabilidade nas obras da CDHU; tônicas do discurso do secretário durante abertura da 17ª Feira Internacional da Industria da Construção, a FEICON-BATIMAT, no pavilhão das convenções do Anhembi, em São Paulo.

Representando, no evento, o governador, José Serra, o secretário apresentou exemplos concretos do engajamento do estado de São Paulo na luta contra as consequências da crise econômica. "Crise só se combate com o trabalho, gerando emprego, garantindo a produção. Na habitação de São Paulo estamos tentando fazer este papel. Estamos com 62 mil unidades em canteiro de obras e mais 42 mil programadas", disse Lair Krähenbühl. Ao todo serão mais de
100 mil unidades, gerando 52 mil empregos diretos e 28 mil indiretos.

O secretário lembrou as exigências do ciclo de produção necessário à construção das moradias. "Quero crer que seja possível construir 1 milhão de moradias, mas vejo algumas dificuldades pela frente, por mais boa vontade e otimistas que possamos ser. É importante deixar claro para a população que construir casa é um processo lento", disse. Segundo o secretário, entre a compra do terreno, aprovação de projeto, licitação e licenciamento, o processo não leva menos de 20 meses para começar a construir. "Seria mais simples o Governo Federal repassar esse dinheiro aos estados, que estão mais próximos da população", disse Lair Krähenbühl. Ele ressaltou a experiência do governo paulista em investir na habitação. "O estado coloca 1% de seu ICMS, cerca de R$ 800 milhões, anualmente na CDHU.
Nós somos o único governo que destina parte de seu ICMS para a habitação", disse.
Acompanhado do chefe da missão econômica francesa em São Paulo, Dominique Mauffin, o secretário caminhou pelos corredores da feira, conversou com expositores e visitou a Casa Aqua, um modelo de casa sustentável. Depois da visita, Lair Krähenbühl fez algumas observações que poderiam melhorar o projeto. "Acho que falta uma adaptação para um desenho universal e principalmente adequar aos custos brasileiros, isso é uma casa de primeiro mundo", disse.
Logo após a abertura da Feira, no hotel anexo ao Anhembi, Lair Krähenbühl ministrou uma palestra sobre a sustentabilidade nas obras da CDHU. À convite da missão econômica francesa em São Paulo, por ocasião das comemorações no ano da França no Brasil, o secretário apresentou à uma platéia de mais de 200 pessoas, entre arquitetos, engenheiros e pessoas
ligadas ao setor da construção civil, as iniciativas adotadas na Secretária de Habitação e CDHU para a promover uma política habitacional inclusiva e sustentável. Entre os programas, destacam-se a instalação de painéis solares para o aquecimento de água em todas as unidades da CDHU, barateando a conta de luz dos mutuários e economizando energia; a utilização de materiais de construção certificados; o uso de medidores individualizados de água; entre outras. Estiveram presentes ao evento o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o secretário municipal de infra-estrutura urbana e obras, Marcelo Cardinale Branco, o presidente da São Paulo Turismo, Caio Carvalho, o vice-presidente da FIESP, José Carlos de Oliveira Lima, e representantes de entidades ligadas a construção civil.


Foto: Secretário de Estado da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, durante a abertura da Feicon.

* Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano*

*
*
*
Mural:


REPELETRON
Este é o Repelente não tóxico, que afasta eletronicamente baratas, morcegos, pernilongos, ratos, carrapatos e muito mais!
Visite o site!
Compre e venda produtos novos e usados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.