FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

“Consciência Negra” - Inclui, também, adotar critérios para cuidar e tratar da pele

Assim como a pele branca que é sensível aos efeitos do sol e precisa de proteção, a pele negra também exige cuidados especiais com tratamentos específicos que ajudam a recuperar o aspecto jovial, promovendo a restauração da pele, ainda mais agora com a chegada do verão.

Apesar da pele negra ser mais espessa e resistente, devido a maior quantidade de melanina contida na primeira camada da derme e, na maioria dos casos ser mais oleosa. O que contribui para a proteção contra as agressões do tempo, a pele negra também está mais propensa ao aparecimento de cicatrizes, quelóide e manchas brancas.

“Portanto o mais adequado é procurar a orientação junto aos especialistas que vão indicar qual o procedimento médico e estético é o mais indicado para cada tipo de pele, pois a pele negra é uma das que mais exige cuidados, principalmente no caso de Peeling”, explica Dra. Edith Kawano Horibe, expoente em gestão antienvelhecimento, cosmetóloga, cosmiátrica, e cirurgiã plástica.

A especialista afirma que a Laserterapia, laser de baixa potência, é bem indicado para tratar peles negras e morenas, pois hidrata, equilibra e rejuvenesce, porém o profissional que for aplicar o procedimento deve ter total domínio da técnica.

O tratamento de Peeling, por exemplo, consiste em destruir a camada da epiderme e a camada superficial da derme, promovendo a restauração da pele, com o objetivo de regularizar e tratar as imperfeições que existem na superfície.

É extremamente importante destacar a classificação do tratamento de Peelings para os tipos de pele, pois cada etnia tem características próprias que influenciam diretamente nos tratamentos.

“Para se fazer à associação desses procedimentos, é importante que o profissional tenha domínio completo dos respectivos métodos e assim realizar uma adequada associação. Para se ter um diagnóstico mais preciso são necessários conhecimento e experiência e, principalmente, bom senso, pois essas técnicas exigem limites determinantes em cada aplicação”, explica a cirurgiã plástica.
Os tipos de Peelings mais favoráveis à pele negra e mulata são :



O ICP Peel admite todo tipo de pele, sendo mais indicado para o Fototipo II à IV. Pode ser aplicado em qualquer época do ano. Elimina as manchas melânicas e inibe a formação de melanina. A especialista indica que a manutenção preventiva deve ser mantida e esclarece que a técnica permite exposição solar com proteção adequada.

CDC Peel: Pode ser utilizado em pele negra

Elementos Ativos: BHA (derivado do Fenol), Ácido Lático, Ácido Glicólico, Ácido Undélico, Resorcinol, Ácido Kójico, extratos Mulberry e Bearberry, Fosfato Ascórbico de Magnésio, Transcutol, Ácido Ascóbico, Vitamina E, Ácido Acético, Mentol, Solução Hidroacoolica, Alantoina, extrato de Saponina,

Blue Peel: peeling obtido pela mistura do ATA 30% com base de blue peel, de fácil uso, seguro e eficaz. Originário dos Estados Unidos, o Blue Peel efetua peeling superficial e médio. Usado em todos os tipos de pele, pode ser aplicado na face, no tronco e nos membros. O Blue Peel também pode ser associado com lifting, laser e outros.
Peelings que NÃO são indicados para todos os tipos de pele:

Peeling Químico: Resorcinol, Ácido Glicólico, ICP Peel, Blue Peel, Ácido Tricloroacético, Fenol entre outros.
Peeling Físico: Dermabrasão, Laser CO², Er:YAG, entre outros; aparelhos Eletromagnéticos de Alta freqüência, Raios Actínicos etc.

Fitz Patrick – Classificação baseada na reação da queimadura solar em seis tipos de pele.

Fototipo I. Pele muito branca, cor do cabelo é avermelhada, são as pessoas ruivas. A pele queima muito facilmente e dificilmente se bronzeia;

Fototipo II. Pele branca, geralmente são pessoas loiras de olhos claros. A pele queima facilmente e bronzeia moderada e uniformemente;

Fototipo III. Pele branca, cabelos castanhos escuros ou pretos. A pele queima e bronzeia moderada e uniformemente;

Fototipo IV. Pele clara ou bege e inclue as pessoas orientais também. A pele queima muito pouco, mas bronzeia fácil e moderadamente;

Fototipo V. Pele parda escura ou marron médio São as pessoas mulatas, queimam raramente e bronzeiam muito;

Fototipo VI. São as pessoas negras. Nunca queimam e bronzeiam muito.

Dentro da classificação étnica, a pele branca está dentro do fototipo I ao III; a raça amarela está nos fototipos III ao V, com preponderância no IV; e a pele negra nos fototipos V e VI. Os fototipos IV à VI são os mais difíceis de tratar, pois a pele negra mancha muito facilmente.

A médica adverte que todos os tipos de pele necessitam de proteção solar, o que varia é o fator de proteção solar.


Destaque no 46º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica


Amanhã, dia 17 de novembro durante o 46º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, Dra Edith Horibe irá difundir conhecimentos científicos sobre os cuidados com peeling, laser, preenchimentos, fio lifiting, entre outros procedimentos que ajudam a realçar a beleza da pele, em especial a negra. Sua explanação está sendo aguardada por muitos colegas da cirurgia plástica, pois seu trabalho é conhecido no cenário nacional e internacional.

Segundo Dra. Edith Kawano Horibe, cirurgiã plástica, PHD pela Faculdade de Medicina da USP, muitas dessas técnicas já mencionadas são indicadas para pacientes que não querem ser submetidos às cirurgias convencionais com corte, internação, anestesia geral, as quais necessitam de muito tempo para o restabelecimento, ao contrário, são indicadas para pacientes que não pretendem interromper por muito tempo às atividades diárias.



*
*
*
Publicidade:
(Preços e estoque por tempo limitado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.