FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Ministério da Saúde comprará 18 milhões de doses da vacina

Um milhão de doses chegará em dezembro e as 17 milhões restantes serão formuladas pelo Instituto Butantan. Elas serão distribuídas até julho de 2010

O Ministério da Saúde negocia a compra de 18 milhões de doses de vacina contra Influenza A (H1N1). Um milhão chegará até o fim de dezembro deste ano, pronta para uso. Enquanto as 17 milhões de doses restantes, compradas a granel, serão produzidas no Instituto Butantan, em São Paulo. Elas estarão disponíveis no primeiro semestre de 2010 para uma possível segunda onda da doença no inverno do próximo ano.
Ainda não estão definidos os grupos da população que serão priorizados na imunização. De acordo com o Secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, a decisão será tomada conforme uma avaliação da evolução da nova gripe no país. Contudo, adianta que os profissionais de saúde que trabalham diretamente com o atendimento da nova gripe deverão estar protegidos. Entre as possibilidades, estão ainda grupos de risco, grávidas, idosos e crianças. “Até o fim do ano teremos esse cenário”, pontua.
O Instituto Butantan produzirá a vacina a partir de uma parceria com a empresa Sanofi Pasteur, uma das maiores do setor. O Ministério da Saúde negocia ainda a compra de mais 15 milhões de doses. Contudo, aguarda a definição da Organização Mundial da Saúde sobre a quantidade de vacina sazonal – contra a gripe comum, que deverá ser produzida no próximo ano.
Apenas um pequeno grupo de laboratórios em todo o mundo produz vacinas contra gripe, comum ou Influenza A (H1N1). Segundo Reinaldo Guimarães, o Ministério da Saúde já entrou em contato com outras empresas que fabricam a vacina para a compra de mais doses, caso seja necessário.

POTENCIAL DE PRODUÇÃO - O processo de produção das duas vacinas é muito parecido. Contudo, os primeiros testes do produto para o combate da nova gripe demonstram um rendimento menor. O mais provável é que cada pessoa receba duas doses para a imunização. O Instituto Butantan testará adjuvantes na imunização para potencializar o efeito. A capacidade de produção do laboratório, responsável por fabricar a imunização da gripe comum no país, varia entre 5 e 30 milhões de doses por mês.
A formulação de vacinas contra a nova gripe não modificará o programa nacional de vacinação contra a gripe sazonal. O secretário Reinaldo Guimarães afirma que o total de doses será mantido – cerca de 25 milhões por ano para pessoas com mais de 65 anos.
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.