FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 4 de maio de 2009

ORGANIZAÇÃO: UM ÓTIMO ATALHO PARA O INGRESSO NA UNIVERSIDADE

*Foto: Christian Barbosa
Nos últimos meses, talvez você tenha cruzado com jovens cheios de tinta e muitos sorrisos no rosto. As listas de aprovados das principais universidades e faculdades mal foram divulgadas e a pressão sobre aqueles que almejam uma vaga na faculdade já recomeçou. Época de vestibular é um período difícil para todos os estudantes que ainda precisam passar pelo processo de seleção. A temporada de estudos, para quem deseja começar uma nova vida em 2010, ou até mesmo em meados deste ano, já teve inicio. Para os futuros candidatos às provas mais concorridos do país, a organização do tempo e dos estudos é fundamental para a obtenção de um resultado positivo.

Em primeiro lugar, os estudantes devem traçar seus objetivos. É fundamental saber onde se quer chegar, pois ter suas metas bem traçadas é o primeiro passo para uma eficiente organização e visão de futuro. Toda ajuda é muito bem-vinda, seja dos professores, dos amigos ou da família que, nesse momento, passa a funcionar como um verdadeiro porto seguro. Por isso, seguem alguns conselhos para auxiliar quem está prestes a enfrentar essa maratona:

· Estabeleça uma rotina e crie um cronograma - Separe algumas horas do seu dia apenas para os estudos, sejam eles complementares ao de um curso preparatório ou não. Divida as matérias por dia da semana e comece por aquelas que julga ter mais dificuldade. Não esqueça que é preciso uma alimentação adequada e momentos de descanso para que haja uma boa associação de informações no cérebro e, consequentemente, qualidade nos estudos. Assim como o resto de nosso corpo, este órgão funciona melhor quando está “descansado” para trabalhar bem e reter as informações necessárias;

· Comece o quanto antes – Lembre-se de que o conteúdo a ser estudado durante a sua preparação é extenso. Sendo assim, tome cuidado para que o tempo não passe rápido demais antes de pôr a mão na massa. O stress e a sua condição psicológica tendem a ficar mais fragilizados com a aproximação das provas, ainda mais se você tiver a sensação de não ter dado conta daquilo que se propôs a estudar;


· Não se deixe dominar pelo stress – Cansaço no corpo, debilidade, dores na cabeça, perda de atenção, baixa resistência, noites mal dormidas e falta de disposição são alguns dos sintomas que o stress pode causar no corpo humano. Por isso, administre bem o seu tempo de estudo e suas atividades pessoais. Assim irá perceber que terá mais tempo para estudar com qualidade e também para a diversão e lazer. O resultado disso será melhor desempenho e qualidade de vida.

Importante lembrar que a maratona de vestibular, não é apenas estudo! Não se esqueça de cuidar da sua saúde física e mental. Alimente-se bem, faça exercícios regularmente, saia com os amigos e divirta-se – sem passar dos limites, pois em épocas assim é preciso ter disciplina. Na hora da prova, a organização dos estudos e da vida pessoal fará a diferença!

Christian Barbosa - Um dos maiores especialistas em gerenciamento do tempo e produtividade pessoal e empresarial. Autor dos livros A Tríade do Tempo - A Evolução da Produtividade Pessoal, pela Editora Campus, e Você, Dona do Seu Tempo, pela Editora Gente. Sócio da Triad - empresa especializada em produtividade que presta consultoria, treinamento e oferece produtos diferenciados. Facilitador do programa de empreendedores do Sebrae/ONU - Empretec. Sua metodologia e teorias sobre produtividade ganharam destaque e importância nacional e internacional devido inovações e soluções diferenciadas. http://www.triadedotempo.com.br/ e http://www.maistempo.com.br/
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.