FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Projeto Efervescência Cultural


Subprefeitura de Itaquera acolhe Projeto Efervescência Cultural

O subprefeito Laert de Lima Teixeira, como havia prometido em setembro, abriu as portas do anfiteatro da sede administrativa de Itaquera, em 20/10, para acolher os projetos artísticos e culturais da região. A proposta foi apresentada pela primeira vez durante a audiência pública orçamentária, na qual líderes comunitários e demais segmentos sociais apresentaram propostas para o orçamento de 2010.

Os artistas abraçaram a idéia do subprefeito e o espaço passa a ser ocupado todas as terças e quintas-feiras, durante a noite, para eventos culturais. A proposta estende-se para outros espaços públicos, como os CÉUS, praças e espaços cedidos por ONGs - Organizações Não Governamentais.

Denominado "Efervescência Cultural", o projeto congrega manifestações culturais de vários tipos, entre eles: ensaios musicais e de teatro, saraus, mostra de cinema, lançamento de bandas de garagem, apresentações de música caipira e de instrumentistas, reuniões de compositores e escritores, ensaios carnavalesco e de sambistas, encontros de produtores artísticos, artistas plásticos e dançarinos, oficinas e mostra de artes.

"Partimos de um pensamento: sozinhos os artistas não fazem nada", falou o coordenador da Casa de Cultura Raul Seixas, João Santana, na abertura do lançamento do projeto. "Temos que nos unir e mostrar ao poder público que a cultura é necessária. Para a comunidade, precisamos dizer que a cultura é importante", ressaltou Santana. "Os administradores tem muitas atividades e pouco orçamento", finalizou.

Um dos organizadores do projeto, Antonio Primus esclareceu que conversando com os comerciantes da região constatou-se que a população local, em geral, desloca-se para outras regiões da cidade, em especial às zonas Centro e Sul, quando quer consumir cultura, como um show de música ou uma peça teatral, por exemplo. "O objetivo do nosso projeto é atrair as pessoas do bairro. Elas podem permanecer por perto, investindo no comércio local", explica.

"Além disso, visa elevar a auto-estima dos artistas e da população, abrindo muitas portas para o desenvolvimento social, cultural e econômico do bairro", conclui. A partir desta iniciativa, espera-se tornar o cenário cultural de Itaquera muito mais ativo, possibilitando um envolvimento maior da população, artistas, governo local e comércio.

De acordo com o subprefeito, atividades tão nobres que mexem com a sensibilidade, podem transformar a vida das pessoas. "O importante é oferecer oportunidades e o acesso aos jovens com talento", explicou. Firmou-se um acordo de abrir as portas também aos iniciantes. "Quando começarem as obras no anfiteatro, que até fevereiro de 2010, deverá ser reformado para abrigar uma biblioteca, buscaremos juntos outro espaço", disse o subprefeito.

O projeto que visa estimular a produção artística, promover o intercâmbio entre os artistas e comunidade; formar grupos artísticos de distinta natureza e organizar eventos culturais.

A realização dos eventos culturais inseridos no projeto, assim como a associação com os parceiros estão sendo encaminhados pelos atores e produtores culturais Tony Cotta e Antonio Primus, que também é dramaturgo e professor de literatura.

Até agosto de ano que vem, os organizadores querem envolver 400 artistas, 15 mil espectadores e milhares de leitores. As oficinas estão previstas para acontecerem de outubro a janeiro. Já os saraus devem ocorrer em novembro a agosto.

Os interessados devem ficar atentos, pois a formação dos grupos, conforme o cronograma do projeto, acontece em fevereiro próximo. As mostras de artes acontecem de maio a junho. Todas as informações podem ser obtidas no blog criado pelos organizadores para mobilizar as atividades: http://fervescencia.blogspot.com/ ou ainda na Casa de Cultura Raul Seixas pelo telefone: 2521-6411.

*
*
*
Publicidade:
(Preços e estoque por tempo limitado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.