FIQUE POR DENTRO

sábado, 7 de novembro de 2009

Sepultamento de Anselmo Duarte será realizado em Salto

Faleceu na madrugada deste sábado (7/11), por volta de 1h30, o cineasta e ator Anselmo Duarte, 89 anos, decorrente de um AVC - Acidente Vascular Cerebral.

O cineasta estava internado há cerca de 15 dias no Hospital das Clínicas da USP, em São Paulo. O velório acontecerá na cidade de São Paulo, em local a ser definido pela família.

Amanhã, domingo (8/11), a Prefeitura de Salto aguarda a chegada do corpo na cidade, entre 9h30 e 10h, onde ocorrerá um curto velório no saguão do Centro de Educação e Cultura - CEC, inaugurado em 30 de junho de 2009 e que leva o nome de Anselmo Duarte.
O enterro será amanhã, domingo (8/11), por volta das 11h30 no Cemitério da Saudade.


Anselmo Duarte nasceu em Salto no dia 21 de abril de 1920 e tinha três filhos: Anselmo Júnior, Lídia e Ricardo. Com uma carreira de sucesso no cinema, teatro e televisão, Anselmo ficou conhecido internacionalmente por ser o único brasileiro a receber o Prêmio "Palma de Ouro" em Cannes, com o filme "O Pagador de Promessas".


O Prefeito da Estância Turística de Salto, José Geraldo Garcia, decretou três dias de luto oficial na cidade.

Breve histórico

Afamado ator e diretor cinematográfico, Anselmo Duarte nasceu em Salto, em 21 de abril de 1920, numa esquina da atual Rua Monsenhor Couto, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Monte Serrat, onde seu pai tinha um comércio, conhecido por Venda da Capivara. De origem humilde, é o sétimo filho de Olympia Duarte, senhora que, abandonada pelo marido poucos meses após dar a luz ao caçula Anselmo, muito se esforçava no ofício de costureira para sustentar toda a família.

Em Salto, Anselmo estudou no 1º Grupo Escolar, hoje Escola Estadual Tancredo do Amaral, na mesma classe de Archimedes Lammoglia e Jota Silvestre. Ainda criança, trabalhou como engraxate, aprendiz de barbeiro e molhador de tela no antigo Cine Pavilhão, onde seu irmão Alfredo era projecionista.

Em sua cidade natal, Anselmo viveu até os 14 anos, quando foi para São Paulo, onde trabalhou como datilógrafo, contabilista e dançarino. Mudou-se para o Rio de Janeiro, e lá atuou como figurante em filmes e redator e repórter de uma revista.

Seu primeiro trabalho como ator foi no filme inacabado do diretor norte-americano Orson Welles, It´s All True, em 1942. Maior galã do cinema brasileiro nos anos 1940 e 1950, participou de produções dos estúdios Cinédia, Atlântida e Vera Cruz. Estreou como ator principal no filme Querida Suzana, de 1946, e seu primeiro trabalho como diretor, coroado de muito sucesso, foi em Absolutamente Certo, de 1957.

De suas atuações como ator na Cinédia, destaca-se Pinguinho de Gente, de 1949. Na Atlântida, Anselmo Duarte atuou, dentre outros, em Carnaval no Fogo e Aviso aos Navegantes, ambos do diretor Watson Macedo.

Uma das mais destacadas atuações de Anselmo foi em Sinhá Moça, do diretor Tom Payne, que ganhou o Prêmio Especial do Júri, em Veneza. No papel do compositor Zequinha de Abreu, em Tico-Tico no Fubá, também foi muito elogiado pela crítica. São essas produções da Vera Cruz que fizeram crescer a imagem de Anselmo como galã do cinema nacional. Foi também ator em Independência ou Morte, produzido em 1972.

O ápice de sua carreira deu-se em 1962, quando dirigiu O Pagador de Promessas - único filme brasileiro a receber o maior prêmio mundial do cinema, a Palma de Ouro no Festival de Cannes. O então jovem diretor venceu concorrentes que pertencem à história cinematográfica mundial, como Luis Buñuel, Michelangelo Antonioni e Robert Bresson.

Com a premiação, Anselmo Duarte ganhou uma série de desafetos, principalmente entre os jovens diretores do Cinema Novo. A carreira de Anselmo Duarte como diretor seguiu até o final da década de 1970. Outros de seus filmes ainda esperam uma reavaliação, tais como Vereda da Salvação, Quelé do Pajeú, Um Certo Capitão Rodrigo e O Crime do Zé Bigorna.

Sua carreira confunde-se com a própria história da arte cinematográfica nacional. Somando-se suas atuações como ator e diretor, são mais de quarenta filmes.

- Velório
Domingo (8/11), a partir das 9h30 no Centro de Educação e Cultura - CEC
Rua Prudente de Moraes, 508 - Centro, Salto - SP

- Enterro
Domingo (8/11), às 11h30 no Cemitério da Saudade
Praça da Saudade - Centro, Salto - SP
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.