FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Curso de Ortodontia Preventiva ensina o dentista a evitar problemas de oclusão

Uma das frentes principais do Curso é orientar o cirurgião-dentista a intervir precocemente em fatores que podem acarretar distúrbios na oclusão e também nas alterações estomatognáticas em fase inicial

Mordida cruzada ou aberta, dentes projetados para a frente, língua mal posicionada. Muitas crianças e adolescentes já ouviram diagnósticos como esses. Chamados desvios de oclusão, ocorrem porque os dentes e maxilares estão mal posicionados. Em vários casos, levam ao uso de aparelhos móveis ou fixos. “A maioria dos problemas bucais que se manifestam tardiamente teve início no berço. O primeiro grande surto de crescimento da maxila, por exemplo, ocorre do primeiro ao quarto ano de vida. Esta é a melhor fase para intervir”, informa o Prof. Dr. Jorge Abrão, coordenador do curso de Especialização e Extensão em Ortodontia do CETAO.

Na verdade, a prevenção de maloclusões deve começar antes mesmo que os dentes nasçam, para que as bases ósseas que os receberão fiquem bem posicionadas, favorecendo uma dentição equilibrada. A importância dada à prevenção precoce de problemas bucais é cada vez maior, pois o estabelecimento e a manutenção da oclusão normal constituem-se em objetivos importantes quando se acompanha o desenvolvimento da dentição infantil. “Uma das formas de garantir um sorriso harmonioso é a amamentação. O aleitamento natural é a melhor opção para favorecer o exercício da sucção do bebê, muito importante para o desenvolvimento muscular e ósseo do rosto. O aleitamento ajuda a projetar para a frente o queixo do bebê, que, em geral, nasce posicionado mais para trás. Ao mamar no peito, a criança também aprende a respirar pelo nariz e a posicionar a língua”, diz o Prof. Dr. Jorge Abrão.

Os danos que chupar dedo e chupeta provocam ao desenvolvimento muscular e ósseo são bastante propagados e os dentistas sempre os reforçam: esses hábitos podem causar problemas como dentes superiores projetados para a frente e interposição da língua no meio dos dentes. “As maloclusões são essencialmente decorrentes de hábitos nocivos desenvolvidos na infância, dentre os quais destacam-se a succção da chupeta e do polegar. Os efeitos destes hábitos sobre o desenvolvimento da maxila e da mandíbula e sobre os arcos dentais dependem do desenvolvimento osteogênico da criança, da duração, da freqüência e da intensidade com os quais eles são praticados”, explica o Prof. Jorge Abrão, que também é Prof. Livre-Docente do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Fousp.

Uma das frentes principais do Curso de Ortodontia Preventiva do CETAO é orientar o cirurgião-dentista a intervir precocemente em fatores que podem acarretar distúrbios na oclusão e também nas alterações estomatognáticas em fase inicial. “Atuar preventivamente conscientizando pais e responsáveis acerca da importância das crianças não desenvolverem hábitos de sucção inadequados contribui muito com a redução da ocorrência de desvios na oclusão de crianças de tenra idade. Neste sentido, as creches/escolas constituem-se em espaços privilegiados para tal atuação, visto que na grande maioria delas, a criança permanece em tempo integral”.
*
Informações sobre o curso
Para obter mais informações sobre o Curso de Ortodontia Preventiva do CETAO é só ligar para (11) 5051 2370/ 5051 6209, ou escrever para cetao@cetao.com.br. O conteúdo programático completo dos cursos está disponível no site do Cetao: http://www.cetao.com.br/areas.asp?id=7&idc=48

SERVIÇO:
O CETAO é uma Instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo Ministério da Educação, que promove cursos de extensão e especialização em Odontologia. Fundada há 11 anos, está presente em 07 países, ministrando cursos para dentistas no Brasil e no exterior.
Avenida Indianópolis, 153, Moema. São Paulo.
Tel: (11) 5051 2370/ 5051 6209.
http://www.cetao.com.br/
cetao@cetao.com.br
http://dentistarecemformado.blogspot.com/
*
*
*
*
Publicidade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.