FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Tratamento de dependentes pode ser involuntário

Tratamento Involuntário: uma decisão difícil, mas eficiente
Este tema polêmico entra em pauta com o aumento de casos de violência envolvendo dependentes químicos

Destinado aos que não aceitam se afastar do vício, o tratamento involuntário é uma iniciativa tomada por membros da família do dependente químico ou de álcool com intenção de conscientizá-lo sobre a desintoxicação. Muita polêmica envolve este tema porque determinadas linhas defendem que o doente precisa querer ajuda. “Porém, quando o dependente já não tem discernimento do que é melhor para ele nesse momento e perde o controle de sua própria vida, ou seja, não responde mais de forma responsável pela sua vida familiar, profissional e social, é necessário intervir”, revela a responsável pelo setor de Psicologia do Centro Terapêutico Novo Horizonte, Dra. Leda Chierighini.

Nesta unidade de tratamento localizada em Itu-SP, aproximadamente 70% das internações são involuntárias. “Através de acompanhamento médico com monitoria 24h, o paciente vai se conscientizando sobre seu problema e participa de um programa terapêutico complexo que o livra do vício das drogas ou álcool”, explica o Diretor do Centro Terapêutico Novo Horizonte, Adriano Alves. Através das metodologias aplicadas, o tratamento busca resgatar valores, auto-estima e conceitos familiares e sociais e estabelece novos parâmetros sociais, focando a disciplina, trabalho em grupo, relações em geral, espiritualidade, entre outras.

Adriano afirma que grande parte dos pacientes que passam pela internação involuntária consegue se recuperar. “Isso acontece porque, quando sob o efeito de drogas ou álcool, a pessoa não tem a lucidez necessária para decidir sobre algo tão importante como é a internação”, relata. “Ao ser internado ele não se intoxica mais e aos poucos começa a se motivar e modifica seu modo de pensar”, revela.

Como funciona?
O diretor da Central Terapêutica, Adriano Alves, esclarece que a busca do paciente em sua residência é feita por uma equipe de remoção especializada com anos de experiência neste tipo de atuação, acompanhada por um psiquiatra. “Quando chega ao centro de terapia a pessoa passa por uma avaliação clínica de nosso psiquiatra, que emite um laudo autorizando, do ponto de vista médico, o início do tratamento”, explica.

Os pais têm poderes legais para solicitar a internação de seus filhos. Já para pedir a internação do pai ou a mãe de maneira não espontânea, é necessário obter consentimento e autorização de todos os filhos. Após a internação, a clínica tem 72h para informar ao Ministério Público sobre a internação do paciente.

O Centro Terapêutico Novo Horizonte é uma das unidades de tratamento que compõem a rede Central Terapêutica. Localizada em uma fazenda histórica da cidade de Itu, interior de São Paulo, a sede para internações tem cerca de 40.000m2 e capacidade para atender 60 pacientes do sexo masculino. Certificado por todos os órgãos competentes, o Centro Terapêutico Novo Horizonte oferece quatro programas de tratamento que tem duração mínima de seis meses, nos quais o paciente receber atendimento psicológico diário e desenvolve uma rotina que tem como foco a disciplina e trabalho em grupo. Com mais de 20 anos no mercado, a unidade possui equipe de remoção totalmente especializada e terceirizada, especialistas em saúde e comportamento – psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais e holísticos, enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais – segurança 24 horas e divisão de ambientes dependendo do estágio de recuperação.

http://www.centralterapeutica.com.br/
11 4022-8870 / 11 3522-7399

*
*
*
Publicidade:
Preços e produtos sujeitos à alteração mediante disposição em estoque:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.