FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Fumo causa 4,9 milhões de mortes por ano no mundo

UNINOVE oferece orientação para quem quer parar de fumar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Estima-se que o uso do tabaco causa por ano 4,9 milhões de mortes, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.
E como esse é um vicio que tem aceitação social, os não fumantes também acabam prejudicados. “Aqueles que nunca fumaram, mas que compartilham ambientes com fumantes e inalam a fumaça rica em substâncias tóxicas, apresentam risco 30% maior de câncer de pulmão e 24% maior de infarto do coração”, explica a professora de fisioterapia da UNINOVE, Adriana Marques Battagin.
Largar o vício, segundo a especialista, não é uma tarefa fácil. “Pelo menos 70% dos tabagistas almejam parar de fumar e apenas 10% conseguem”. Mas segundo ela, vale a pena o sacrifício: “após dois dias sem tabaco o olfato e o paladar melhoram e após um ano o risco de morte por infarto é reduzido à metade”.
Para auxiliar os fumantes a largar o vício a Universidade Nove de Julho – UNINOVE promove todas as quartas-feiras, às 18h30, uma palestra sobre Tabagismo no campus Memorial.
Os interessados são orientados e acompanhados por nutricionistas e fisioterapeutas que ensinam como driblar o vício com a ajuda do exercício físico e de uma alimentação equilibrada. “O exercício gera a mesma sensação de saciedade e prazer que o cigarro gera, por isso é muito importante nesse processo”, explica a professora de fisioterapia, Adriana Battagin.
A palestra e o acompanhamento são gratuitos e abertos a comunidade. Os interessados devem confirmar presença pelo tel. 3665-9752. O campus Memorial fica na Av. Adolfo Pinto, 109 – em frente à estação Barra Funda do Metro.

Palestra e orientação para fumantes que desejam largar o vício
Quando: toda quarta, às 18h30
Local: campus Memorial (Av. Adolfo Pinto, 109, em frente à estação Barra Funda)
*
*
*
*
Mural:


Educação a Distância

Educação a Distância

Educação a Distância*
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt

Um comentário:

  1. Gostei da matéria.isso é ótimo.
    Deveria ter multirões de orientação em associações,escolas e até mesmo na igreja.
    Parar de fumar, não é tarefa fácil

    ResponderExcluir

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.