FIQUE POR DENTRO

domingo, 27 de setembro de 2009

CICLO DA PROSPERIDADE OU DA SOBREVIVÊNCIA: EM QUAL VOCÊ ESTÁ?

*Christian Barbosa

Os ciclos são as formas que escolhemos para viver, conduzir nossas escolhas e obter os resultados pessoais. Para entender melhor este conceito, é necessário imaginá-los em formato de espiral ascendente na prosperidade, descendente na frustração e circular na sobrevivência. Dessa forma, cada atitude tem uma consequência correspondente.

Assim, aqueles que prosperam, completam cada ciclo de sua vida num patamar mais elevado do que o inicial. Já os que estão frustrados terminam sua trajetória num nível mais baixo e aqueles que apenas sobrevivem jamais mudam. No livro Mais Tempo, Mais Dinheiro, escrito por mim e pelo consultor financeiro Gustavo Cerbasi, há um teste capaz de identificar em que ciclo a pessoa está e quais atitudes ela deve tomar para ascender rumo à prosperidade, nível de equilíbrio entre dinheiro e tempo que traz consigo qualidade de vida e satisfação profissional.

Abaixo, explico melhor cada um deles.

Ciclo da Frustração - Nele, a pessoa faz muito mas não obtém resultados, por isso a frustração. Também é caracterizado como a fase em que não temos perspectivas de melhora no trabalho e as relações familiares não andam boas. Alguns outros itens:
- Falta tempo para se planejar;
- Falta de planejamento = tudo sai mais caro;
- Atividades se tornam urgentes;
- Falta de tempo e de dinheiro = estresse;
- Ansiedade e estresse prejudicam o trabalho;
- Ameaça de perder o emprego, saúde prejudicada, dívidas crescem;
- Horas extras para compensar = problemas pessoais.

Ciclo da Sobrevivência
Quem vive neste ciclo não “sai do lugar”. Não aumenta seu consumo, não cresce na carreira. Está, enfim, estagnado num ponto e apenas sobrevive. Outras características deste momento:
- Se há tempo, não há vontade para se planejar;
- Colegas de trabalho são promovidos, mas continuamos na mesma;
- Termina o mês, contas em dia, mas nenhuma possibilidade de novos consumos;
- Falta poupança;
- Falta de qualidade de consumo;
- Trabalha-se muito, ganha-se bem, mas gasta-se tudo.

Ciclo da Prosperidade
É a evolução. O caminho ao qual devemos focar nossas atenções. Nele, o tempo e o dinheiro são usados de forma correta e equilibrada. Claro que os imprevistos também acometem os que vivem neste ciclo, a diferença é que aqui as pessoas sabem lidar com eles. Quem está no ciclo da prosperidade consegue atender a este tópicos:
- Dedicação de tempo para se planejar;
- Planos para ter mais tempo e mais dinheiro;
- Uso de tempo e dinheiro para se educar;
- Melhores condições de subir na carreira;
- Promoção e aumento de salário;
- Aumentam as condições de usar mais tempo e mais dinheiro;
- Educação + Qualidade de Vida = melhores condições de subir na carreira.

É fundamental salientar que as mudanças de patamar são possíveis e viáveis. Para isso, o primeiro passo é descobrir em que ciclo você está e, a partir daí, buscas novas atitudes e ferramentas que o ajudem a mudar.

*Christian Barbosa - Maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade, é fundador da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo. Ministra treinamentos e palestras para as maiores empresas do país e da Fortune 100. Autor dos livros A Tríade do Tempo e Você, Dona do Seu Tempo, Estou em Reunião e co-autor do Mais Tempo, Mais Dinheiro.
http://www.triadedotempo.com.br/ e http://www.maistempo.com.br/

*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.