FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 7 de maio de 2009

ANO da FRANÇA no BRASIL de 26 a 28/5 no Anhembi

PESQUISADORES FRANCESES INTEGRAM PACOTE DE ATRAÇÕES DA AES BRASIL 2009, COM MÚSICA, PALESTRAS E PERFORMANCES

A AES (Áudio Engineering Society) é uma sociedade profissional dedicada ao áudio. Com sede em Nova York, USA, e representações em mais de 41 países, é constituída por engenheiros, estudantes e profissionais especializados. Há mais de 60 anos a sociedade dedica-se à educação, divulgação e demonstração das novidades do áudio profissional no mundo. A seção brasileira da AES tem sede no Rio de Janeiro e coordena as atividades da sociedade no Brasil.
A 3ª edição da AES Latin American Conference, 13ª edição da Convenção Nacional da AES Brasil e 7° Congresso de Engenharia de Áudio serão realizadas entre os dias 26 e 28 de maio de 2009, no Palácio das Convenções do Anhembi, São Paulo.

Nesta edição, o público da AES BRASIL 2009 contará com a participação do Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris, do I.R.C.A.M. e de La Grande Fabrique em seis atuações durante o evento.

Parte das manifestações artísticas e intelectuais da cultura francesa, apresentadas em nosso País durante a comemoração do Ano da França no Brasil, integram o pacote de atrações da AES BRASIL 2009. O evento acontece no Pavilhão do Anhembi, de 26 a 28 de maio.

São três grupos convidados, cada um com dois pesquisadores, que vão interagir com o público da AES BRASIL 2009, apresentando música, performances e ministrando palestras.

São eles: um pesquisador do Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris - CNSMDP; um pesquisador do Institut de Recherche et Coordination Acoustique Musique - IRCAM; e dois pesquisadores de La Grande Fabrique .
Estão previstas atuações na AES BRASIL 2009 (Pavilhão do Anhembi), no Museu da Imagem e do Som (MIS) e na USP.

O evento reunirá eventos artísticos, culturais, acadêmicos e econômico-comerciais, e acontecerá em todo o território brasileiro até 15 de novembro deste ano. A ocasião é importante para o aprofundamento das parcerias franco-brasileiras e para a consolidação das relações bilaterais nas diferentes áreas, tanto do ponto de vista cultural, como na área comercial, universitária e econômica.
Os projetos aprovados vão mostrar ao público brasileiro o que de melhor a França contemporânea tem a oferecer com sua diversidade cultural e é uma oportunidade ímpar de injetar vitalidade na própria cultura brasileira, a partir do diálogo, da cooperação e da absorção de informaçõ
es e conhecimentos. (Leia mais no site http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/)


Confira a programação

Terça-Feira - 26/Mai

SALA 5.1: CNSMDP e IRCAM (Audição Comentada): Audição de produções musicais gravadas e mixadas usando técnicas binaural e
transaural de espacialização em produção multicanal 5.1

AUDITÓRIO 8: LA GRANDE FABRIQUE (PALESTRA): Performance audiovisual em tempo real com Wiimote


Quarta-Feira - 27/Mai

SALA 5.1: LA GRANDE FABRIQUE (Performances): Performance audiovisual em tempo real com Wiimote

AUDITÓRIO 8: CNSMDP e IRCAM (PALESTRA)



Quarta-Feira - 27/Mai


SALA 5.1: LA GRANDE FABRIQUE (Performances): Performance audiovisual em tempo real com Wiimote

SALA 5.1: CNSMDP e IRCAM (Audição Comentada): Audição de produções musicais gravadas e mixadas usando técnicas binaural e transaural de espacialização em produção multicanal 5.1

CNSMDP e IRCAM (PALESTRA):
Uso de técnicas binaural e transaural de espacialização em produção multicanal 5.1: princípios técnicos e estéticos, da gravação à pós-produçãoDuração: 90 minutos

Descrição: Um dos principais desafios no processo de mixagem de uma obra musical é proporcionar ao ouvinte uma cena sonora com a maior clareza possível. Nesse sentido, o standard ITU 5.1 representa uma considerável melhoria em relação à estereofonia a dois canais. Entretanto, desde que esse sistema foi concebido, inicialmente para cinema, ele enfatiza a zona frontal e acaba debilitando as zonas laterais e posterior. Na prática, as imagens sonoras ao lado e atrás dos ouvintes (proporcionadas por pan obtido com diferença de nível sonoro (level-panned) ou resultando de uma tomada com 5-microphone array) são espacialmente instáveis, e o envolvimento do ouvinte não é intrinsecamente homogêneo. O trabalho aqui apresentado teve por objetivo superar essas deficiências respeitando ao mesmo tempo as restrições do standard 5.1 acrescentando uma nova camada de tratamento de espacialização sobre elementos oriundos do 5-microphone array e do level-panned spot microphone. Essa camada é baseada em síntese binaural e processamento transaural, empregando mais de dois pontos de difusão em um setup multicanal 5.1 multichannel. Os princípios desta técnica serão apresentados bem como vários exemplos musicais mixados em 5.1

Objetivo e conteúdo: Uso de técnicas binaurais e transaurais de espacialização em produção multicanal em Surround 5.1: princípios técnicos e estéticos da gravação à pós-produção: Apresentar técnicas originais desenvolvidas para captação e pós-produção multicanal – Surround 5.1 Fundamentos teóricos, científicos e tecnológicos, princípios técnicos, procedimentos adotados, esquemas de implantação. Os resultados obtidos serão apresentados ao publico através de audição em sistema Surround 5.1.

Aplicações: Broadcasting, Teoria de Captação de Áudio, Produção audiovisual, Gravações de audio em multicanal

Público-alvo: Pesquisadores em áudio para TV e Radio Digitais, pesquisadores em música com suporte tecnológico, produtores de áudio e audiovisual, público especializado com conhecimentos de tomada de som e de pós-produção.


CNSMDP e IRCAM (Audição Comentada)
Audição de produções musicais gravadas e mixadas usando técnicas binaural e transaural de espacialização em produção multicanal 5.1
Duração: 60 minutos

Descrição: Apresentação de exemplos musicais mixados por Jean-Marc Lyzwa (Conservatoire de Paris), usando tecnicas binaural e transaural de gravação e pós-produção apresentadas na palestra "Uso de técnicas binaural e transaural de espacialização em produção multicanal 5.1: princípios técnicos e estéticos, da gravação à pós-produção”. O uso dessas técnicas permite uma grande estabilidade das fontes sonoras localizadas em zonas laterais, além de realçar a homogeneidade e o envolvimento do ouvinte.

Objetivo e conteúdo: Uso de técnicas binaurais e transaurais de espacialização em produção multicanal em Surround 5.1: princípios técnicos e estéticos da gravação à pós-produção: Apresentar técnicas originais desenvolvidas para captação e pós-produção multicanal – Surround 5.1 Fundamentos teóricos, científicos e tecnológicos, princípios técnicos, procedimentos adotados, esquemas de implantação. Os resultados obtidos serão apresentados ao publico através de audição em sistema Surround 5.1 devidamente Ajustado e Regulado ANTES da PALESTRA.

Aplicações: Broadcasting, Teoria de Captação de Audio, Produção audiovisual, Gravações de audio em multicanal

Público-alvo: Pesquisadores em áudio para TV e Radio Digitais, pesquisadores em música com suporte tecnológico, produtores de áudio e audiovisual, público especializado com conhecimentos de tomada de som e de pós-produção.


LA GRANDE FABRIQUE (PALESTRA)

Performance audiovisual em tempo real com Wiimote.
Duração: 90 minutos

Descrição: Apresentação de desenvolvimentos de interfaces gestuais originais e sistemas de controle em tempo real produzidos pela La Grande Fabrique aplicados a softwares orientados a objetos de síntese e tratamento de áudio e imagem.

Objetivo e conteúdo: O primeiro meta-instrumento Puce Muse - La Grande Fabrique (França); o desenvolvimento e a vulgarização de aplicativos para multimeios em tempo real. Captação do geste-mapping e interatividade: adequação do gesto à expressão artística. ‘Games’ e a produção de controladores lowcost (aplicações pedagógicas: MétaMalette). O futuro da interatividade em multimeios.

O Méta-Instrument tem por função apreender o gesto. É portanto um tradutor gestual destinado a medir e digitalizar os gestos dos músicos. O primeiro Méta-Instrumento foi realizado em 1989 estando operacional até os dias de hoje. Uma segunda geração de Méta-Instrumentos, compatível com a primeira, surgiu em 1995. E ainda uma terceira geração, sempre compatível com as anteriores, está disponível desde 2004.

O Méta-Instrumento está interligado a uma interface analógica/Ethernet. As 54 variáveis de gestos apreendidas são amostradas em 16 bit, 500 Hz. Essa interface é por sua vez conectada à um computador onde as informações gestuais são analisadas por patchs desenvolvidos em Max (© Cycling IRCAM). Existe atualmente 150 «aplicativos instrumentos» desenvolvidos por La Grande Fabrique especificamente para compositores e projetos de criação artística. Cada «aplicativo instrumento» se insere numa arquitetura standardizada chamada banco, permitindo a gestão das comutações ou mixagens entre «aplicativos instrumentos» que comandam sistemas sonoros, gráficos ou de iluminação.

Aplicações: Produção audiovisual, instalações audiovisuais, sistemas interativos com usuários, criação artística.
Público-alvo: Pesquisadores em interfaces gestuais (dispositivos eletrônicos para multimídia), pesquisadores em música com suporte tecnológico, produtores de áudio e audiovisual, músicos, VJs, editores, artistas, educadores, animadores culturais.


Palestrantes:

Matthieu Constans: Artista digital, músico eletrõnico em diversos projetos experimentais (Eolifize, Hanah-be, Booby-Trap, Adenome, Anarnak avec Magic Malik), programador (2008 Univers Palimpseste-2008 à Paris et Bombay avec B2Fays et Marc Caro) e criador de instalações sonoras interativas. Trabalha regularmente com La Grande Fabrique.
Formação e titulação: Diplôme d' Etudes Musicales de composition électroacoustique; Prix international de composition SCRIME 2000 France. - www.lagrandefabrique.com/
Francis Faber: Artista, músico e pedagogo. Diretor da La Grande Fabrique, estúdio de música e de espetáculos multimeios. Desde 1980, privilegia performances eletrônicas em tempo real em composições e criações artísticas para diversas formações atuando como compositor e intérprete em instrumentos digitais e concebendo instalações interativas.
É professor de composição eletrônica no Conservatoire de Musique de Dieppe France, atuando ainda na temática do som e imagens tratados em tempo real em diversas instituições de ensino e pesquisa (Ecole Supérieure des Beaux Arts Le Havre, Institut National des Sciences Appliquées Rouen, Master d'Arts Plastiques Université Paris VIII).
Formação e titulação: Licenciatura et CAPES de Musicologie, Prix Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse da Paris em Composição Eletronica, Professeur Territorial d'Enseignement Artistique titulaire du Certificat d'Aptitude. www.lagrandefabrique.com/
LA GRANDE FABRIQUE (PERFORMANCES)

Título: Performance audiovisual em tempo real com Wiimote.
Duração: 60 minutos
Descrição: Apresentação de excertos de composições e realizações audiovisuais ao vivo com dois performers usando Wiimote : " Tal " de Michele Tadini, "lula" de Tom Mays.
Objetivo e conteúdo: Apresentar ao público resultados artísticos de produções audiovisuais com os sistemas e recursos desenvolvidos pela La Grande Fabrique.
Mathieu Constans e Francis Faber interpretarão ao vivo obras audiovisuais executadas com Wiimotes equipadas de Nunshuk (Controlador do sistema de jogos Wii de Nintendo) com 3 PC Notebooks em rede bidirecional via Open Sound Control. As duas obras utilisam poéticas e recursos audio e video bastande diversificados.

Tom Mays (Paris) : especialista em informática musical e interação video-som. É professor associado do Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris na disciplina de Novas Tecnologias Aplicadas.
Formação: Bachelor of Arts à l’Université de San José (Californie), compositeur ou interprète, pour La Muse en Circuit, Le Cirm, Césaré, La Grande Fabrique, le G.E.P.S (Rennes) et Radio France.

Michele Tadini (Milão) : Compositor. Suas obras compreendem músicas para solistas, grupos de câmara, músicas para teatro e instalações. Foi Diretor de Produção do Centro de Pesquisas AGON (Milão) e co-diretor do Centro Tempo Reale (Florença). A partir de 2009 é professor de composição (informática musical) no Conservatoire National Supérieur de Musique de Lyon.Aplicações: Produção audiovisual, instalações audiovisuais, sistemas interativos com usuários, criação artística.

Público-alvo: Pesquisadores em interfaces gestuais (dispositivos eletrônicos para multimídia), pesquisadores em música com suporte tecnológico, produtores de áudio e audiovisual, músicos, VJs, editores, artistas, educadores, animadores culturais.
Palestrantes: Francis Faber e Matthieu Constans
CONSERVATORIO NACIONAL SUPERIOR DE MUSICA E DE DANÇA DE PARIS (CNDMDP) http://www.cnsmdp.fr/


O Conservatório de Paris é uma instituição de formação e transmissão de conhecimentos musicais extraordinária, compreendendo em suas atividades tanto a criação artística, quanto a reflexão e a pesquisa, garantindo aos estudantes visão ampla e um desempenho do mais alto nível, com abertura a todas as tendências e confluências alimentando o artista atual. Essa abertura e profundidade de abordagem de são as melhores garantias para uma formação assegurando de fato aos diplomados a possibilidade de encontrar colocações no meio artístico francês, europeu e internacional.

Somos orgulhosos destes 200 anos de tradição em permanente evolução, mas igualmente conscientes de que isso exige desta instituição uma flexibilidade para se adaptar às novas exigências e desafios do mundo artístico, econômico e social. Para isso, devemos facilitar a transversalidade, permanecer atentos aos acontecimentos, estimular a reflexão, bem como propor uma alta tecnicidade unida a um engajamento inelutável de forma a assegurar qualidade e colocação digna a cada um de seus alunos no cenário artístico da atualidade.

Através de toda sua história o Conservatório de Paris sempre buscou responder aos desafios do mundo artístico, desafios estes da maior importância. Acreditamos que nosso estabelecimento oferece aos alunos um excelente ambiente de desenvolvimento, solidamente apoiado na realidade do mundo profissional. A ambição do Conservatório é ser de fato numa escola digna do séc.XXI.


Jean-Marc Lyzwa é Engenheiro de Som. Após estudos de Matemática e Física na Université de Savoie de Chambéry, empreendeu estudos de musicologie e em seguida de som musical na Université des Sciences Humaines de Strasbourg, onde se formou como Diretor de Som. Trabalha como Engenheiro do Som para : Bruit Son Musique, France télévision, Radio France, MKI Records. Em 1990, ingressou no Serviço Audiovisual do Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris (CNSMDP) como Engenheiro do Som. Desde 1991 LYZWA é também encarregado de cursos e formação em Nível Superior em ‘Métiers du Son’ (FSMS) do CNSMDP, em tomada de som e em pós-produção. Desde 1995 trabalha no desenvolvimento de tecnicas de tomada de som e pos=produção multicanal em 5.1. Em 1999 iniciou colaboração com o IRCAM (Institut de Recherche et Coordination Acoustique Musique) para o desenvolvimento de ferramentas de tratamento binaural e transaural para pos-produção em 5.1.
Desde 2003 trabalha com Alexis Baskind para a realização de um plugin de tratamento transaural especificamente adaptado à produção musical em 5.1.

Esses trabalhos tem sido apresentados na AES (Europa), no Forum Internacional de Som Multicanal, e na Semana do Som (França). LYZWA realizou produções com obras de diversos compositores e intérpretes de destaque como Pierre Boulez, Iannis Xénakis, Karlheinz Stockhausen, Yuhedi Menuhin, Colin Davis, Georges Prêtre, Peter Eötvös, Emmanuel Nuñes, Slomo Mintz.
http://www.cnsmdp.fr/

IRCAM – Institut de Recherche et Coordination Acoustique Musiquehttp://www.ircam.fr/


O IRCAM é um centro de pesquisa cientifica e tecnológica aplicada à música e igualmente de criação artística. Suas atividades se desenvolvem em diversas equipes nos seguintes setores:

- Acústica Instrumental: estuda o funcionamento dos instrumentos de música elaborando modelos acústicos compreendendo as características de produção do som de cada instrumento, bem como da irradiação ao seu redor. Esses trabalhos são aplicados à síntese por modelização física (programa Modalys) e contribuem para o aperfeiçoamento da luteria tradicional;

- Acústica de Salas: análise, reprodução e síntese de ‘cenas sonoras’, estas consideradas por suas dimensões espaciais: localização dos sons no espaço e ‘assinatura acústica’ de uma sala ou de um ambiente;

- Percepção sonora e design sonoro: estudo e análise perceptivas dos fenômenos sonoros com o objetivo de estabelecer conhecimentos sobre os mecanismos perceptivos associados à descrição e ao significado dos sons, buscando a identificação das fontes sonoras e a percepção de sequencias sonoras;

- Análise e Síntese de Sons: estudo de procedimentos de análise, síntese e transformação dos sons a partir de métodos de tratamento do sinal ou da modelização acústica de fontes sonoras;
- Representações musicais: dedica-se à formalização informática de estruturas musicais, orientando seus trabalhos para o desenvolvimento do ambiente de auxílio à composição e análise musicais OpenMusic, permitindo o cálculo de estruturas musicais simbólicas a partir de linguagens de programação gráfica.
Análise de práticas musicais: esta equipe, cujo campo de atividade pertence à área de ciências humanas (análise musical, antropologia cognitiva, história), desenvolve uma musicologia empírica e tecnológica de atividades, situações e saberes musicais.
- Interações musicais em tempo real: desenvolvimento de novos paradigmas e tecnologias de interação em tempo real entre intérpretes – músicos, dançarinos, atores – e sistemas de informática musical. Estes dispositivos operacionalizam pesquisas sobre a análise e o reconhecimento de formas sonoras e gestuais bem como o tratamento do som interativo.
- Serviços online: A missão desta equipe é conceber e desenvolver sistemas e aplicações informáticas fornecendo um acesso online a bases de dados sonoras e musicais.

Alexis Baskind é Engenheiro de Som e Computer Music Designer. Estudou Gravação de Áudio com Benoit Fabre no Conservatoire National at Aubervilliers/La-Courneuve Regional Music School, simultaneamente a estudos científicos e técnicos. Integrou o IRCAM – Institut de Recherche et Coordination Acoustique-Musique em 1999, conduzindo pesquisas em Acústica de Salas. Obteve seu Doutorado em 2003 e desde então trabalha em projetos de criação musical, teatro e dança, tanto no IRCAM como externamente como freelancer. Trabalhou entre outros diretores de teatro com Jean-François Peyret, compositores Andréa Vigani, Pedro Amaral, François Paris. Com o compositor Philippe Leroux, trabalhou na realização da obra eletroacústica "Apocalypsis", criando ferramentas para processo composicional, geração de material sonoro, patterns gráficos (hand-written words). Para o projeto "DoublePoint:+" com o dançarino Emio Grego e o compositor Hanspeter Kyburz, desenvolveu um sensor de gestos para controle de material de áudio e vídeo. Recentemente trabalhou com o baterista Denis Charolles num projeto solo com live electronics e captura de video, tendo ainda produzido com o Ixtla Percussion Quartet uma versão de "3rd construction" de John Cage para percussões eletrônicas.
http://www.ircam.fr/


LA GRANDE FABRIQUE


É um estúdio de criação musical (association loi 1901) mantido pelo Conseil Régional de Haute-Normandie, le Département de la Seine Maritime, le Ministère de la Culture et de la Communication (DRAC Haute-Normandie), l'Agence Nationale de la Recherche et la Ville de Dieppe. Reúne criação artística e pesquisa. Constitui um coletivo de criação e difusão de espetáculos musicais e multimeios, instalações e performances. As ferramentas informáticas em tempo real estão no centro de suas ações. O Estúdio de La Grande Fabrique desenvolve conjuntamente com Puce Muse instrumentos, materiais e softwares (Méta-Instrument, 2PIM), defendendo uma pedagogia musical inovadora utilizando uma de suas realizações, a Méta-Mallette.
*
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.