FIQUE POR DENTRO

domingo, 24 de maio de 2009

INSCRIÇÕES PARA O PRÊMIO JABUTI: ÚLTIMA SEMANA!

AUTORES, EDITORES, CAPISTAS, ILUSTRADORES E TRADUTORES PODEM FAZER DIRETAMENTE AS INSCRIÇÕES DE SUAS OBRAS.

No dia 29 de maio, chegam ao fim as inscrições para participar da 51ª edição do Prêmio Jabuti, uma realização da Câmara Brasileira do Livro.
Podem concorrer ao Prêmio Jabuti 2009 apenas obras inéditas, editadas no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2008. As inscrições devem ser feitas pelo site da Câmara: http://www.cbl.org.br/jabuti/ .

“O Prêmio Jabuti é a mais importante chancela de excelência do mercado editoral brasileiro”, afirma Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Ele observa que, por ser a premiação mais tradicional do livro no Brasil, com meio século de história, o Prêmio Jabuti confere visibilidade e reconhecimento à qualidade e relevância das obras premiadas.

Na avaliação de Alquéres, “quando um livro alcança o status de vencedor do Prêmio Jabuti, é incontestável seu valor, agregando-se credibilidade e prestígio aos autores, editores e para o livro em si”.

Alquéres ressalta que as editoras que têm livros premiados em seus catálogos adotam como estratégia de marketing a identificação da obra vencedora, destacando o Prêmio Jabuti em seus catálogos e na capa dos livros premiados. “A mídia, por sua vez, invariavelmente cita o Jabuti quando se refere a um autor ou obra vencedora”, observa.

Além disso, ele vê um reflexo positivo nas vendas das obras agraciadas pelo Prêmio: “As vencedoras ganham exposição e destaque nas livrarias e nos catálogos das editoras. A mídia, de modo geral, reforça matérias e reportagens sobre o livro, e os distribuidores aumentam a solicitação de livros premiados”, constata. "Para todos aqueles que têm no livro sua atividade diária, o Prêmio Jabuti traduz o reconhecimento de todo um trabalho realizado. O Jabuti destaca e valoriza o autor e o editor, atribuindo-lhes a excelência de qualidade da obra premiada".
Categorias:
01. Tradução: Textos exclusivamente literários (contos, crônicas, romance, poesia), traduzidos para a língua portuguesa falada e escrita no Brasil.
02. Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes: Pesquisas, ensaios ou tratados sobre temas em Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação, Cinema, Teatro, Artes Visuais, Artes Cênicas e Artes Plásticas.
03. Teoria/Crítica Literária: Obras de cunho conceitual que contenham substrato teórico fundamentado a respeito de língua e literatura. Incluem-se nessa categoria dicionários e gramáticas.
04. Projeto Gráfico: Concepções de projetos gráficos de livros avulsos ou pertencentes a coleções, produzidos originalmente no Brasil e que ressaltem o conceito gráfico da obra por intermédio do design e pela adequação dos materiais utilizados.
05. Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil: Ilustrações de obras destinadas a crianças, pré-adolescentes ou adolescentes.
06. Ciências Exatas, Tecnologia e Informática: Ensaios, tratados e textos acadêmicos que fundamentam ou descrevem conceitos a respeito dos temas em questão. Incluem-se nesta categoria obras de divulgação.
07. Educação, Psicologia e Psicanálise: Pesquisas, ensaios ou tratados sobre os temas em questão.
08. Reportagem: Textos, documentários ou analíticos, vistos sob a perspectiva jornalística.
09. Didático e Paradidático: Obras destinadas ao ensino de qualquer componente curricular e/ou área do conhecimento, publicadas em primeira edição, não sendo aceitas edições revistas ou atualizadas. São consideradas como:a) didáticas: obras essencialmente pedagógicas;b) paradidáticas: obras não-pedagógicas utilizada para esse fim.
10. Economia, Administração e Negócios: Tratados e textos acadêmicos que fundamentem ou descrevam conceitos a respeito dos temas em questão.
11. Direito: Tratados e textos acadêmicos que fundamentem ou descrevam conceitos a respeito do tema em questão.
12. Biografia: Textos, documentários ou analíticos, vistos sob a perspectiva biográfica.
13. Capa: Concepções e desenvolvimentos gráficos de capas ou sobrecapas de livros como elementos autônomos.
14. Poesia: Textos sintéticos com alto grau de poeticidade, caracterizando-se, fundamentalmente, por ritmo, sonoridade e outros recursos intrínsecos à criação literária que os diferenciem de textos em prosa.
15. Ciências Humanas: Pesquisas, ensaios ou tratados sobre a área em questão. Incluem-se nessa categoria temas relacionados a Sociologia, Antropologia, História, Filosofia, Política e Religião ou assuntos correlatos vistos sob a perspectiva das ciências humanas.
16. Ciências Naturais e Ciências da Saúde: Pesquisas, ensaios, tratados ou textos de divulgação científica sobre as áreas em questão. Incluem-se, nessa categoria, temas relacionados a Medicina, Enfermagem, Saneamento, Saúde Pública, terapias diversas e similares.
17. Contos e Crônicas: a) conto: narrativa curta, geralmente ficcional;b) crônica: narrativa curta, baseada geralmente em assuntos do cotidiano ou de interesse geral, caracterizando-se pela transitoriedade dos temas abordados.
18. Infantil: Textos ficcionais ilustrados, que podem ou não mesclar elementos do “real”, destinados ao público infantil.
19. Juvenil: Textos ficcionais, que podem ou não mesclar elementos do “real”, destinados ao público adolescente.
20. Romance: Narrativas ficcionais, geralmente longas, que podem ou não mesclar elementos do “real”.
21. Tradução de obra literária Francês-Português: Textos exclusivamente literários (contos, crônicas, romances, poesias), traduzidos diretamente da língua francesa falada e escrita, na França, para a língua portuguesa falada e escrita no Brasil.
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.