FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Colaboração via internet

Saiba por que o total é sempre maior que a soma das partes
A colaboração é o assunto da moda em tecnologia. As redes sociais baseadas na web e, portanto, com acesso via browser, já não são novidade há tempos. Porém, novas formas de colaboração abrem cada vez mais espaço para que as pessoas possam ser produtivas em qualquer forma de trabalho, seja ele profissional, educacional ou pessoal.
A IBM tem um projeto intitulado “Blue Spruce”, que pode ser entendido como um esquema de organização do espaço na internet. Este programa procura fazer com que diversas pessoas compartilhem serviços como se estivessem utilizando um mesmo browser. Não será, certamente, um novo produto, mas sim uma maneira inteligente de vincular as coisas em diferentes browsers de pessoas diferentes.
Na realidade, a solução, apesar de complexa na estrutura, é simples de se entender: baseado na tecnologia de mashups - aplicações construídas a partir de pequenos pedaços de software locais ou remotos -, um servidor captura páginas e aplicações de cada usuário e trata toda informação recebida como se estivesse trabalhando em um único browser. O que cada participante faz é enviado ao servidor e este se responsabiliza por atualizar a informação para os outros participantes. Desta forma, ao invés de enviar um link de internet para outra pessoa, você poderá compartilhar o que faz com ela, como se vocês estivessem trabalhando lado a lado.
Aplicações não faltam para a nova solução: imagine-se comprando um imóvel. Você poderia ver a localização em um Google Maps, por exemplo, ver o preço médio do imóvel na região, ver fotos das regiões próximas. E poderia compartilhar estas informações em tempo real com seu corretor de imóveis que, por sua vez, poderia lhe indicar outros imóveis na mesma região ou dentro do preço que você pretende pagar. Outra situação possível seria em um ambiente educacional: você compartilharia as informações de uma pesquisa com seu grupo, utilizando diferentes páginas e fontes de informação. Seu professor poderia guiá-lo no processo e apresentar material complementar utilizando todos os recursos da internet como vídeos, fotos, etc.
Por outro lado, processadores de texto na internet ganham cada vez mais possibilidades para fazer com que as pessoas possam obter um documento mais rico e completo. Diferentemente daqueles baseados no desktop, estes processadores são capazes de controlar as alterações realizadas por diversas pessoas em um mesmo documento. Quando se utiliza um processador de texto tradicional, é possível controlar as alterações, mas sempre é necessário enviar (normalmente por e-mail) o documento alterado para o grupo de pessoas envolvidas. Como, no caso dos processadores baseados na web, o texto está disponível sempre, pode-se controlar quando e quem fez as alterações no documento. Técnicas de inteligência artificial são utilizadas para fazer com que nenhuma alteração seja perdida, mesmo que duas pessoas trabalhem no documento ao mesmo tempo.
Estes recursos têm tudo a ver com a realidade de colaboração entre as pessoas e podem incrementar o resultado final de nossas ações. E é exatamente este o objetivo da colaboração: fazer com que o total seja maior que a soma das partes.
*Celso Poderoso é mestre em Tecnologia, especialista em Sistemas de Informação e economista. É diretor de relações internacionais e coordenador dos cursos de graduação tecnológica da FIAP. Atua desde 1984 na área de TI, especialmente em desenvolvimento de sistemas e banco de dados Oracle. Possui cinco livros publicados na área de banco de dados, como SQL Curso Prático e Oracle PL/SQL 10g. Todos editados pela Novatec Editora.
*Cia de Informação*
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.