FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 2 de março de 2009

TODO CUIDADO POSSÍVEL: PERTO DE CASA, ABRA O OLHO

- É um assalto! É um assalto!
Esse grito, muito frequente nas ruas da maior metrópole do País, há algum tempo tem sido um bordão em condomínios. Os moradores de edifícios residenciais se veem assaltados por quadrilhas fortemente armadas e treinadas na arte de surpreender os sistemas de vigilância, principalmente os mais improvisados ou desestruturados para administrar essa modalidade de crime.
Os bairros como Jardins, Perdizes, a Zona Norte da capital e até cidades do interior, como a populosa Jundiaí, nos últimos tempos foram vítimas de ações criminosas. São fatos que mostram a necessidade de maiores controles e aparatos profissionais especializados.

Outro problema são os assaltos e latrocínios (roubo seguido de morte) que tem ocorrido justamente na porta de casa, em bairros predominantemente residenciais. Por esta razão, são imprescindíveis as orientações de especialistas em segurança privada.

Veja, a seguir, o que eles recomendam:

“Ao chegar ou sair de casa, redobre a atenção, pois são ocasiões propícias a assaltos e sequestros”, alerta o presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada (SESVESP), José Adir Loiola.

Loiola também aconselha que, ao perceber algo estranho – principalmente pessoas em atitudes suspeitas próximas ao portão –, o morador adote uma postura mais desconfiada. “Aproximando-se de sua residência e se defrontando com esse tipo de situação, cuidado: não entre. Dê mais uma volta no quarteirão e, se for o caso, chame a polícia”, adverte.

ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO

Abaixo, o Sindicato das Empresas de Segurança Privada apresenta um roteiro sintético de recomendações para que os cidadãos possam se proteger e proteger o seu patrimônio:

- Jamais posicione o veículo diretamente para entrar na sua garagem. Antes de fazê-lo, examine bem as imediações, se necessário passe em frente ao seu portão e constate que não haja pessoas ou veículos suspeitos. Se houver, pare à distância segura e observe o comportamento dos suspeitos. Caso persista dúvida, telefone também para a residência e cheque se está tudo bem com seus familiares, alertando-os sobre a situação.

- Dê preferência para portões de garagem automáticos, com controle remoto, que evitam ter de descer do veículo na chegada ou saída da residência.

- Nunca deixe seu veículo ligado ou com as chaves no contato se precisar descer para abrir o portão da residência. Esse é um momento propício para um marginal assaltá-lo e apoderar-se do seu veículo.

- Se, no trânsito, perceber que está sendo seguido por outro veículo, não vá para sua casa. Procure agir com naturalidade e dirija-se para vias de grande movimento, onde será muito mais difícil a perseguição e bem mais fácil localizar uma viatura da polícia.

- Habitue-se a telefonar para sua casa sempre que estiver chegando e combine com seus familiares palavras-código que possam identificar qualquer problema que esteja ocorrendo.

- Se possuir cão de guarda, na abertura do portão para a entrada ou saída do veículo, peça para que uma pessoa da família o acompanhe, junto com o cão. Cães, mesmo os não ferozes, sempre intimidam um possível agressor.

- Se estiver chegando em casa de carro e a rua for deserta, especialmente à noite, e perceber alguém pedindo auxilio à frente ou sentir que seu pneu furou, não pare! Buzine, acelere o carro, tente se livrar dos obstáculos e procure fugir, mesmo com o risco de danificar o veículo.

- Depois disso, e quando sentir-se em segurança, avise a policia. Se perceber que está sendo seguido por outro veículo, procure agir com naturalidade, tente uma ação evasiva, busque um posto policial e peça ajuda.

- Se estiver a pé, não facilite o acesso de estranhos, mesmo que não esteja carregando dinheiro ou valores. Procure variar sempre o caminho para chegar em casa.

- Quem utiliza transporte coletivo deve procurar os pontos com maior movimento, de preferência aqueles localizados à porta de estabelecimentos comerciais, tanto para embarcar como para desembarcar.
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.