FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 15 de junho de 2009

O amor é cego, comprova a ciência


O neurologista André Palmini apresentou no V Congresso Brasileiro do Cérebro, Comportamento e Emoções, de 11 a 13 de junho em Gramado, pesquisas recentes que mostram como o cérebro da pessoa apaixonada desativa os mecanismos de alerta contra as ameaças do ambiente

Segundo o especialista, paixão e amor mexem de forma diferente com o cérebro
O amor é um dos responsáveis pela evolução da espécie humana

O ditado popular sempre pregou a famosa frase “o amor é cego”, teoria que vem sendo comprovada cada vez mais pela ciência. Segundo o neurologista, pesquisas recentes mostram que, quando a pessoa está apaixonada por alguém, seu cérebro desativa estruturas responsáveis pelo julgamento crítico e por nos manter alerta contra ameaças do ambiente. O resultado? O apaixonado dificilmente consegue ver defeitos e desconfiar da pessoa amada. “Estudos com imagens mostram que os mecanismos cerebrais que nos fazem ter uma visão crítica sobre as atitudes dos outros são desativados quanto estamos com a pessoa amada. É a explicação da ciência para a cegueira da paixão”, afirma.

Pesquisas demonstram ainda que o cérebro age de forma diferente na paixão e no amor. No auge da paixão, os mecanismos de defesa quase não são ativados, mas esta situação vai mudando com o passar do tempo “Com a consolidação do sentimento, o cérebro começa a reagir ao ver a pessoa amada de forma parecida como age com outras pessoas. O grande segredo da neurociência é porque as pessoas continuam juntas, mesmo com as mudanças no comportamento cerebral”, afirma.

Evolução da Espécie

Segundo o neurologista, o amor também é um dos responsáveis pela evolução e preservação da espécie. “Temos no nosso cérebro um sistema de recompensa, que é o que nos faz buscar alimentos, água e a sobrevivência em geral.

Pesquisas demonstraram que o amor também ativa de forma intensa este sistema, nos proporcionando prazer e bem-estar. Na busca de bem-estar, amamos, nos reproduzimos e evoluímos como espécie”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.