FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Catarata: Implante de lente multifocal

Catarata: Implante de lente multifocal mostra seu melhor resultado em seis meses

O melhor nível de neuroadaptação com o implante de lentes intraoculares multifocais se revela seis meses após a realização da cirurgia de catarata. A constatação, que é resultado de um estudo realizado pelo oftalmologista espanhol, Carlos Palomino Bautista, do Hospital Quiron de Madri, a partir de avaliação de 250 olhos de 137 pacientes com idade de 68 anos em média, também é comprovada no Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB). O diretor do departamento de catarata, Leonardo Akaishi, diz que completados seis meses a partir da cirurgia, as avaliações de retorno mostram que o paciente tem mesmo o melhor rendimento visual.

No dia seguinte à cirurgia, o paciente já percebe grandes avanços sobre sua qualidade e quantidade de visão, mas é no período de seis meses que desenvolve familiaridade com os halos se houverem e também adquire novos hábitos para ajuste da visão à distância quando vai dirigir ou praticar esportes, explica Akaishi.

Neurovisão - Segundo o brasileiro, que vem observando as questões associadas à neurovisão na avaliação de seus pacientes em Brasília (DF) e em Palmas (TO), "a cirurgia de catarata com implante de lentes intraoculares multifocais confere ao paciente uma nova percepção de iluminação, das cores e da distância focal". A partir dessa nova realidade também vem a necessidade de neuroadaptação e é compreensível que o paciente requeira seis meses para ter o melhor resultado, comenta o médico.

Satisfação - O estudo de satisfação de Bautista foi realizado com pacientes operados entre 1 a 3 dias, com 30 a 90 dias e com 150 a 210 dias após a cirurgia de catarata, quando também foram analisadas questões relativas ao contraste e condições fotópticas. Dados do estudo mostraram boa acuidade visual para perto e para longe após o período de seis meses em mais de 95% dos casos cujos pacientes declararam visão global boa ou excelente tanto para perto quanto para longe.

A maior satisfação do operado de catarata manifestada após seis meses da cirurgia é a independência dos óculos, enfatiza Akaishi. Na pesquisa européia, 96,8% dos operados declarou, após seis meses, ler em J2 - que é considerada boa visão para livros e revistas, por exemplo, sem necessidade de correção, ou seja, sem óculos. Akaishi calcula em seus próprios levantamentos clínicos no HOB, em Brasília, que 96% dos pacientes consideram-se livres dos óculos após a cirurgia de catarata e declaram este fator entre as vantagens do implante de lente multifocal.

Ao avaliar a leitura em J1 sem óculos, considerada a melhor - que permite enxergar as pequenas letras de bulas de remédios, por exemplo - o oftalmologista espanhol encontrou 95,6% dos operados nesta situação após um semestre de realização da cirurgia. Estes resultados somados a evidências clínicas que oftalmologistas de todo o mundo constatam após o implante da lente multifocal nas cirurgias de catarata são relevantes, pois conferem mais tranquilidade para os pacientes no momento de decidir pela solução que desejam, avalia o médico brasileiro.

Catarata - A catarata provoca a opacificação do cristalino, lente natural do olho que focaliza a luz conduzida da pupila até a retina. O olho jovem permite esse foco nítido. Com o passar dos anos, próximo dos 60, a luz já não chega tão clara e a visão fica borrada em consequência da opacificação do cristalino que se torna amarelado. Esse fenômeno é a catarata, faz com que os raios de luz se espalhem e alterem as zonas de foco. De acordo com Akaishi, o único tratamento existente é a cirurgia de remoção do cristalino e sua substituição por uma lente artificial. "Quando não tratada, a catarata pode levar à cegueira", alerta. Atualmente, a catarata ocupa o primeiro lugar entre as causas de cegueira reversível no mundo.

*
*
*
Publicidade:
(Preços e estoque por tempo limitado)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.