FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Agosto: mês dos pais e dos padres

*Monsenhor Jonas Abib

Agosto é um mês bastante importante para a Igreja. Antes mesmo de comemorarmos o Dia dos Pais, no segundo domingo do mês, no dia 4 temos a festa de São João Maria Vianney, quando homenageamos o Dia do Padre.
Independentemente de a data cair numa terça-feira, todo católico pode cumprimentar o padre de sua paróquia, capela, comunidade, ou mesmo todos os padres que Deus colocou no caminho de sua vida no domingo anterior, dia 2. É o mínimo que podemos fazer em gratidão àqueles que o Senhor escolheu como nossos pais e pastores.
Sim, a palavra padre quer dizer pai. Todo padre é pai. Deus, porém, me concedeu uma graça especial: os consagrados na nossa comunidade Canção Nova me têm como um pai e me amam como a um pai. Eu também os amo e os acolho como verdadeiro pai. Todos sabem que se trata de uma paternidade espiritual, mas muito concreta e real. É uma grande graça e uma imensa alegria.
Deus colocou em meu já longo percurso inúmeros padres que marcaram minha vida. Alguns deles eram verdadeiros santos, que me foram modelo e impulso para caminhar rumo ao sacerdócio. Destaco especialmente o padre Geraldo Martinelli. Foi observando seu jeito de ser e de agir como sacerdote, quando eu era ainda tão menino, que eu me decidi a ser padre, mas do jeito do padre Martinelli.
Quando estava a um passo da ordenação sacerdotal, fui abraçar minha mãe e ela estava chorando. Então, perguntei: “Por que a senhora está chorando assim?” Ela me respondeu: “Você escolheu um caminho muito difícil, meu filho. Você vai sofrer muito. Mas, já que a escolha está feita, que Deus o abençoe”. Dei um abraço bastante apertado em minha mãe, enquanto me lembrava das palavras que Dom Bosco ouviu de sua própria mãe: “Começar a ser padre é começar a sofrer”.
As duas mães tinham toda razão. É verdade que o sofrimento sempre fez parte e sei que continuará presente em minha vida de padre. Mas, com a graça de Deus, em mais de 40 anos de sacerdócio nunca me arrependi, nunca pensei em voltar atrás.
Sou feliz como padre, realizado e disposto a ser cada vez melhor. Digo a todos, mas especialmente aos jovens: ser padre e ser pai é bom demais. Por isso, é preciso se alegrar e fazer festa. Muita festa.

*Monsenhor Jonas Abib é fundador da Canção Nova, comunidade católica que em 2008 recebeu o Reconhecimento Pontifício, sendo elevada à condição de Associação Internacional de Fiéis (http://www.cancaonova.com/)
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.