FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Secretaria de Estado da Cultura promove Encontro Paulista de Museus

Questões relativas à gestão e à política das instituições museológicas no Brasil serão temas de palestras e mesas-redondas na capital paulista. Durante o evento, será lançada versão em português de código internacional de ética da área

O Encontro Paulista de Museus, que a Secretaria de Estado da Cultura realiza entre 17 e 19 de junho, no Memorial da América Latina, colocará em discussão questões relativas à gestão e à política das instituições museológicas no Brasil. Estão programadas palestras e mesas-redondas sobre temas como “Sustentabilidade para Museus”, “Planejamento Estratégico” e “Leis de Incentivo à Cultura e os Museus”.

A abertura do evento contará com a presença do Secretário de Estado da Cultura, João Sayad. “O Encontro oferece a possibilidade de debater as estratégias e soluções para inserir os museus nas pautas prioritárias da cultura paulista. É um evento que trará benefícios para todos os cidadãos, assim como para aqueles que herdarão os nossos legados”, afirma o Secretário.

Diversas autoridades da área foram convidadas a apresentar suas experiências, como o diretor do Museu de Ciência de Barcelona, Jorge Wagensberg, que realiza uma conferência sobre o panorama dos museus no mundo. Entre os nomes presentes na programação, estão o de Ronaldo Bianchi, Secretário Adjunto de Estado da Cultura, que fala sobre a importância de planejamento estratégico para os museus; Marcelo Araújo, diretor da Pinacoteca do Estado, em mesa-redonda sobre a realização de comitês de trabalho na área; Carlos Augusto Calil, Secretário Municipal de Cultura, André Sturm, coordenador da Unidade Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, e Roberto Nascimento, coordenador de fomento do Ministério da Cultura, que debatem as leis de incentivo à cultura e os museus; Leonel Katz, diretor do Museu do Futebol, que aborda a sustentabilidade das instituições; e Luciana Sepúlveda, diretora do Observatório de Museus da FIOCRUZ, que trata da avaliação dos públicos que freqüentam os museus paulistas (ver detalhes da programação abaixo).

Um dos objetivos do Encontro é colocar em prática as metas do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (Sisem-SP), criado pela Secretaria para reunir os museus localizados no Estado, articulando suas ações e promovendo intercâmbio entre eles – sem, no entanto, interferir em sua autonomia administrativa. Atualmente, o Sisem congrega 449 museus em todo o Estado. Dessa forma, a realização do Encontro Paulista de Museus é mais um passo na política da Secretaria para a área museológica, que busca promover a valorização das instituições em âmbito regional e a troca de informações e conhecimentos entre elas.

Entre os destaques da programação está o lançamento do Código de Ética do Conselho Internacional de Museus (Icom) em versão oficial para todos os países de língua portuguesa. Criado na França, em meados da década de 1980, o código define parâmetros para o funcionamento das instituições museológicas, assim como para o trabalho dos profissionais da área. A nova versão segue as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, e foi preparada por integrantes brasileiros e estrangeiros da instituição. O lançamento será no dia 17 de junho, às 19h.

“Queremos reunir dirigentes municipais, diretores de museus, estudantes e interessados em geral em um evento de caráter democrático, alinhado com a política de descentralização e melhoria dos museus defendida pela Secretaria”, afirma Claudinéli Moreira Ramos, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 16 de junho, após preenchimento de cadastro no site da Abaçaí – Organização Social de Cultura (http://www.abacai.org.br/), que produz o evento em pareceria com a SEC.

Serviço:
Encontro Paulista de Museus
De 17 a 19 de junho – das 9h às 19h
Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Metrô Barra Funda, São Paulo)
Programação: http://www.abacai.org.br/encontro_museus/index.php
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.