FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Curitiba recebe primeiro diamante de cinzas humanas do país


* Foto: Erlei Schade

E das cinzas surge o diamante

Curitiba recebeu nesta quinta-feira (09.07) o primeiro diamante de cinzas humanas do país. A jóia foi entregue pela Funerária Vaticano.


Depois de ver dos ossos o Velho virar cinzas, dona Leroy foi colocada diante de uma proposta inusitada: que tal transformá-lo de restos mortais em diamante? Ao ouvir a ideia, assim de supetão, a viúva não titubeou. As cinzas do marido, Jorge Gaspar da Silva – militar da reserva falecido em 1994, aos 61 anos por complicações cardíacas – partiram rumo à Suíça para ressurgir como pedra preciosa. Tanto a cerimônia de cremação – realizada em dezembro do ano passado – quanto o pedido de confecção do diamante foram realizados pela Funerária e Crematório Vaticano, de Curitiba, que oferece o serviço exclusivo desde Finados de 2008. Segundo a empresa, este será o primeiro diamante de cinzas humanas do Brasil e será entregue à família na próxima quinta-feira, 9 de julho, às 14h, na Capela Vaticano – rua Hugo Simas, 26, bairro São Francisco, em Curitiba.

Dos cerca de dois quilogramas de cinzas extraídos dos ossos do ex-militar na cremação, meio quilograma foi utilizado na produção da jóia. O restante ficou nas mãos de dona Leroy. A empresa suíça Algordanza, responsável pela confecção do diamante, entregou à viúva uma preciosidade de 0,25 quilates, o correspondente a uma pedra do tamanho de uma ervilha. Todo o processo de transformação da matéria-prima é acompanhado pela Vaticano – representante
da Algordanza na América do Sul – que recebe semanalmente relatórios que comprovam o uso exclusivo das cinzas para a elaboração do diamante. Sem contar na certificação ISO 9001, que atesta as práticas da empresa.

No laboratório suíço, a cinza é submetida a sessões de alta pressão e temperaturas de até 1.500 ºC, ao longo de dois a três meses. O valor da fabricação das pedras preciosas varia de R$ 12.677 (0,25 quilates) a R$ 52.330 (1 quilate). Mas para a pensionista Leroy Gaspar da Silva, acima do
dinheiro, o que mais vale é não esquecer de quem se foi. “No começo, quando o corpo está enterrado, todos visitam. Depois o lugar vai ficando abandonado. Queria fazer alguma coisa para que o velho ficasse perto da gente. Aí mandei cremar o corpo e fazer o diamante”, explica. O próximo passo será presentear a filha Ligia com a jóia. “Não preciso do diamante para lembrar do velho, porque ele está sempre perto de mim”, conta a viúva, com alegria e voz firme.


*
*
*
*
*
*
Publicidade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.