FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Conheça a cirurgia que reconstrói o lóbulo da orelha

Brincos pesados, piercings... Conheça a cirurgia que reconstrói o lóbulo da orelha

Se ao colocar o brinco, a mulher sentir que o adorno está provocando uma tensão na pele, deve substituir a peça por um mais leve

Além do uso inadequado de brincos pesadíssimos, outros fatores também podem ocasionar um rasgo na orelha, como, por exemplo: piercings muito grandes e que provocam o alargamento do lóbulo e bebê/crianças que gostam de puxar brincos grandes e atraentes das orelhas, como se fossem brinquedos.
“Na verdade, o peso que uma orelha suporta varia de acordo com características individuais. Portanto, não existe um peso pré-determinado capaz de provocar um rasgo no lóbulo. Se ao colocar o brinco, a mulher sentir que o adorno está provocando uma tensão na pele, deve substituir a peça por um mais leve. Utilizando o bom senso, toda mulher é capaz de escolher o brinco mais apropriado para não lhe trazer nenhum dano estético”, explica o cirurgião plástico Ruben Penteado (foto), diretor do Centro de Medicina Integrada.
Mas em alguns casos, após anos e anos de uso contínuo de brincos pesados, o lóbulo da orelha pode se rasgar e, em casos mais graves, abrir-se em duas partes. “Este dano estético pode ser reparado por meio da zetaplastia, com o tratamento de incisão e sutura ou ainda pela técnica de retalho em gaveta. É o cirurgião plástico quem decidirá qual a técnica mais indicada para cada pessoa”, diz Penteado, que é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
*
Indicação apropriada
*
Nos casos em que o local do rasgão no lóbulo da orelha está linear, a zetaplastia reposiciona a cicatriz de forma que ela adquira uma posição mais paralela às linhas naturais e pregas da pele, tornando-as menos notáveis. Sob anestesia local, são feitas novas incisões, de 1 a 2cm, em cada lado da orelha, criando pequenos retalhos de pontas triangulares na pele. “Estas pontas são reorientadas em ângulos diferentes para cobrir a ferida, dando à cicatriz um aspecto de Z ou zig-zag. A ferida será fechada com pontos que serão removidos depois de alguns dias”, conta o médico.
Já na cirurgia de retalho em gaveta, também realizada sob anestesia local, o cirurgião recorta as bordas como se fossem uma escada e cada lado do lóbulo completa o outro, para, em seguida, as duas bordas serem suturadas. Nos casos em que o rasgo da orelha é menor, é feita a sutura simples sob anestesia local. Brincos, novamente...
No pós-operatório, o curativo deve ser trocado no dia seguinte, conforme orientação médica. Os pontos são retirados de sete a dez dias após a cirurgia. E é possível retornar às atividades normais no mesmo dia. “Alertamos as pacientes que usar brincos no pós-operatório imediato não é recomendável, pois podem causar traumatismo e prejudicar a cicatrização. Não é recomendável também fazer um novo furo na mesma região operada, uma vez que devido ao rasgo, a pele da região afinou”, diz o cirurgião plástico.
Segundo Penteado, o resultado definitivo desta intervenção só é percebido seis meses após a cirurgia, quando a cicatriz fica no nível original da pele, tornando-se praticamente imperceptível.
*

SERVIÇO:
www.medintegrada.com.br
http://dicadebelezadiaria.blogspot.com/
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.