FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

COMO SERÁ A POBREZA NO BRASIL EM 2016?

Brasil pode ter índices de pobreza e desigualdade similares a de países desenvolvidos em 2016

Se mantidas as condições apresentadas nos últimos anos, o País pode praticamente erradicar a taxa de pobreza absoluta, segundo estudo do Ipea

O Comunicado da Presidência nº 38 foi apresentado nesta terça-feira (12), às 11h, na Caixa Econômica Federal (Praça da Sé, nº 111, 5º Andar, auditório), pelo presidente do Ipea, Marcio Pochmann

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), por meio do Comunicado n° 38 Pobreza, desigualdade e políticas públicas, avalia a perspectiva para os próximos anos para a pobreza e a desigualdade no Brasil. O estudo aponta quais as condições necessárias para que o País alcance, de fato, índices comparáveis aos dos países desenvolvidos, além de apresentar um conjunto de informações referentes à evolução da pobreza e da desigualdade no mundo.

Apesar da queda em termos absolutos da pobreza no planeta, em várias regiões houve elevação na quantidade de extremamente pobres, como o Sul da Ásia e a África Subsaariana. As maiores reduções ocorreram na Ásia, com importância fundamental da China.

O estudo, divulgado pelo presidente do Ipea, Marcio Pochmann, foi dividido em quatro partes:

(i) a primeira voltada ao breve registro da evolução da pobreza em diferentes regiões do mundo;
(ii) a segunda apresentou de maneira sintética as medidas de desigualdades de renda em países selecionados;
(iii) a terceira seção tratou da pobreza e da desigualdade no caso brasileiro e as perspectivas para o País se mantida a atual trajetória; e
(iv) a quarta é referente à constatação de alguns limites percebíveis ao avanço das políticas públicas comprometidas com o combate à pobreza e desigualdade de renda no Brasil.

Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
http://www.ipea.gov.br/

Fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais - possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro - e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.
*
*
*
Publicidade
Preços e estoque por tempo limitado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.