FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Itaquera comemora 31ª Festa das Cerejeiras

Acontece neste domingo (2/8), das 6h às 17h, a 31ª edição da Festa das Cerejeiras no Parque do Carmo. Anualmente, a Federeção de Sakura e Ipê do do Brasil organiza o evento para cerca de três mil pessoas
No próximo domingo, 2/8, será realizada a 31ª Festa das Cerejeiras, das 6h às 17h, no Parque do Carmo, localizado na Av. Afonso Sampaio e Souza, nº 951, em Itaquera. Neste dia, a colônia japonesa resgata a tradição Hanami, que é o ato de contemplar as flores e sentir a carícia de suas pétalas no rosto. Conforme os hábitos japoneses, o ritual transmite paz interior. O evento é realizado todos os anos, no mês de agosto, pela Federação de Sakura e Ipê do Brasil. Nesta edição, deve reunir cerca de 5 mil visitantes.

Já confirmaram presença no evento, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; o subprefeito de Itaquera, Laert de Lima Teixeira; o cônsul geral do Japão em São Paulo, Kazuaki Obe e o presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, Kihatiro Kita.

Além do espetáculo proporcionado pela floração, o público verá uma mostra paralela de árvores cultivadas pela Federação. Acontecem ainda apresentações de Odori - dança típica japonesa -, dança country, ginásticas rítmicas e corais. A flor de cerejeira é um símbolo dos japoneses. No Parque do Carmo existem várias espécies diferentes e cerca de 1.500 pés plantados. É o segundo maior bosque deste tipo encontrado fora do Japão, só perdendo para a cidade de Washington, capital dos EUA.

Comidas típicas como mandys, doce recheado com massa de feijão, yakissoba e tempurá serão vendidas em barracas espalhadas pelo parque. Haverá também tendas de comidas brasileiras, com pastéis e churrasco. Quatorze associações japonesas da região leste estão envolvidas no evento.

A História

No Brasil, a festa celebra o cultivo do sakura matsuri (pronuncia-se sakurá), flor que possui grande importância para os descendentes, devido à sua forte tradição no Japão. O projeto de cultivo foi iniciado em 1974 pelo senhor Matsuba, que morava na zona leste da capital.

Ele buscava um terreno no Parque do Carmo para plantar as cerejeiras, com vistas a trazer um pouco de sua cultura às comunidades próximas. Com a idéia e o plano traçado, dirigiu-se ao então prefeito de São Paulo, Mário Covas, para pedir a liberação do terreno. Sensibilizado, o prefeito aprovou o projeto e incentivou a idéia.

A partir daí começou o plantio das cerejeiras no local. No entanto, as sementes, trazidas do Japão, não vingaram no solo brasileiro. Somente depois, com a vinda de mudas da flor de seu habitat natural, iniciou-se o que seria uma celebração anual. Bem mais tarde, fundou-se a Associação das Cerejeiras do Parque do Carmo que abraçou todas as comunidades ao seu redor. Hoje, a Associação deu espaço à Federação de Sakura e Ypê do Brasil.

Programação

31º SAKURA MATSURI DO PARQUE DO CARMO

6h - ABERTURA DO BOSQUE

9h - INÍCIO DAS APRESENTAÇÕES

9h00 - Radio Taisso, com a ginástica rítmica matinal. Coordenação do grupo da Vila Matilde
9h15 - Lian Gong, com a ginástica terapêutica chinesa. Coordenação Beth Morishigue
9h30 – Wadaiko, com tambores infantil de Itaquaquecetuba
9h45 - Brasil Sakura Ondo, apresenta a dança do Sakura do Brasil; o Tokyo Ondo, com a dança de Tokyo; Soma Bom Uta; Kiyoshi Soran Bushi. Coordenação do Grupo Folclorico Sakura
10h45 – Wadaiko, com tambores. Coordenação: Sakura Fubuki

11h - CERIMÔNIA DE ABERTURA

Apresentação das Autoridades
Hinos Nacionais do Japão e do Brasil
Mensagem do Presidente da Federação
Palavras dos Convidados e Autoridades
Brinde com os convidados no Bosque das Cerejeiras

12h - REINÍCIO DAS APRESENTAÇÕES

12h15 - Dança dos Anos 60 - Grupo Nippon
12h30 - Folk Dance e Canção de Ninar da Irlanda - Oh! Suzana - Cutsu Ga Naru - Grupo Vila Matilde
12h45 - Shan Shan Kassa Odori, com a dança do Guarda Chuva – Grupo Folclórico Sakura
13h00 - Show da Cantora Karen Ito
13h30 - Nissem Ondo - Grupo Folclorico Sakura
13h40 - Ohanatian (Pequena Flor) - Grupo 3 Coroas / S. Miguel
13h50 - Show de Dança Country - Grupo Takayama
14h10 - Dança Solo - Eduardo Yoshimoto
14h20 - Kenko Taisso, com dança de ginástica terapêutica; Mikan no Hana Saku Oka - assada! e Guenkide - Umio Watate Hyaku Shuunen - Grupo Carmo / Liberdade
14h35 - Yossakoi Soran - Grupo Taiko / S. Miguel
14h45 - Furussato Ondo; Yayoi Ondo; Missassa Kouta - Grupo Folclórico Sakura
15h15 - Dança Solo - Marcio Galvão
15h25 - Maneki Neco, com a dança do Gato; Soran Bushi: Kiyoshi no Zundoko Bushi - Grupo Folclórico Sakura
16h00 - Show do cantor Mauricio Miya
16h30 - Dança Circular - Grupo Itaquera
16h45 - Tanko Bushi - Grupo Folclórico Sakura

17h - ENCERRAMENTO
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.