FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Jardins Comestíveis

Uma pequena mudança na paisagem faz bem para o bolso e para o meio ambiente

A preocupação com uma alimentação saudável se intensifica conforme a ciência demonstra que esta é a chave para uma vida longa, e para a prevenção de doenças. Uma campanha vem ganhado força nos Estados Unidos, e sua garota propaganda é a primeira-dama, Michelle Obama, que está incentivando as pessoas para que ao invés de gastar água e adubo com jardins ornamentais, por que não aplicá-los no cultivo de alimentos?
São os “edible gardens” ou jardins comestíveis - um nome mais requintado para a conhecida horta. “Mas a falta de espaço nas grandes cidades e a falta de incentivo acaba inibindo o cultivo de hortas residenciais no Brasil”, diz o empresário Luiz Fernando do Valle, presidente da Ecoesfera Empreendimentos Sustentáveis.

A incorporadora criou uma área reservada para o Pomar e Herbário, em todos os seus empreendimentos residenciais sustentáveis, o Ecolife. Visando especialmente as crianças que aprenderão a plantar e cultivar frutas e verduras supervisionadas por funcionários treinados, e desta forma, passarão a valorizar e respeitar o meio ambiente.
Os moradores do Ecolife Butantã gostaram tanto desse espaço, que recentemente elaboraram uma cartilha com a descrição e os benefícios de todas as plantas medicinais, ervas condimentares e árvores frutíferas plantadas no local. “Aproveitei um canto do meu quintal que usava para guardar coisas velhas. Eu e minha esposa já plantávamos em pequenos vasos, agora temos nossa própria horta. Minha filha adora quando colhemos a salada do almoço”, conta o técnico em eletrônica, Neimar Dias.

O grande desafio, segundo os ambientalistas, é que essa tendência venha para ficar não somente nos Estado Unidos, Brasil, mas no mundo inteiro.
















Clique na Imagem para ampliar:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.