FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Hemonúcleo Regional de Jaú precisa de doadores com urgência

Número de doações cai quase 40% no período de festas; demanda só aumenta

Com a chegada das festas de final de ano, o Hemonúcleo Regional de Jaú faz apelo especial aos doadores de sangue e plaquetas. Para atender os nove municípios e 11 hospitais da região, o hemocentro necessita de doações em caráter de urgência de todos os tipos de sangue principalmente os de RH negativo.
De acordo com Maicon Fernando Mussio, do Hemonúcleo de Jaú, as doações diminuem cerca de 40% nesta época do ano. Em contrapartida, a demanda só tende a aumentar. "Muitos de nossos doadores vão viajar, por ser uma época de férias. E, pelo mesmo motivo, ocorrem mais acidentes e emergências, situação típica no final do ano", diz.
O Hemonúcleo Regional de Jaú também atende o Hospital Amaral Carvalho, que necessita constantemente de sangue e plaquetas devido ao atendimento prestado aos pacientes internados no Transplante de Medula Óssea, Pediatria e enfermarias. "E para agravar a situação, os dias de comemoração das festas deste ano prolongaram o final de semana, o que irá dificultar ainda mais a captação de sangue dos doadores", enfatiza Maicon.
Cerca de 50% do estoque do Hemonúcleo do Amaral Carvalho é mantido por doações internas, de pessoas que se deslocam até o hospital para contribuir. Os outros 50%, por meio de campanhas na região.
Mensalmente, cerca de 1.600 bolsas de sangue são doadas. O número ideal para o atendimento da região e a manutenção dos estoques é de 2 mil bolsas.

Horários especiais
As doações podem ser feitas em horários especiais até o final do mês. Nos dias 23 e 30 de dezembro, o atendimento será feito das 7h30 às 20h. Nos dias 24 e 31, das 7h30 às 12h. Na segunda-feira, 28 e terça-feira, 29, o Hemonúcleo irá funcionar das 7h30 às 16h. Não haverá expediente nos dias 25 e 26 de dezembro e nos dias 1º e 2 de janeiro.

Como doar?
Doadores de sangue são pessoas especiais, movidas pelo desejo de ajudar pessoas que muitas vezes não conhecem. Ao dedicar parte do seu tempo (45 minutos) para doar um pouco de seu sangue, o doador ajuda a salvar a vida de até três pacientes diferentes.
Os homens pode doar seu sangue até quatro vezes ao ano, com um intervalo de 60 dias entre cada doação. Já as mulheres podem colaborar três vezes, com intervalo de 90 dias. Já no caso da doação de plaquetas por aférese, tanto homens como mulheres podem doar até quatro vezes por mês e 24 vezes por ano, com um descanso mínimo de 72h entre cada doação.

Alguns pré-requisitos para a doação de sangue:
* Estar em boas condições de saúde e descanso;
* Ter entre 18 e 65 anos;
* Pesar no mínimo 50kg;
* Estar alimentado (mas evite ingerir alimentos gordurosos);
* Apresentar documento oficial de identidade com foto;
* Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
* Não utilizar medicamentos;
* Não estar resfriado ou com gripe;
* Não ter tido doença de Chagas, Sífilis, Malária ou ser soropositivo de AIDS;
* Quem não fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos 12 meses;
* Se for mulher, não estar grávida ou amamentando.


*
*
*
Publicidade:
Preços por tempo limitado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.