FIQUE POR DENTRO

sábado, 7 de novembro de 2009

Óleo de amendoim: o amigo do coração

Composto auxilia na redução do colesterol, é rico em vitaminas e preserva o sabor natural dos alimentos

Como diz o ditado “O hábito faz o monge”, são os pequenos costumes saudáveis que proporcionam a melhoria na qualidade de vida das pessoas. Trocar, por exemplo, o uso de gorduras pesadas por similares mais leves durante a preparação dos alimentos é uma maneira de não apenas evitar problemas para a saúde, mas também de contribuir com uma melhor degustação dos alimentos.
Com a crescente preocupação das pessoas em se manter a saúde em dia, sobretudo nas questões nutricionais, e ao mesmo tempo não perder o prazer durante a refeição, é preciso escolher os ingredientes apropriados para que essa receita dê certo. Um tipo de gordura que pertence à escala de ingredientes que unem o útil ao agradável é o óleo de amendoim, que pode ser usado no preparo das mais diversas receitas, preservando o bem-estar do organismo e o sabor dos alimentos.

Reduz o colesterol e previne doenças cardíacas

Sabe-se que o colesterol em excesso é extremamente prejudicial ao coração. Importantes pesquisas têm demonstrado que o uso do óleo de amendoim pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Segundo um estudo realizado pela Universidade do Estado da Pensilvânia, substituindo-se 50% da gordura derivada de óleos de soja, milho ou animal, por gorduras provenientes do amendoim, é possível reduzir significativamente a produção do colesterol ruim no sistema sanguíneo.
Segundo o Dr. Penny Kris Etherton, responsável pelo departamento de nutrição da Universidade, isto ocorre porque o óleo de amendoim é combinado de altos índices de gordura monoinsaturada – que aumenta o colesterol sadio – e baixos índices de gordura saturada – encontradas na gordura animal, ricas em colesterol ruim.
De acordo com a nutricionista Gislaine Arantes Sales Anvanello, este produto não contém gorduras que entopem o miocárdio, como em outros óleos. “O consumo do óleo de amendoim é uma excelente forma de se combater o principal vilão do coração, o colesterol alto, evitando, assim, doenças cardiovasculares”, afirma.

Importante fonte de energia e vitaminas

O óleo de amendoim também se destaca pela rica base de nutrientes que possui. Composto pelos nutrientes E, K e Ômega, é um oleaginoso com alto valor energético.
A vitamina E, por exemplo, é um poderoso antioxidante capaz de defender o organismo das agressões externas e ajudar na absorção da vitamina A. Já o Ômega 6, um ácido gordo poliinsaturado, é essencial na estruturação das membranas celulares do organismo, no sistema de coagulação (prevenindo as hemorragias) e na proteção da pele.
A nutricionista Gislaine Anvanello menciona que uma das principais características do óleo de amendoim é o altíssimo teor de vitamina E. “Por causa desta vitamina, ele é responsável pela eliminação de radicais livres que podem danificar células sadias no organismo”, diz.
Segundo a especialista em alimentos e dietas naturais Silvia Amaral, o óleo de amendoim tem cerca de 28% de proteína em sua composição e por isso sua carga energética é tão intensa. “Este óleo é útil no combate e prevenção a doenças de pele, para o metabolismo e é usado também contra infecções”, afirma.

Não interfere no sabor natural dos alimentos

Diferente de outros, o uso do óleo de amendoim não interfere no sabor dos alimentos. O preparo das refeições pode ser feito sem que o óleo absorva o sabor da comida e o transfira para outros alimentos, mantendo, desta forma, o sabor natural dos ingredientes. Outro fator interessante é que o óleo possui um alto ponto de fumaça, ou smoke point. O que significa que a sua temperatura se mantém alta por mais tempo, proporcionando economia para o consumidor. O uso desse composto é ideal para cozinhar, fritar, temperar saladas e também como margarina.
Consumir óleo de amendoim pode ser uma opção mais saudável, durável e econômica comparada aos outros tipos. Mas, a especialista em alimentos e dietas naturais, Silvia Amaral, alerta que o produto não pode ser hidrogenado. “Pois perde as propriedades e começa a fazer mal”, conclui.
*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.