FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 9 de abril de 2009

SE TOQUE dá orientações de como prevenir o câncer de mama

O médico ginecologista e conselheiro científico do Instituto Se Toque, Dr. José Aristodemo Pinotti, defende a prevenção primária para evitar a doença
O secretário Especial da Mulher do Município de São Paulo, médico ginecologista especializado no tratamento do câncer de mama e conselheiro científico do Se Toque - Instituto de Desenvolvimento Social, Dr. José Aristodemo Pinotti, dá orientações valiosas de como prevenir o câncer de mama, doença que tem cura se diagnosticada precocemente.

Para o Dr. Pinotti, a melhor defesa contra o câncer de mama deve ser realizada pela própria mulher - é a prevenção primária. "Conhecemos hoje um bom número de fatores de risco para câncer mamário, como gravidez tardia; ausência de gravidez e amamentação no peito; menopausa tardia; obesidade; uso de hormônios por tempo prolongado; uso de pílulas anticoncepcionais antes do primeiro filho por tempo prolongado e outros. Além destes, há fatores de risco genéricos, como stress; má alimentação; vida sedentária; fumo; fatores psicológicos crônicos, como angústia e depressão; falta de autoestima e outros. O controle destes fatores de risco é o que denominamos de prevenção primária", explica.

O médico ressalta que cabe à medicina e as instituições informar e educar a sociedade para a prevenção. É o que vem fazendo o Instituto Se Toque há mais de 4 anos: educar crianças, adolescentes e adultos sobre como prevenir o câncer de mama. "Esta é a ação de saúde mais eficiente, além de ser a mais barata e produtiva, uma vez que prevenir primariamente é muito mais inteligente do que diagnosticar precocemente. O diagnóstico precoce significa esperar a doença começar para depois diagnosticar e tratar, mas a prevenção primária, por meio da educação para a saúde e mudanças hábitos de vida evita que a doença ocorra", esclarece o Dr. Pinotti.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta 49 mil novos casos de câncer de mama por ano e estima que 19,6 mil casos da doença poderiam ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis. De acordo com o INCA, o número de novos casos da doença esperados para o país em 2009 é de 50 mil. Esse tipo de câncer representa uma das principais causas de morte entre as mulheres. O último levantamento feito pelo Inca, em 2006, registrou 10.800 mortes em decorrência do câncer de mama.

"A despeito das inúmeras campanhas, percebemos que mulheres estão surdas para a prevenção da doença, pois do contrário teríamos menos mortes. Por isso o Se Toque utiliza uma estratégia inovadora que é a de educar não somente os adultos mas especialmente as crianças e adolescentes para que eles ensinem as mães e familiares a prevenir a doença. Também queremos formar uma geração futura de mulheres mais conscientes para a prevenção", ressalta a fundadora do Se Toque, a primeira dama do Estado, Monica Serra.

Prova disto foi um levantamento nacional feito por uma operadora de saúde, que mostrou que metade das mulheres pesquisadas, com idades entre 50 e 69 anos - faixa de maior risco para a doença -, não fez mamografia nos dois últimos anos.

O Dr. Pinotti recomenda que a mamografia deva ser feita anualmente. "Se ela for bem feita e houver disciplina de fazê-la anualmente é mais do que suficiente. Mas para quem tem familiares que tiveram a doença, recomenda-se visitas ao médico a cada seis meses. "Nos intervalos, um exame clínico feito pelo médico, ultrassonografia e termografia podem ajudar muito e não são irradiantes. O abuso da mamografia pode levar a um aumento de risco de câncer de mama por irradiação da mama", eslarece.

Sobre o Instituto Se Toque
O Se Toque - Instituto de Desenvolvimento Social é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, criada em 2005 por Monica Serra, e presidida pela advogada Lúcia Bludeni, presidente da Comissão de Terceiro Setor da OAB São Paulo.

O Instituto desenvolve um programa inédito com ações educacionais voltadas para a prevenção do câncer de mama. Em 2008, cerca de 70 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos receberam informações sobre prevenção do câncer de mama por meio das atividades promovidas pelo Se Toque. São elas: palestras para a comunidade e educadores, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e no Programa Escola da Família, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação; oficinas em escolas públicas direcionadas para alunos das 7ª e 8ª séries, em que os jovens participam de aulas e recebem informações teóricas e práticas sobre prevenção de câncer de mama, DST/AIDS e gravidez precoce; e espetáculos teatrais de Contação de Histórias direcionados para crianças entre 9 e 12 anos, em que o assunto é abordado de forma lúdica, com uma linguagem especial para esse público.

O Colar da Vida, símbolo do programa, feito em imitação de pérolas que remetem simbolicamente aos nódulos do câncer de mama, é distribuído gratuitamente para todos os que participam das ações da Ong.

Informações pelo http://www.setoque.org.br/ ou telefone (11) 3791-0140.

*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.