FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 8 de setembro de 2009

DIA MUNDIAL SEM CARRO

Convites para os Seminários “O impacto da poluição sobre a saúde pública” e
“Mobilidade urbana - A importância de um Plano Municipal de Transportes em São Paulo”

A edição deste ano do Dia Mundial Sem Carro, comemorado no dia 22 de setembro, será marcada por debates, protestos e diversas manifestações de rua. As ações estão sendo organizadas por um coletivo, proposto pelo Movimento Nossa São Paulo, formado por dezenas de organizações e centenas de pessoas que já se engajaram na campanha.

Mais do que estimular as pessoas a deixarem seus carros em casa durante um só dia, a idéia da campanha é marcar a luta por um transporte público de qualidade, por menos poluição do ar, por respeito ao pedestre, por mais ciclovias, enfim, pela mobilidade urbana.

No dia 21 de setembro, segunda-feira, estão previstos dois debates, para os quais gostaríamos de contar com a sua presença:


“O impacto da poluição sobre a saúde pública”
Horário: 9h às 13h
Local: Teatro da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP
Av. Dr. Arnaldo, 715 - Cerqueira Cesar

O objetivo do encontro é debater as principais questões e propor soluções para diminuir a poluição e melhorar a qualidade do ar e a saúde da população nas grandes cidades brasileiras, especialmente em São Paulo.

Neste seminário será apresentado um panorama da poluição, da qualidade do ar, e o impacto na saúde por autoridades médicas e governamentais da área. Representantes de diversos setores (combustíveis, motores, inspeção veicular, consumidores, ministério público) discutirão responsabilidades e soluções.

A agenda provisória do evento é a seguinte:

Abertura

Painel 1 - A poluição do ar em São Paulo e suas causas
Claudio Alonso - CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - confirmado

Painel 2 - O efeito da poluição na saúde pública
Paulo Saldiva – Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - confirmado
Antonio Carlos Palandri Chagas – Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia - confirmado
Januario Montone – Secretário municipal da Saúde - confirmado

Painel 3 - Ruído urbano e seus efeitos na saúde pública
Alfred Szwarc - ADS tecnologia e desenvolvimento sustentável - confirmado

Mesa Redonda - Responsabilidades e Soluções - Debate buscando pontos de convergência para solução dos problemas
Lisa Idec – Coordenadora Executiva do IDEC - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - confirmada
Hélio Mattar – Diretor-Presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente - confirmado
Alfred Szwarc - ADS tecnologia e desenvolvimento sustentável - confirmado
José Sérgio Gabrielli – Presidente da Petrobrás
Eduardo Jorge – Secretário municipal do Verde e Meio Ambiente - confirmado
Xico Graziano – Secretário estadual do Meio Ambiente – representante:
Carlos Ibsen Vianna Lacava - Diretoria de Tecnologia, Qualidade e Avaliação Ambiental da CETESB - confirmado
José Eduardo Ismael Lutti – Promotor secretário executivo da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Capital - confirmado
Cledorvino Belini – Presidente da Fiat
Marcos Sérgio de Oliveira – Presidente da Ford
Thomas Schmall – Presidente da Volkswagen
Sven Antosson – Presidente da Scania
Tommy Svensson – Presidente da Volvo
Gero Hermann – Presidente da Mercedes-Benz

Encerramento

Confirme presença pelo e-mail zuleica@isps.org.br

“Mobilidade urbana - A importância de um Plano Municipal de Transportes em São Paulo”
Horário: 19h30 às 21h30
Local: a confirmar

O objetivo principal é elaborar uma proposta para o Plano de Circulação Viária e Transportes para a cidade de São Paulo. O plano está previsto no Plano Diretor Estratégico e, pela lei, deveria estar pronto desde 2006.

A partir do encontro, a idéia é formar uma comissão com representantes da sociedade civil para dar apoio à Prefeitura, levando propostas com foco nos ideais de cidade sustentável e incentivando a concretização do Plano.

Além disso, o seminário tem como objetivos:

- Traçar um breve panorama da cidade de São Paulo, no que diz respeito ao planejamento e construção da cidade do ponto de vista da mobilidade urbana e transportes;

- Apresentar alternativas, possibilidades e propostas para melhorar a mobilidade urbana na cidade, e

- Mobilizar os participantes para as atividades do dia 22 de setembro.

Foram convidados para fazer parte dessa mesa: Alencar Izidoro, jornalista da Folha de São Paulo; Ladislau Dowbor, professor de pós-graduação em economia e administração da PUC-SP (confirmado); Assuncion Blanco, da Associação Viva Pacaembu; João Lacerda, da ONG Transporte Ativo (confirmado); Horácio Figueira (vice-presidente da Associação Brasileira de Pedestres e consultor da Abramet - Associação Brasileira de Medicina de Tráfego ( confirmado) e Hugo Pietrantonio, professor doutor em engenharia de transportes da Universidade de São Paulo.

Confirme presença pelo e-mail andrea@isps.org.br

Além da realização dos seminários, para o dia 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, estão programadas várias atividades:

Das 7h às 19h, “Vaga Viva” (esquina da R. Padre João Manoel e Av. Paulista, ao lado do Conjunto Nacional) – transformação de espaços de estacionamento na rua em local de convivência e práticas lúdicas. O espaço também será utilizado para uma oficina de montagem de “ando-móveis”, estruturas de madeira que lembram o formado de um automóvel, mas que são movidas pelas pessoas.

A partir das 9h, marginal do Rio Tietê, na altura da Ponte das Bandeiras, “Praia do Tietê” – Atividade promovida pela Fundação SOS Mata Atlântica que pretende reunir 200 pessoas para encenar uma manhã de lazer, com caminhada, jogos e até espaço para banho de sol na "praia do Tietê". O cenário contará com esteiras, cadeiras de praia e guarda-sol. O objetivo é imaginar uma cidade com rios limpos, revitalizados, atraentes para a população.

A partir das 9h, Av. Paulista com rua Augusta, Manifesto por um ar mais limpo e em favor da mobilidade urbana em São Paulo – com máscaras anti-poluição, participantes distribuirão um manifesto, inédito, assinado por diversas organizações, que alerta sobre os impactos da poluição veicular na saúde pública e no aquecimento global e sobre a urgência de medidas que estimulem a mobilidade sustentável – ciclovias, transporte público acessível e de qualidade, prioridade ao pedestre.

Informações atualizadas sobre as atividades estão disponíveis no portal http://www.nossasaopaulo.org.br/ e no http://www.diamundialsemcarro.ning.com/
*
*
*
*
Publicidade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.