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domingo, 3 de janeiro de 2010

Dicas para não sofrer com a ausência de clientes em janeiro.

SALÕES DE CABELEIREIROS - O EXCESSO DE CLIENTES EM DEZEMBRO E A AUSÊNCIA DELES EM JANEIRO

Consultor orienta proprietários a fidelizar os seus principais clientes, em dezembro; e conquistar novos, em janeiro. Sempre nesta ordem!


Com a chegada das festas de fim de ano, a correria de homens e principalmente das mulheres para mudar o visual é grande. Os salões de cabeleireiros ficam lotados e muitas vezes aquele cliente fiel acaba ficando sem horário para cuidar das unhas e das madeixas. “O que prejudica muito a relação dele com o seu salão” – garante o consultor Alexandre Cantinho.

Nas primeiras semanas de dezembro é fundamental que os principais clientes do seu salão sejam contatados para que eles tenham o privilégio de escolher o melhor dia e horário para tingir, hidratar, cortar e mudar o visual do seu cabelo, além de agendar a depilação, manicure e pedicure.

Neste momento, é importante definir uma estratégia para que o salão não perca movimento nas primeiras semanas de janeiro, como sempre acontece. Por conta disso, Alexandre Cantinho sugere que ainda em dezembro, os seus fieis clientes sejam avisados que em janeiro, eles, e não todos, terão descontos. O que irá demonstrar que você o considera um cliente especial, aumentando ainda mais a relação de parceria entre vocês.

Já para os outros e para conquistar novos clientes, o consultor sugere que sejam oferecidos descontos em serviços e não em dinheiro, pois quando o salão retirar o desconto, o cliente não voltará mais, e quando o desconto é em serviço, os clientes irão conhecer os outros profissionais do seu salão, o que torna mais fácil que ele volte sempre.

Além disso, em janeiro é fundamental que o salão esteja aberto todos os dias da semana, principalmente na 2ª feira, quando as mulheres voltam da praia e precisam retomar os cuidados gerais com o cabelo, principalmente hidratando-o. “Nestas ações, até mesmo a assistente do cabeleireiro poderá hidratar e escovar o cabelo das clientes. O que não pode é deixar de abrir o salão às 2ª feiras, em pleno verão, quando o cabelo necessita de mais cuidados” – revela Cantinho.

Resumindo: mostre que seu cliente é especial, dedique o seu tempo para cuidar dele, mantenha o salão aberto todos os dias e dê prioridade para que ele escolha os seus horários no mês mais concorrido e ofereça benefícios para o mês mais “fraco”. Priorize sempre o seu cliente fiel, e só depois, permita que novos clientes passem a fazer parte do seu negócio. Jamais altere esta ordem, pois desta forma você conseguirá apenas alguns clientes esporádicos no mês que seus principais clientes precisam de dedicação. Cuidado!

Seguindo estas dicas simples é possível que você mantenha o movimento do seu salão no mês de janeiro, de forma bem positiva. Além de ganhar reconhecimento dos seus clientes pela preocupação com os horários dele, e com a oferta de serviços mais baratos para o mês de janeiro.

Sobre Alexandre Cantinho
Alexandre Cantinho é formado em Análise de Sistemas na universidade Mackenzie, Alexandre Cantinho atua há mais de 12 anos como consultor de gestão de negócios, auxiliando as pequenas, médias e grandes empresas (na área de beleza e estética); desde a abertura do negócio, escolha de ponto, valores a serem praticados no estabelecimento, definição de público alvo, aquisição de material, quantidade de profissionais a serem contratados, treinamentos, consultoria e análise de faturamento, perda de clientes, fidelização, entre outros problemas que podem ser encontrados na inexperiente administração.
O consultor possui em seu portfólio os principais salões de cabeleireiros e clínicas de estética, como Studio W, MG Hair, Mauro Freire, Jacques Janine, Studio DELL (Cuiabá), Loft, M Get, Maison Payot, entre outros. www.square.com.br
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