FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Chuvas: HC alerta para os riscos das pessoas contraírem hepatite A

As fortes chuvas aumentam os riscos das pessoas contraírem hepatite A – doença altamente contagiosa, cuja transmissão ocorre, na maioria dos casos, pela ingestão de água ou alimentos contaminados com o vírus.

O alerta é da hepatologista Suzane Kioko Ono-Nita, do Serviço de Gastroenterologia Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Segundo a médica, as enchentes, ocasionadas pelas fortes chuvas, aumentam às chances de contaminação de rios, lagos, piscinas e mar com água de esgoto.

O consumo de alimentos e de líquidos de procedência desconhecida também são formas de contrair a doença, explica a médica.

A hepatite A acomete 1,4 milhões de pessoas a cada ano, em todo o mundo. A transmissão é via fecal-oral, ou seja, o vírus eliminado nas fezes chega à boca pela falta de lavagem das mãos da pessoa infectada.

Sintomas

A doença pode ser assintomática ou sintomática. O período de incubação do vírus da hepatite varia de 20-50 dias (ou mais em crianças). As pessoas infectadas podem transmitir a hepatite A antes dos sintomas aparecerem.

Quando sintomática, a doença pode apresentar-se como um quadro gripal ( febre, calafrios e sensação de fraqueza generalizada). Na fase avançada, os sintomas são náuseas, icterícia (amarelamento dos olhos e da pele), urina escura, fezes de cor clara, dor abdominal e fadiga.

Geralmente a hepatite A não evolui para infecção crônica, embora a recuperação completa possa levar várias semanas e raramente se apresenta de forma fulminante.
Orientação
A médica enumera alguns cuidados básicos para a prevenção da doença.

. Lavar bem as mãos após ir ao banheiro e sempre antes de manusear os alimentos.

. Evitar tomar água não tratada ou tomar bebidas que contenham cubos de gelo feitos a partir dessa água.
. Evitar comer frutas, saladas e vegetais crus não higienizados adequadamente.

. Redobrar a atenção no consumo de carne crua ou mal passada e de mariscos, ostras e mexilhões.
*
*
*
Publicidade:












Empregos por Careerjet


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.