FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Funarte abre exposição coletiva, Nos Limites da Arte, com 59 artistas

Fotos: Funarte
* Peça (sem nome) de Mariana Plama
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) inaugura no dia 3 de outubro, sábado, em São Paulo, a mostra coletiva Entorno de: Nos Limites da Arte - 1ª Edição, às 11 horas. A exposição reúne um conjunto de obras inéditas de 59 artistas, integrantes do Grupo de Estudos do Ateliê Fidalga.

Na abertura da exposição será lançado o livro Ateliê Fidalga - 55 Artistas - São Paulo - Brasil, publicado pela editora espanhola Dardo, que traz textos dos curadores Paulo Reis e Kátia Canton e depoimentos dos artistas Roberto Fabra, Reginaldo Pereira, Fernando Velazquez e Daniel Caballero. O livro dedica duas páginas a cada artista, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos nos últimos 10 anos.

As obras apresentadas em Entorno de: Nos Limites da Arte – 1ª edição foram produzidas especialmente para o espaço expositivo do Centro de Convivência Waly Salomão e Galeria * Colméia - Jérome Florente
Mário Schenberg do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Os artistas que participam da mostra se reúnem, semanalmente, no Grupo de Estudos do Ateliê Fidalga, localizado na capital paulista, sob a coordenação dos artistas Albano Afonso e Sandra Cinto. A exposição coloca em foco uma nova proposta de se pensar a arte e a educação, em que o artista pedagogo é o centro da atenção.

O objetivo dos encontros, além da troca de experiências entre os artistas, é a discussão de questões referentes à arte contemporânea, fazendo uma reflexão dinâmica sobre o que acontece em um ambiente não acadêmico com artistas de diferentes formações e com diversas pesquisas estéticas e conceituais. A exposição reflete o caráter plural deste grupo e suas diferentes linguagens em pintura, fotografia, desenho escultura, livro-de-artista, instalação, vídeo e objetos, entre outras.

Algumas obras serão produzidas no local, dialogando com a arquitetura do espaço expositivo da Funarte, área de convivência e fachada do prédio. “A idéia é transformar o local em um laboratório de estudos e produção. Não se trata de uma exposição convencional, mas de um exercício de convivência entre diferentes linguagens, conceitos e poéticas. Um desafio lançado para os artistas é o diálogo e a contextualização das obras com o entorno”. Explica Sandra Cinto, coordenadora do Ateliê Fidalga.

* Glóbulos - Margarida Holler
Artistas integrantes da exposição: Adélia Klinke, Adriana Conti Melo, Alice Freire, Ana Lucia Mariz, Ana Niski Zveibil, Ana Nitzan, Ana Pinheiro, Ana Sefair Mitre, Andreia Reis, Anne Cartault d’Olive, Antonio Melloneto, Bia Bittencourt, Bettina Vaz Guimarães, Bruno Mendonça (colaboração com Felippe Moraes), Camila Nassif, Carla Chaim, Carlos Nunes, Cecília Walton, Célia Macedo, Christina Meirelles, Daniel Caballero, Deolinda Aguiar, Ding Musa, Felipe Cama, Felippe Segall, Flávio Cerqueira, Fernanda Assumpção, Fernando Velázquez, Gabriel Braga, Graziela Pinto, Helen Faganello, Henrique de França, Jana, Jérôme Florent, Jofer, Júlia Kater, Laura Santos Mazzela, Lina Wurzmann, Luciana Kater, Luciana Kater, Luiz Telles, Lulli, Maria Luisa Editore, Madu Almeida, Malu Saddi, Marcelo Amorim, Márcia de Moraes, Margarida Holler, Mariana Palma, Maura Bresil, Pedro Cappeletti, Regina Sarreta, Reginaldo Pereira, Renata Cruz, Renata Ursaia, Renato Leal, Roberto Fabra, Sandra Lopes, Solange Sandoval e Vivian Kass.

Exposição: Entorno de: Nos Limites da Arte – 1ª edição
Coletivo a expor: Ateliê Fidalga
Abertura: 3 de outubro de 2009 – sábado - às 11 horas
Local: Complexo Cultural Funarte São Paulo
Espaços: Centro de Convivência Waly Salomão e Galeria Mário Schenberg
Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos - São Paulo/SP - Tel: (11) 3662-5177
Visitação: Segunda a sexta (das 09h às 18h), sábado e domingo (das 10h às 21h)
Entrada Franca
Data final da exposição: 15 de novembro de 2009

Nos Limites da Arte

O projeto Nos Limites da Arte envolve a programação das Galerias Funarte das cidades de Belo Horizonte, Brasília e São Paulo; constituída por apresentação de obras de arte, performances, vídeos, instalações, intervenções de artistas e de coletivos que desenvolvem trabalhos nos limites entres as diferentes expressões das artes.

A ocupação tem como objetivo aproximar tanto o público em geral como o especializado da produção de artistas que desafiam os limites entre as artes. Desta forma, o projeto mostra que diversas linguagens, meios expressivos e técnicos da arte contemporânea desenham um campo plural de experimentação.

Nos Limites da Arte cumprirá o objetivo de criar condições físicas e conceituais para aproximar o público destas formas fronteiriças de arte. Para isto, o projeto propõe as seguintes etapas: pesquisa e identificação dos artistas mais significativos neste campo; apresentação nos espaços Funarte dos artistas e obras selecionados; organização de ação pedagógica; e publicação de impressos que divulguem e informem sobre os temas abordados nas obras apresentadas.

Os espaços Funarte e a instituição em seu conjunto serão fortalecidos como lugar de expressão cultural, de formação de público e de reconhecimento da diversidade dos valores culturais da arte brasileira contemporânea.

Ateliê Fidalga

O Grupo de Estudos do Ateliê Fidalga, coordenado por Sandra Cinto e Albano Afonso, iniciou suas atividades em 1998. Localizado na cidade de São Paulo, recebe, semanalmente, 59 artistas jovens ou em meio de trajetória para discutir seus projetos, dialogar e trocar experiências sobre arte contemporânea. Trata-se de um espaço não acadêmico, não institucional, onde as experiências individuais são respeitadas. O encontro entre esses artistas de diferentes idades e com formações diversas, cada um com suas pesquisas estéticas e conceituais, estimula a reflexão sobre a arte no mundo atual.
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.