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quarta-feira, 10 de junho de 2009

Cuidados para as compras do Dia dos Namorados

Santander e Banco Real alertam sobre os cuidados para as compras do Dia dos Namorados

■ Clientes devem se precaver de fraudes e assaltos neste período

Para prevenir eventuais fraudes nas compras para o Dia dos Namorados, o Grupo Santander Brasil, que reúne os bancos Santander e Real, orienta sobre o uso de cartões de crédito e débito, cheques, internet, caixas eletrônicos e telefone. O Santander, inclusive, oferece em seu site um curso gratuito de segurança da informação, tanto para clientes quanto para não clientes, pelo endereço http://www.santander.com.br/.


Confira as dicas do gerente de Segurança da Informação do Grupo, Daniel Ho:

Cartões e talões de cheques


Nunca empreste seu cartão nem permita que seja examinado por estranhos.
Tenha cuidado com esbarrões – seu cartão pode ser trocado ou roubado.
Evite situações em que você perca o cartão de vista temporariamente, inclusive durante o pagamento de uma compra. Ao ser devolvido, veja se, realmente, é o seu. Ao usar o cartão de crédito, verifique o valor da compra no comprovante antes de assiná-lo.
Ao usar os cartões, evite que outras pessoas vejam a digitação da senha.
Guarde seus talões de cheque em local seguro, sem acesso ou conhecimento de outras pessoas.
Não aceite caneta de outras pessoas para preencher os cheques. Use letras e números grandes e legíveis e inutilize os campos em branco. De preferência, cruze os cheques.
Não empreste suas folhas de cheques para terceiros.
Anote o número das folhas de cheque usadas, pois em caso de roubo é mais fácil identificá-las.

Caixa eletrônico


Verifique o equipamento, antes de usá-lo. Em caso de sinais de fraude (fiação aparente, indício de cola ou fita adesiva, dispositivos obstruindo a saída do dinheiro etc), não use o equipamento.
Antes de iniciar a transação, verifique na tela se o equipamento está ativo. Se estiver fora de serviço, não insira o cartão.
Ao digitar a senha, evite que outros possam vê-la ou descobri-la pelo movimento dos dedos no teclado.
Fora dos horários comerciais, prefira usar terminais de auto-atendimento instalados em locais de grande movimentação, e se possível, em ambientes internos (shoppings centers, lojas de conveniência, postos de gasolina etc).
Se não conseguir concluir uma operação, aperte a tecla “anula” ou “cancela”.

Compras pela Internet


Jamais forneça mais de uma posição (senha) do seu cartão de segurança na mesma tela. O cartão de segurança somente é solicitado na realização de transações financeiras no Internet Banking.
Assim como se evita fazer compras em lojas desconhecidas, prefira as lojas virtuais já conhecidas e que ofereçam aos clientes e-mail, telefones e endereço para contato.
Mantenha o antivírus de seu computador sempre atualizado e nunca clique nos links ou arquivos recebidos em mensagens não pedidas. Eles podem ter os chamados cavalos-de-tróia, que se instalam no computador e “roubam” os dados digitados pelo usuário, como, por exemplo, suas senhas bancárias.
Nunca use computadores públicos para fazer compras ou transações bancárias, pois é difícil saber se têm antivírus atualizados. Se precisar usar computadores públicos, escolha um local de confiança.
Digite você mesmo, no navegador, o endereço do banco ou de outros sites que precisem de senha. Nunca entre nessas páginas a partir de links em outros sites na Internet.
Esteja certo de que ninguém está olhando enquanto você digita suas senhas. Encerre a sessão clicando no botão "sair" ou fechando o navegador.
Desconfie de e-mails com remetente e conteúdo duvidosos. Os golpistas podem usar endereços falsos, como, por exemplo, de instituições bancárias e órgãos governamentais, para chamar a atenção dos usuários.
Nunca responda e-mails que pedem seus dados bancários, como número de conta, agência e senhas.
Chame um técnico de sua confiança se você desconfiar que seu computador tem vírus.

Telefone
Jamais forneça dados pessoais ou senhas em ligações telefônicas recebidas.
O Santander e o Real não entram em contato por telefone com seus clientes solicitando senhas de acesso ao canal telefônico, assinatura eletrônica, senha do cartão ou outras informações pessoais e de acesso à conta corrente.
Em caso de dúvida, entre em contato com as Centrais de Atendimento do Santander e do Real por meio dos telefones divulgados pelos Bancos.


Sobre o Grupo Santander Brasil
O Grupo Santander Brasil tem ativos totais de R$ 269,6 bilhões, R$ 208,1 bilhões de captações totais, que incluem recursos de terceiros administrados – R$ 122,7 bilhões em depósitos e R$ 85,4 bilhões em fundos de investimentos –, mais de 8 milhões de correntistas ativos e uma rede de 3.551 pontos de venda, entre agências e postos de atendimento.

Grupo Santander no mundo


O Santander (SAN.MC, STD.N), com sede em Madri, tem como atividade fundamental o banco de varejo, o qual complementa com desenvolvimentos globais em bancos de atacado, cartões, gestão de ativos e seguros. Em 30 de setembro de 2008, o Santander tinha € 1,07 trilhão em ativos geridos de mais de 65 milhões de clientes, atendidos por meio de 11.685 pontos de venda, o maior número de agências dentre os bancos internacionais. Fundado em 1857, o Santander é o mais importante grupo financeiro da Espanha e da América Latina, contando com importante presença na Europa Ocidental e no Reino Unido por meio de sua filial Abbey. Nos primeiros nove meses de 2008, o Santander obteve um lucro líquido atribuído de € 6,9 bilhões, um aumento de 16% em comparação ao mesmo período 2007, sem incluir os extraordinários. Para mais informações, visite: http://www.santander.com/.
Na América Latina, excluindo o Banco Real, o Santander é responsável pela gestão de um volume de negócios superior a US$ 200 bilhões (incluindo créditos, depósitos, fundos e patrimônios administrados), por meio de 4.638 agências. Nos primeiros nove meses de 2008, o Santander obteve na América Latina um lucro líquido atribuído de € 2,167 bilhões, excluindo o Brasil.

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