FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Parque Raul Seixas, no distrito José Bonifácio, completa 20 anos com muita festa para as famílias

Com cerca de 33.000 metros quadrados, há 20 anos, o parque é a melhor opção de lazer e área verde para mais de 200 mil pessoas que moram no conjunto habitacional José Bonifácio

No próximo feriado, 12/10, o Parque Raul Seixas completa 20 anos de existência. Localizado no distrito mais populoso da subprefeitura de Itaquera, o conjunto José Bonifácio, onde moram mais de 200 mil pessoas, o parque integra o mapa verde do município, atualmente formado pelos 45 parques, que, segundo o Atlas Ambiental da Cidade, possui uma cobertura vegetal correspondente a 21% de seu território.

A festa de aniversário, realizada todos os anos é dedicada especialmente às famílias. Este ano, seguindo a tradição, será bem eclética, a exemplo do cantor que originou o nome do lugar. Na programação estão previstas atividades de lazer, entretenimento e recreação, com uma feira de artesanatos, bem como ações de cidadania voltadas à área da saúde, com a aferição de pressão e medição do nível de diabetes, além de diagnósticos preventivos de câncer e bucal promovidos pelo Instituto Valentim, parceiro neste evento.

Além destas ações, haverá ainda programas voltados ao meio ambiente e à cultura. Para a surpresa de todos, durante a festa serão distribuídas mudas de árvores e a promoção de oficina de reciclagem e de brinquedos. Para as crianças, os organizadores prepararam a apresentação de peça infantil, com o grupo de teatro Alma, outro antigo parceiro dos coordenadores do parque. Na vasta programação, consta ainda a realização de um show com cover do cantor Raulzito que, em agosto, foi homenageado pela Casa de Cultura local, devido ao 20º ano de sua morte.

Além das atrações festivas, os convidados poderão desfrutar também de toda a infraestrutura oferecida pelo parque, com quadras poliesportivas, quiosques, bicicletário, aparelhos de ginástica, lago, nascente, quadra de bocha e playgrounds. Para quem prefere apreciar a natureza, aves tipicamente urbanas como bem-te-vi, sabiá, pardal, joão-de-barro, sabiá-laranjeira, pintassilgo e tico-tico vivem tranquilamente por ali. Inclusive jpa foram flagrados araras e tucanos, quem sabe você não dá sorte?

A flora, por sua vez, é constituída por um bosque de eucaliptos e jardins com espécies nativas e exóticas. Sua vegetação é totalmente implantada, com destaque para a alameda de ciprestes e espécies frutíferas como abacateiro, amoreira, nespereira e goiabeira.

A importância do Parque Raul Seixas para a região é inquestionável. Ele protege a área das ilhas de calor que fazem com que a temperatura em diferentes locais da cidade varie entre três ou mais graus devido à escassez de vegetação. Como a distribuição, de áreas verdes no município é desigual, a região de Marsilac, por exemplo, acaba registrando cerca de 26 mil m² por habitante, enquanto este número em regiões como Brás e Santa Cecília é zero.

Desde 2005, há um grande esforço da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente para ampliar a cobertura da vegetação municipal, por meio de programas de arborização e criação de novos parques. A implantação dos parques lineares ao longo de cursos de rios e córregos também faz parte dessa diretriz.

O parque é remanescente da fazenda da família Morganti, que produzia carvão na década de 1930, e representa hoje a maior área verde junto ao conjunto José Bonifácio. As duas principais construções do parque, sua administração e a Casa de Cultura, são remanescentes das edificações da fazenda.

SERVIÇO:

Parque Raul Seixas
Rua dos Murmúrios da Tarde, nº 211
Conj. Habitacional José Bonifácio
Funcionamento: Diariamente, das 6h às 18h
Informações: (11) 2527-4142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.