FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 18 de maio de 2009

CLAUDIA MATARAZZO lança novo livro "VAI ENCARAR?"


"Vai Encarar? A Nação (quase) invisível de pessoas com deficiência" de Claudia Matarazzo, com consultoria de Mara Gabrilli
Com sensibilidade, transparência e praticidade, a jornalista Claudia Matarazzo lança luz sobre o tema, oferecendo dados, depoimentos, histórias, entrevistas e dicas enriquecedoras

O Brasil tem mais de 30 milhões de pessoas com deficiência, de acordo com os dados do último censo realizado em nosso País, em 2000, ou seja, 14,5% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. Isso quer dizer que uma em cada oito pessoas tem algum tipo de dificuldade crônica. Dessas 30 milhões de pessoas, 48% são deficientes visuais, 27% são deficientes físicos ou com mobilidade reduzida, 16% tem algum tipo de deficiência mental e 8% são deficientes auditivos. Porém, muito pouco se sabe sobre estes públicos. Quem são estas pessoas? Como gostam de ser tratadas? Quais são suas dificuldades e desejos? E, o mais importante: como a comunidade e o Estado devem lidar com elas a ponto de facilitar suas vidas e enriquecer a vida da comunidade pela convivência com a diversidade.

É com esta proposta que chega às livrarias de todo País o livro ‘Vai Encarar? – A Nação (quase) invisível de pessoas com deficiência’, com a assinatura da Editora Melhoramentos. “As pessoas com deficiência realmente são diferentes em alguns aspectos e, se por um lado estão acostumadas a uma série de dificuldades e conseguem superar contratempos e situações incríveis, há apenas uma coisa que nenhuma delas administra facilmente e do que todas, sem exceção se queixaram: elas preferem os obstáculos físicos e concretos do que a polida barreira da indiferença usada para ‘não invadir’ ou ‘ofender’ - e que acaba revestindo-as com uma dolorosa capa de invisibilidade”, afirma Claudia Matarazzo.

Em ‘Vai Encarar? – A Nação (quase) invisível de pessoas com deficiência’, a autora se preocupa em abordar temas simples, mas que podem fazer toda a diferença para o cotidiano das pessoas com deficiência. Dicas práticas de como receber um amigo ou um profissional com deficiência em sua casa ou empresa, suaves adaptações do ambiente, as novas tecnologias disponíveis, namoro e vida sexual, entre outras, se mesclam com importantes informações sobre o papel do Estado na inclusão social e dados que revelam o cenário brasileiro frente a essa questão.

Sobre a Editora Melhoramentos:
A caminho de seus 120 anos de história na literatura, a Editora Melhoramentos é a principal editora infanto-juvenil do Brasil. Acumula títulos de destaque e sucessos editoriais na literatura infantil, juvenil, livros paradidáticos, de culinária, comportamento e interesse geral. Os destaques são a linha de Dicionários Michaelis e, entre seus autores, o consagrado Ziraldo e seus 188 títulos. Ziraldo é autor de “O Menino Maluquinho”, um sucesso absoluto entre o público jovem, com quase de 2,5 milhões de exemplares vendidos.
Os livros chegam ao público através de uma ampla rede de distribuição, composta de vendedores, divulgadores, representantes e atacadistas. Além das livrarias, os mais de mil títulos publicados são vendidos por catálogo, em lojas virtuais. Também estão disponíveis nas grandes redes de supermercados.

Sobre a autora:

Jornalista, formada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, Claudia Matarazzo recebeu o Prêmio Abril de jornalismo. Apresentou programas de rádio e televisão, onde ainda costuma atuar como comentarista, atualmente escreve para a AT Revista da Tribuna de Santos e para a Gazeta Mercantil em São Paulo e é colunista de diversos outros veículos.
Após o sucesso de seus livros sobre moda e comportamento, a paulistana Claudia Matarazzo percorre todo o país ministrando palestras sobre etiqueta social e empresarial.



Sobre a consultora:

Mara Gabrilli, 41 anos, é publicitária, psicóloga, foi a 1ª Secretária municipal da Pessoa com Deficiência e vereadora pelo PSDB na Câmara Municipal de São Paulo. Empreendedora social, preside o Instituto Mara Gabrilli, ONG que apóia atletas com deficiência, promove o Desenho Universal e fomenta pesquisas científicas desde 1997. Foi avaliada como a segunda melhor vereadora paulistana, entre os 55 vereadores, por estudo da ONG Voto. Foi a mulher mais votada do Brasil nas Eleições 2008 com 79.912 votos.
Gabrilli assina coluna mensal para a revista TPM e comanda o programa de rádio Derrubando Barreiras: acesso para todos na Eldorado AM.
Foi eleita Paulistana do Ano (2007) pela revista Veja São Paulo, entre outros títulos recebidos.

Vai encarar? – A Nação (quase) invisível de pessoas com deficiência

Autora: Claudia Matarazzo, com consultoria de Mara Gabrilli
Nova ortografia conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
216 páginas; Preço: R$29,00; Editora Melhoramentos, 2009

Grátis o Michaelis Guia Prático da nova ortografia, de Douglas Tufano


*
*
*
*
Mural:








Educação a Distância

Um comentário:

  1. adorei,estou convivendo com surdos há 2 anos
    e sou apaixonada por eles.... inclusive aprendi LIBRAS e estou me adaptando a esse mundo maravilhoso, encantador, desafiador, e outros adjetivos mais que muito embora as pessoas como um todo e foi citado no livro não conseguem ver nada de bom nada de maravilhoso.....
    Eu só sei que tem sido a melhor experiência da minha vida e não faço isso por dó ou pena deles é por paixão mesmo!!!!

    ResponderExcluir

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.