FIQUE POR DENTRO

domingo, 26 de abril de 2009

Famílias recebem sistema de aquecimento solar em Guarulhos

A Prefeitura de Guarulhos (Grande São Paulo), em parceria com a Bandeirante Energia S.A. e a Caixa Econômica Federal, dará início à instalação de aquecedores solares em cinco conjuntos habitacionais do Programa de Arrendamento Residencial (PAR). O sistema beneficiará 878 famílias (cerca de três mil pessoas), com renda abaixo de seis salários mínimos, dos condomínios Cidade Brasília (Cumbica), Araucárias (Bonsucesso), Topázio, Jurema I e Jurema 2 (Pimentas).
A previsão é de que as instalações sejam concluídas em seis meses. Além do sistema solar para aquecimento dos chuveiros, os cinco conjuntos também receberão 5.800 lâmpadas mais econômicas para serem usadas nas residências e nas áreas de uso comum, e contarão com iluminação pública fornecida pela Prefeitura.
Com a utilização da energia solar para banho e de lâmpadas fluorescentes, a economia nas contas de energia desses moradores deve chegar a 40%, o que já ocorre nos conjuntos habitacionais Vila Flórida e Santa Cecília, onde 272 famílias são beneficiadas pelo sistema.
Segundo o diretor do Departamento de Iluminação Pública de Guarulhos, Paulo de Tarso Carvalhaes, o chuveiro é responsável por entre 30% e 35% do consumo de energia de uma residência. “E, ao contrário do que se possa pensar, a economia com o chuveiro não significou um aumento no consumo de água, que poderia ser provocado por banhos mais demorados”, explica.
Todos os custos com a instalação dos aquecedores solares, assim como com a distribuição das lâmpadas econômicas, são de responsabilidade da Bandeirante Energia. A iniciativa atende a determinação da Lei nº 9.991/2002, que prevê que as concessionárias de energia destinem parte de suas receitas a projetos de eficiência energética. O investimento total é de R$ 3,9 milhões e a economia anual com a implantação do sistema nos cinco condomínios é de 1.343 megawatts.
“Em uma segunda etapa, a Prefeitura pretende ampliar o programa para a rede municipal de Educação, levando os aquecedores solares para as creches, onde o uso de chuveiros também é grande”, afirma Paulo de Tarso.
*
*
*
Ex-Libris*
*
*
*Mural:


Curso de Recursos hídricos:
Educação a Distância

Faça um curso de Botânica Geral
Educação a Distância

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.