FIQUE POR DENTRO

domingo, 20 de setembro de 2009

ADMINISTRANDO UM SALÃO DE CABELEIREIRO

O sucesso de qualquer estabelecimento é a confiança e aproximação entre o proprietário e o seu público.
*
Montar um negócio parece simples, mas mantê-lo aberto, fidelizar clientes, evitar o turnover e obter lucro é uma das tarefas mais difíceis dentro de uma organização, ainda mais quando falamos de um salão de cabeleireiro, que depende quase que única e exclusivamente do trabalho dos profissionais para que tudo isso aconteça.

Já parou para pensar quem é o patrão destes estabelecimentos? O profissional risca a agenda quando quer, atende os clientes que achar necessário, dá o desconto que achar interessante, fica com grande parte do valor do serviço, com comissões que variam de 50%, 60% ou até mesmo 70%, e deixa o proprietário do salão com algum dinheiro para pagar água, luz, telefone, recepcionistas, gerentes, café, taxas de cartão de crédito, impostos, toalhas, shampoo e etc.

Então, o que fazer? Alexandre Cantinho consultor de gestão de negócios explica que o proprietário possui duas opções: se conformar com essa situação ou revertê-la, de modo que o profissional seja uma peça importante, mas que não seja o único responsável pelos lucros do estabelecimento.

Se manter sempre próximo do cliente, entender os seus desejos e necessidades, torná-lo uma pessoa especial e proporcionar atendimento de qualidade no tempo e no prazo estipulado, são extremamente importantes para o sucesso do salão. “Mas isso deve ser feito pelo dono ou pelo gerente e não apenas pelo profissional. Conhecer e proporcionar aos seus clientes as coisas que ele gosta, farão com que o seu espaço seja bem quisto.” – garante.

Muitas vezes o cliente se torna fiel ao profissional, acompanhando-o para onde ele for, o que significa que o lugar que ele frequenta é o menos importante. O que na verdade, não deveria ser. Apresentar outros serviços, proporcionar descontos estratégicos e estar sempre aberto a críticas e sugestões gera confiança, fator determinante para fidelização do seu público.

Ou seja, entender a importância de ter um profissional qualificado e preparado para atender a sua clientela, colocá-lo a par de todas as decisões, saber cuidar do cliente (antes, durante e depois) e manter um programa especializado para armazenamento da frequencia dos clientes, serviços utilizados e consumo médio, farão com que você consiga mensurar a quantas anda o seu salão, quais estratégias deverão ser adotadas, quais serviços deverão ser aprimorados, entre outras.

Só assim, você poderá entender a necessidade dos seus clientes, repassá-las aos seus profissionais e melhorar a qualidade dos serviços, obtendo maior lucro e menor rotatividade entre funcionários e clientes.

Sobre Alexandre Cantinho
Alexandre Cantinho é formado em Análise de Sistemas na universidade Mackenzie, Alexandre Cantinho atua há mais de 12 anos como consultor de gestão de negócios, auxiliando as pequenas, médias e grandes empresas (na área de beleza e estética); desde a abertura do negócio, escolha de ponto, valores a serem praticados no estabelecimento, definição de público alvo, aquisição de material, quantidade de profissionais a serem contratados, treinamentos, consultoria e análise de faturamento, perda de clientes, fidelização, entre outros problemas que podem ser encontrados na inexperiente administração.
O consultor possui em seu portfólio os principais salões de cabeleireiros e clínicas de estética, como Studio W, MG Hair, Mauro Freire, Jacques Janine, Studio DELL (Cuiabá), Loft, M Get, Maison Payot, entre outros.

http://www.square.com.br/
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.