FIQUE POR DENTRO

domingo, 8 de novembro de 2009

Calendário oficial das celebrações dos 323 anos de Itaquera

Itaquera comemorou na sexta-feira (06/11), 323 anos de existência. Será um mês de novembro repleto de atrações para celebrar o bairro que há uma década impulsiona permanentes discussões sobre o desenvolvimento e a sustentabilidade da Zona Leste da cidade. O peso de Itaquera neste fórum é grande devido seu posicionamento geográfico: o centro da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), composta por 39 municípios.

Embora ainda considerado um bairro dormitório, Itaquera nos últimos anos passou por significativas mudanças. Investimentos públicos em obras, como a extensão da avenida Jacu-Pêssego até a rodovia Ayrton Senna, são um exemplo do avanço para a região. Pelo que o bairro representa e por todas as melhorias conquistadas, Itaquera merece uma grande festa de aniversário. "Os eventos organizados visam agraciar a principal riqueza da nossa região: a população local", adianta o subprefeito de Itaquera Laert de Lima Teixeira.

A programação deste ano começa na Praça Brasil, às 8h, com a tradicional Caminhada pela Paz que segue rumo ao SESC Itaquera, numa representação da união dos diversos setores da sociedade civil e governamental que visam contribuir para a construção de uma cultura da paz. O evento, idealizado pela Obra Social Dom Bosco, chega a sua 8ª edição como uma forma de motivação e formação de princípios transformadores da sociedade. A caminhada contou, nos últimos anos, com a participação de mais de 6 mil pessoas.

No dia 8/11, os festejos seguem nas dependências do Parque e da Casa de Cultura Raul Seixas, ambos situados no distrito de José Bonifácio. Lá os convidados poderão curtir o cortejo de bonecos gigantes, shows musicais com valorização dos artistas da região e duas exposições: Revelando Itaquera, do artista Daniel Cândido, que procura exaltar aquilo que passa despercebido aos olhos de todos. Já Consciência Negra, faz alusão ao dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares.

A festa continua no dia 13/11 no CCMI - Centro de Cidadania da Mulher quando será feito um balanço de suas atividades e batizado o seu anfiteatro em homenagem a Natividad Roldan, parteira que fez muito pelos moradores da região. O centro fica na Rua Ibiajara, nº 495, no bairro Parada XV de Novembro que, por sinal, no dia 15/11 comemora o seu aniversário, das 8h às 17h, na Praça Jauarapa, na Rua Damásio Pinto. Neste mesmo dia, os convidados também poderão admirar a africanidade no 6º Encontro de Capoeiristas de Itaquera, no CEU Azul da Cor do Mar, das 10h às 14h, na Avenida Ernesto de Souza Cruz, nº 2171.

Numa parceria com o jornal Fato Paulista, a Subprefeitura de Itaquera realiza, no dia 19/11, uma homenagem aos artistas locais. O merecido reconhecimento, apenas para convidados, prestigiará a criatividade daqueles que atuam nas mais diversas áreas como: dança, cinema, teatro e música e acontecerá das 19h às 22h, no Auditório do Shopping Aricanduva.

Os dias 21 e 22/11 serão destinados aos esportistas. Os "salões de festas" serão os três clubes escola que nos últimos tempos passaram por reformas e revitalizações, transformando-se em lugares propícios para a prática de esportes, lazer e descanso. Além das atividades esportivas que ocuparão as dependências dos clubes José Bonifácio, Gerdy Gomes e Parque do Carmo, serão promovidos campeonatos e outras demonstrações do mundo do esporte. Também no dia 22, haverá um grande show no SESC Itaquera com a Nação Zumbi e suas alfaias poderosas chacoalhando o palco da Orquestra Mágica às 15h.

Já no dia 27/11 será a vez dos grupos da melhor idade. É que, das 13h às 18h, acontece no CEU Azul da Cor do Mar, o 2º Encontro Cultural dos Idosos, que mostrará que idade não é sinônimo de desânimo. No dia seguinte, 28/11, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a programação segue animada com a Quebrada Cultural, das 19h às 24h, na Praça Brasil. Este será o grande show das atividades festivas dos 323 anos de Itaquera, a "Pedra Dura" da Zona Leste. A festança final, no entanto, acontece no dia 29/11, na Praça Brasil, das 10h às 20h, com atividades voltadas às pessoas de todas as idades.



*
*
*
Publicidade:
(Preços e estoque por tempo limitado)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.