FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

SOPA DE PEDRA no Teatro Funarte > 20/11

Foto de Aguinaldo Rocha

Luz e Ribalta apresenta na Funarte SP mostra em homenagem aos 90 anos de Tatiana Belinky
Desde 1998 o Grupo Luz e Ribalta (da Cooperativa Paulista de Teatro) têm se dedicado à pesquisa da obra de Tatiana Belinky e já produziu cinco peças da autora: a premiada A Sopa de Pedra (recém adaptada para o Programa Rá-Tim-Bum, da TV Cultura), Os Turrões, Cheirinho de Pão, Beijo, Não! e O Macaco Juiz.

A oportunidade de homenagear a autora pelos 90 anos, completados em 2009, aconteceu com a seleção do projeto Mostra Tatiana Belinky – Homenagem aos 90 Anos da Autora para o edital de ocupação das salas do Complexo Cultural Funarte São Paulo. A programação inclui abertura – na Sala Arquimedes Ribeiro – com o Encontro com Tatiana Belinky, no dia 20 de novembro, sexta-feira, às 16 horas, com entrada franca.

Os três espetáculos (principais produções infantis do grupo) que estão na Mostra são: A Sopa de Pedra (21/11 a 06/12), Beijo, Não! (12/12 a 20/12) e O Macaco Juiz (09/01/10 a 24/01/10), sempre aos sábados e domingos, às 16 horas.


Serviço

• Encontro com Tatiana Belinky
Dia: 20 de novembro - sexta-feira - às 16 horas
Funarte SP - Sala Arquimedes Ribeiro
Alameda Nothmann, 1058 – Tel: (11) 3662-5177
Entrada Franca – Capacidade: 60 lugares

• Mostra Tatiana Belinky – Homenagem aos 90 anos da autora.
A Sopa de Pedra – 21 de novembro a 6 de dezembro de 2009
Beijo, Não! – 12 a 20 de dezembro de 2009
O Macaco Juiz – 9 a 24 de janeiro de 2010
Funarte SP - Sala Arquimedes Ribeiro
Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos/SP - Tel: (11) 3662-5177
Horários: sábados e domingos – às 16 horas
Ingressos: R$ 10,00 (¹/2 entrada: R$ 5,00) – Bilheteria: 1h antes das sessões
Duração: 45 min. - Recomendado para maiores de 4 anos – Capacidade: 60 lugares
Aceita cheque e dinheiro – Ar condicionado e acesso universal. Não possui estacionamento.


A Sopa de Pedra

No enredo, dois companheiros de aventuras, os artistas cantores Magnólio e Benzedrino, chegam cansados e famintos na casa da Velha Avarenta e inventam que são capazes de preparar uma sopa, com uma simples pedra. Usando de astúcia vão tirando da Velha todos os ingredientes escondidos na despensa e preparam uma suculenta sopa.

Esse conto popular, adaptado por Tatiana Belinky e dirigido por Antônio de Andrade, encanta não o público infantil, mas também os adultos. A Sopa de Pedra, uma das mais bem sucedidas produções de teatro infantil, estreou, em 1998, recebendo excelentes críticas da imprensa especializada e até sendo considerada como um dos melhores espetáculos do ano. Recebeu cinco indicações a dois prêmios de teatro para infância e juventude: Prêmio Mambembe (melhor diretor, ator, atriz e ator coadjuvante) e Prêmio Coca-Cola (melhor atriz). Ganhou o Prêmio Mambembe de Melhor Espetáculo e Melhor Atriz, para Gabriela Rabelo; recebeu ainda indicações ao Prêmio APETESP para melhor espetáculo, atriz, ator, ator coadjuvante, cenário e figurino.

Nesses 11 anos de apresentações, A Sopa de Pedra manteve viva a proposta do Grupo Luz e Ribalta, de contar histórias por meio da obra de Tatiana Belinky, tendo participado dos principais Festivais de Teatro, de projetos das Secretarias de Cultura de São Paulo e do interior do Estado. Convidada pelo Núcleo de Produção Ra-Tim-Bum da TV Cultura, a peça recebeu adaptação para TV inaugurando uma nova fase do programa.

Ficha Técnica:
Espetáculo infantil: A Sopa de Pedra
Com: Grupo Luz e Ribalta
Texto: Tatiana Belinky
Direção: Antônio de Andrade
Elenco: Luiz Amorim (Benzedrino), Níveo Diegues (Magnólio) e Theodora Ribeiro (Velha Avarenta).
Cenário e figurino: Carlos Colabone
Músicas: Renato Primo e Gésio Amadeu.
Execução de músicas ao vivo: Renato Primo

*
*
*
Publicidade:
(Preços e estoque por tempo limitado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.