FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Esterilização do bisturi à roupa do dentista

Solução à base de ácido peracético, o Proxitane pode ser utilizado na desinfecção e esterilização em consultórios odontológicos. Biodegradável, o produto tem baixa toxidade e não causa alergias.

O Brasil registrou 374,8 mil casos de hepatites A, B, C e D na última década, segundo o Ministério da Saúde. A doença está entre as mais transmitidas dentro dos consultórios dentários, principalmente as hepatites B e C. As clínicas odontológicas também estão expostas à contaminação de gripe A, herpes, tuberculose, sífilis e outras doenças infecto-contagiosas. Para proteger a saúde dos profissionais e dos pacientes é necessário cumprir à risca os protocolos de esterilização e desinfecção em equipamentos, utensílios e vestimentas.
O desafio dos dentistas reside ainda na escolha dos produtos mais indicados para a tarefa, uma vez que o uso do glutaraldeído foi restrito em alguns Estados e proibido em outros, como no Rio de Janeiro; e o álcool tem baixo espectro de ação, além de danificar superfícies pintadas. "Foi atestado que o glutaraldeído é cancerígeno e ele está saindo do mercado. Temos o quaternário de amônia, mas que age em poucos tipos de bactéria", conta o dentista Sílvio Sakuno.
Para desinfecção de utensílios e de bancadas uma das opções mais indicadas é o Proxitane, uma solução pronta para uso à base de ácido peracético. De baixa toxidade, o Proxitane não causa alergias, é biodegradável e apresenta compatibilidade com a maioria dos materiais presentes em um consultório: aço-inox, ligas de alumínio, plástico, borrachas, porcelanas, tecidos, etc. "O produto é reconhecido internacionalmente como o mais rápido esterilizante químico. Depois de 10 minutos de imersão no Proxitane, os utensílios podem ser enxaguados com soro fisiológico estéril para serem utilizados novamente", explica o mestre em Microbiologia e diretor-técnico,

Carlos Henrique Christo.
O produto tem ainda poder de esterilização (conforme a aplicação) e é eficaz sobre a Micobacterium chelonae, umas das bactérias mais resistentes. Se comparado com sistemas de autoclave, o Proxitane tem custo mais baixo, age em menor tempo e não escurece ou oxida.
*
*
*
Publicidade:
(Preços e estoque por tempo limitado)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.