FIQUE POR DENTRO

domingo, 20 de setembro de 2009

JOVENS DA CIDADE TIRADENTES GANHAM "ESTAÇÃO DA JUVENTUDE"

Com muita música, esporte e animação, o prefeito de São Paulo inaugurou no último domingo (13/09) a Estação da Juventude, em Cidade Tiradentes, Zona Leste. O equipamento, uma iniciativa das secretarias de Coordenação das Subprefeituras, Assistência e Desenvolvimento Social e Participação e Parceria, tem como objetivo promover a integração dos jovens, por meio de atividades culturais, esportivas e capacitação profissional.

"Esta é uma nova oportunidade para a população. Trata-se de um equipamento para atividades que ajudam na formação, principalmente dos jovens, melhorando assim os índices de desenvolvimento social da Cidade", afirmou o prefeito, ao abrir o evento. Ele visitou os espaços da Estação, que, além de um amplo palco usado em ensaios de bandas da região, conta com sala principal para a realização de cursos e reuniões. E um estúdio profissional, sob a supervisão de um técnico que acompanha as gravações e edita o material. “Sou vocalista de uma banda de rock melódico. Aqui, nunca tivemos um projeto desse porte, o técnico e o equipamento utilizado são profissionais. Perfeito”, comemora Fernando Leite, 21 anos.

O local oferece apoio e capacitação educacional para a cidadania. Atualmente, 180 jovens, com idade entre 15 e 23 anos participam dos seguintes cursos: Grafite - Arte, Cidadania e Expressão, DJ e Produção Musical, Clap - Comunicação, Leitura, Análise e Produção, línguas inglesa e portuguesa, Cidadania e Orientação Profissional e Capoeira. “Eu faço todos os cursos aqui na Estação. O projeto tira as pessoas das ruas, traz conhecimento e liberdade para que a comunidade se expresse. Aqui eu encontrei meus amigos e me aproximei de pessoas com quem eu brigava antes”, comenta Johnny Ferreira Gomes, 18 anos.

A Estação da Juventude nasceu do intenso movimento musical da região, que reunia bandas dos mais variados estilos musicais, como funk, hip-hop, samba, pagode, axé e rock. Em 2008, a subprefeitura contratou uma carreta-palco para, uma vez por mês, percorrer a comunidade com atrações musicais. A procura foi tão grande que a Prefeitura decidiu criar um local fixo, mais amplo e dotado de equipamentos adequados.

Para a vice-prefeita e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, essa é uma obra que pode mudar a história de muitos jovens. "Essa iniciativa, baseada em programas culturais, oferece oportunidades para muitos adolescentes melhorarem e terem esperança de mudar suas vidas. Com isso, o jovem se sente acolhido na sociedade e com condições de aprender algo agradável e que possa lhe garantir alguma renda”.

O professor de grafite Eduardo Vinicius Marinho da Silva, mais conhecido como Kadu, conta que alguns alunos já conseguem colocar em prática o que aprenderam na Estação.“Eu procuro incentivá-los para que tenham iniciativa e entendam também a importância do grafite como forma de expressão. Quando todos perceberem a função da Estação da Juventude, com certeza, aqui será o point da Cidade Tiradentes”.

A Estação da Juventude fica na rua Pedro Iovine, 61, próximo do antigo terminal de ônibus, em Cidade Tiradentes. Permanece aberto de segunda a sexta-feira em dois horários: das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Os interessados em participar das oficinas devem se inscrever no endereço acima ou pelo telefone 2285–7739.
*
*
*
Publicidade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.