FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Aparelho que prevê infartos com até 24 horas de antecedência chega ao Brasil

SISTEMA DE MONITORAMENTO CARDÍACO IMPLANTÁVEL


Formado por 3 aparelhos (IMD - monitor intracardíaco implantável, EXD - bipe externo e Programmer - computador para leitura dos dados coletados), foi inventando por um trio de cientistas americanos, co-inventores do marcapasso, e já tem aprovação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A cirurgia para implante do monitor no interior do tórax é simples, similar a de um de marcapasso, e demora cerca de 30 minutos. Ligado ao coração por meio de um eletrodo, o monitor lê os impulsos elétricos do coração e vibra dentro do peito quando detecta falta de oxigênio no músculo cardíaco. Emite também um sinal para um aparelho externo (similar a um bipe), que além de soar um alarme alertando o paciente sobre a necessidade de procurar um médico - antes mesmo de ele sentir dores - registra todo o histórico do coração desde o implante do monitor. Este histórico, é como se fosse um eletrocardiograma de dentro do coração, ‘lido’ por um computador especial que fica com o médico ou hospital do paciente, auxiliando o diagnóstico e tratamento.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), quase 300 mil brasileiros morrem a cada ano de problemas cardíacos – e 50% dessas mortes ocorrem antes mesmo de o paciente chegar ao hospital.
*
*
*
*
*
*
*
Mural:




Classificados Gratis (brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.