FIQUE POR DENTRO

domingo, 27 de setembro de 2009

Itaquera comemorou o dia da árvore plantando mudas em clube e praça

Em homenagem ao Dia da Árvore (21 de setembro) realizou-se, em todo o Estado de São Paulo, no dia 20/9, às 11h, uma ação simultânea de plantio de árvores
O projeto estadual de plantio de árvores, coordenado pela ONG Brasil Eco Planetário, contou com a participação de várias instituições de ensino, sindicatos, movimentos sociais, empresas, ONGs, Câmaras Municipais e Prefeituras.

Com apoio da secretaria do Verde e do Meio Ambiente, e, em Itaquera, da subprefeitura, o plantio sincronizado preocupou-se com três importantes questões ambientais: o combate ao aquecimento global, a ampliação das áreas arborizadas e o fortalecimento da cultura ecológica na sociedade. A meta prevista era o plantio de 100 mil novas mudas de árvores no estado.

Em Itaquera, o projeto foi operacionalizado pelos servidores que estão à frente da direção do Parque e da Casa de Cultura Raul Seixas, localizados no Conjunto José Bonifácio. Mas o plantio que contou com a presença de membros do Motoclube Itaquera, aconteceu no Distrito Parque do Carmo, onde 38 mudas fazem parte agora das dependências do Clube Escola Rumi de Ranieiri, local cedido à ação.

As outras 162 mudas, cedidas pela secretaria do Verde, em breve, vão florescer numa praça situada próxima ao clube, beneficiando a população da região. Entre as mudas estão pés de pitanga, cereja, ipê amarelo e roxo.

Em outros pontos da cidade, a ação também foi um sucesso. No famoso Parque Ibirapuera, por exemplo, além do plantio houve apresentações culturais. Em geral, os interessados participaram das seguintes maneiras: plantando individualmente uma muda, por meio do programa de incentivo à arborização urbana, que visa o plantio interno ou na calçada de residências; através do plantio em áreas públicas, organizado por instituições de ensino ou segmentos da sociedade; e, por último, do plantio em área de parques.

No segundo caso, os participantes contaram com o apoio das subprefeituras na indicação das áreas. As mudas foram solicitadas à SVMA pela subprefeitura e os insumos ficaram por conta dos parceiros do plantio comunitário. As solicitações para o plantio nos parques, por sua vez, foram encaminhadas ao Departamento de Parques e Áreas Verdes (Depave) responsável pela administração dos 32 parques municipais existentes em São Paulo; pela criação de novas áreas verdes; e pela emissão de pareceres sobre o impacto ambiental de obras no município.
*
*
*
Publicidade:






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.